Buscas relacionadas:

Chiller Industrial

O chiller industrial é um sistema de climatização muito utilizado na indústria por sua alta eficiência energética e capacidade de refrigeração. Ele é essencial para manter a qualidade dos produtos, garantir o funcionamento adequado dos equipamentos e otimizar a eficiência energética. Saiba mais sobre as vantagens e aplicações do chiller nos tópicos abaixo!

  • O que é um chiller industrial?
  • Como funciona um chiller industrial?
  • Vantagens de utilizar um chiller industrial
  • Tipos de chillers industriais que existem
  • Para quem o sistema de chiller é indicado?
  • A importância da manutenção do chiller industrial
  • Como evitar a contaminação da água do chiller industrial?
CHILLER INDUSTRIAL

O que é um chiller industrial?

O chiller industrial é um equipamento de refrigeração utilizado em processos industriais para remover o calor de um ambiente ou de um sistema, a fim de proporcionar condições ideais de temperatura.

Esse sistema de climatização é projetado para funcionar com diferentes tipos de refrigerantes, como água, glicol, amônia ou gases, dependendo da aplicação e das necessidades específicas de cada indústria.

Além disso, os chillers industriais podem ser equipados com recursos adicionais, como um termômetro industrial, um controlador de umidade e sistemas de monitoramento avançado, para aumentar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais.

Dessa forma, o chiller é capaz de resfriar grandes volumes de líquidos ou ar, o que o torna ideal para aplicações industriais, como processos de fabricação em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas e de alimentos. 

O equipamento também é utilizado em sistemas de ar condicionado de grandes edifícios comerciais, hospitais, hotéis e data centers, entre outros com a principal função de chiller resfriamento industrial.

Para concluir, vale lembrar que o chiller é apenas um dos muitos sistemas de refrigeração que existem. No mercado, ainda é possível encontrar uma torre de resfriamento, um freezer e até mesmo um bebedouro de água. 

Como funciona um chiller industrial?

O chiller industrial opera com base no ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Seu funcionamento começa no evaporador, onde o meio a ser resfriado passa por uma troca de calor com um determinado elemento refrigerante.

Essa interação permite que o refrigerante absorva o calor do meio, transformando-se em vapor. Em seguida, o refrigerante vaporizado e aquecido é comprimido pelo compressor, um componente essencial do chiller. 

O compressor aumenta a pressão e temperatura do vapor de refrigerante, fazendo com que ele se torne um gás de alta pressão, assim como ocorre com o gás para ar condicionado ou em um sistema de água gelada industrial

Esse gás pressurizado é então conduzido ao condensador, onde ocorre a transferência de calor do refrigerante para o ambiente externo. Logo após, ele é condensado para se transformar novamente em líquido.

O ciclo de refrigeração se repete continuamente, permitindo que o sistema de refrigeração industrial chiller mantenha uma temperatura estável e adequada ao meio a ser resfriado. 

Vantagens de utilizar um chiller industrial

Os chillers industriais são equipamentos robustos, com capacidade de refrigeração superior a 60.000 BTUs/h, que podem manter a água em uma temperatura constante de 12ºC ou menos, dependendo do aditivo utilizado.

Seu nível de eficiência elevado é apenas uma de suas diversas vantagens, que também incluem: 

  • Potência elevada;
  • Capacidade de resfriar ambientes amplos;
  • Alta durabilidade e confiabilidade;
  • Manutenção simplificada;
  • Flexibilidade de aplicações;
  • Controle preciso da temperatura;
  • Variedade de opções de refrigerantes;
  • Praticidade de instalação;
  • Entre outras.

Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar um chiller refrigeração industrial, além da sua alta eficiência energética que permite refrigerar ambientes dos mais variados tipos.

Tipos de chillers industriais que existem

Existem diversos tipos de chiller industrial no mercado, que se diferenciam principalmente pelo modo como realizam o ciclo de refrigeração.

No Brasil, os chillers industriais mais utilizados são os chillers de condensação de água e de ar, mas há uma série de opções voltadas para aplicações e necessidades específicas.

A seguir, confira os principais modelos de chillers industriais disponíveis: 

Chiller de compressão de vapor

É o tipo mais comum de chiller e utiliza o ciclo de refrigeração por compressão de vapor descrito anteriormente. Pode ser resfriado por ar ou água, e utiliza refrigerantes como R-410A, R-134a ou R-22.

Chiller de absorção

Utiliza um processo de absorção térmica para remover o calor. Ao invés de um compressor, usa um absorvedor, um gerador de vapor e um condensador para realizar o ciclo de refrigeração. 

É frequentemente utilizado em aplicações que requerem aproveitamento de calor residual ou onde há disponibilidade de uma fonte de calor de baixa temperatura, como a queima de gás natural.

Chiller de ciclo de compressão a gás

Utiliza gás natural ou propano como refrigerante em um ciclo de compressão de gás. É mais comumente usado em aplicações comerciais e residenciais de menor porte, como sistemas de ar condicionado.

Chiller de resfriamento por evaporação

Também conhecido como chiller evaporativo, utiliza a evaporação da água para resfriar o meio a ser refrigerado. 

Esses chillers industriais são frequentemente utilizados em regiões com alta temperatura ambiente e podem ser uma opção mais eficiente energeticamente, embora possam exigir maior consumo de água.

Além desses, existem variantes e combinações de chillers industriais, como chillers de compressão de vapor com condensação a ar e chillers de alta temperatura para aplicações específicas. 

Ainda é possível encontrar sistemas modulares, que podem ser adaptados às necessidades específicas de cada aplicação industrial.

Para quem o sistema de chiller é indicado?

O chiller é indicado para quase todas as empresas que necessitam de um sistema de refrigeração industrial em sua cadeia de produção. 

Alguns dos setores que podem se beneficiar do uso de um sistema de chiller incluem:

  • Indústrias alimentícias;
  • Hospitais e instalações de saúde;
  • Aeroportos;
  • Estações de metrô;
  • Hotéis, edifícios comerciais e de escritórios;
  • Indústrias de petróleo e gás;
  • Pistas de patinação no gelo;
  • Processos de brasagem, usinagem e solda;
  • Indústria farmacêutica;
  • Refrigeração em geral.

Além dos setores mencionados, é comum encontrar chillers industriais em centros de dados, instalações de pesquisa e desenvolvimento, instalações esportivas, centros de convenções e em processos de manufatura que demandem controle preciso de temperatura. 

Invista em um chiller industrial e tenha precisão e confiabilidade no resfriamento! Solicite uma cotação hoje mesmo no Soluções Industriais para conversar com especialistas no setor! 

Em nossa plataforma, você também tem acesso a informações sobre a importância da manutenção desses sistemas e como evitar a contaminação de um chiller refrigeração. Role até o final da página e confira! 

Ver maisVer menos

Chiller Industrial

A importância da manutenção do chiller industrial

A manutenção dos chillers industriais é fundamental para a segurança e o funcionamento adequado do equipamento, além de prevenir gastos maiores com reparos e substituições de peças.

Para fazer uma boa manutenção de chiller, basta manter alguns cuidados periódicos, como a limpeza das serpentinas, ventiladores internos e as peças e partes utilizadas com maior frequência.

Outro cuidado importante é o tratamento frequente da água, caso o aparelho funcione por condensação. Isso evita o surgimento de contaminações que podem comprometer a integridade da água e do aparelho.

A realização de inspeções corretivas por técnicos qualificados também é essencial, especialmente se identificar sinais de danos, como ruídos e baixa eficiência. 

Vale ressaltar que essas práticas não são válidas apenas para os chillers industriais. Caso uma indústria possua outros equipamentos de refrigeração, a checagem da máquina é fundamental.

Isso pode incluir serviços de manutenção de torre de resfriamento, limpeza de evaporadores, inspeção de compressores, troca do bico aspersor nebulizador, entre outras atividades. 

Como evitar a contaminação da água do chiller industrial?

A contaminação da água é um problema grave que pode prejudicar o chiller industrial quando a manutenção não é feita corretamente.

Ela pode acontecer por vários motivos, como a corrosão das partes internas do equipamento e pela proliferação de microorganismos presentes na água. 

Apesar do chiller possuir um reservatório fechado, ainda é possível ocorrer o surgimento desses microrganismos se houver a presença de oxigênio na água, o que pode ser muito prejudicial em indústrias alimentícias e que manipulam produtos sensíveis. 

Para evitar essa e outras contaminações, é feita a aplicação de aditivos químicos na água, responsáveis por inibir a corrosão e a proliferação microbiológica.

Esse tratamento é geralmente feito por empresas especializadas, que irão identificar qual contaminação está ocorrendo e como combatê-la corretamente.

Agora que você sabe como cuidar de um chiller industrial, é importante contar com empresas de confiança tanto na hora de comprar um equipamento de qualidade quanto na contratação de um serviço de manutenção.

No Soluções Industriais, você tem acesso a uma rede de empresas de referência no mercado de refrigeradores. Aqui você consulta o chiller industrial preço e pode obter melhores condições de pagamento.

Não perca a oportunidade e solicite já seu orçamento para garantir um equipamento de alta confiabilidade, desempenho e custo-benefício!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação