sistema autônomo de energia

O sistema autônomo de energia é um tipo de instalação que realiza a transformação dos raios de sol em eletricidade sem precisar estar conectada à rede de distribuição convencional. Quer saber com mais detalhes sobre o que é, como funciona e quais as vantagens de contar com esse tipo de fonte de abastecimento renovável? Navegue pelos tópicos abaixo e confira as principais informações! 

  • O que é e como funciona o sistema autônomo de energia?
  • Vantagens do sistema autônomo de energia

O que é e como funciona o sistema autônomo de energia?

O sistema autônomo de energia, popularmente conhecido como off-grid ou isolado, é utilizado em instalações de transformação de energia solar que não estão ligadas à rede de distribuição convencional. 

Dessa forma, seu funcionamento acontece de modo totalmente independente, fazendo com que a solução seja muito solicitada para áreas remotas ou que sofrem constantemente com quedas elétricas. 

Para entender melhor sobre o tópico, é ideal conhecer a composição básica do sistema autônomo de energia, que normalmente é formado por: 

  • Placas solares: estrutura responsável pela captação da energia solar e a conversão dos raios em corrente contínua; 
  • Banco de bateria: composto por um ou mais dispositivos, ele serve para armazenar a corrente gerada com a captação; 
  • Regulador de tensão: popularmente conhecido como controlador de carga, o acessório ajuda no controle da carga armazenada, evitando sobrecargas ou descargas exageradas; 
  • Inversor de corrente: aparelho que transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), que será distribuída posteriormente. 

Vale citar que toda a conexão do sistema autônomo de energia acontece com o apoio de cabos solares, que promovem mais eficiência e segurança para as instalações.

Vantagens do sistema autônomo de energia

Embora apresente um valor de aquisição um pouco mais alto que os projetos solares conectados à rede (on grid), o sistema autônomo de energia compensa os custos por seus benefícios. 

O primeiro deles, e talvez o mais considerável, é a possibilidade de dispor da energia solar mesmo durante a noite ou em dias nublados e chuvosos. 

Isso porque as baterias realizam o acúmulo da corrente, que pode ser liberada para consumo a médio prazo. 

Como consequência dessas vantagens, o projeto gera reduções significativas de gastos, visto que é possível utilizar eletricidade sem precisar de distribuidoras.  

Vale citar que, por conta da sua independência, o sistema autônomo de energia pode ser usado em mais locais, incluindo áreas rurais e embarcações. 

Ademais, assim como qualquer projeto fotovoltaico, a instalação ajuda a reduzir a emissão do dióxido de carbono, evitando o efeito estufa e diminuindo os danos ambientais. 

Quer saber mais detalhes sobre o sistema autônomo de energia? Navegue pelo Soluções Industriais e encontre os principais representantes do segmento. 

Ver maisVer menos

sistema autônomo de energia

Como o próprio nome sugere, o sistema autônomo de energia atua de modo independente à rede elétrica convencional. Se você ficou interessado em tudo que leu e quer conhecer mais sobre esse importante projeto de energia solar, faça sua cotação no Soluções Industriais e converse com os melhores fornecedores!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação