Buscas relacionadas:

Calibração de instrumentos


Para garantir a eficiência e precisão de processos desenvolvidos por empresas e indústrias, é comum que diversos equipamentos de medição sejam adquiridos. Todavia, a utilização constante e o manuseio incorreto podem causar danos, desgastes e desvios, fazendo com que a calibração de instrumentos surja como uma grande aliada de donos e gestores. 

Explicando de maneira resumida, o serviço está diretamente ligado com o controle de qualidade das medições, visto que consiste na comparação dos valores do instrumento do cliente com um modelo padrão, ou seja, um dispositivo que apresenta exatidão e estabilidade nas medições, a fim de reconhecer os erros e repará-los.

Quando se trata de calibração de instrumentos, um outro tópico que requer atenção é que ela pode ser solicitada para checagem de diferentes grandezas. Dentre os tipos mais comuns, destacam-se: 

Vazão: destinada para medição de fluxos de fluidos;
Acústica e vibração: utilização para detecção de pressão sonora; 
Viscosidade: relacionada com a análise da consistência de fluidos; 
Temperatura e umidade: relativa a medição de calor e do teor de vapor d’água;
Dimensional: associada com as informações de profundidade, ângulos, comprimento, entre outras. 

Além desses tipos, os instrumentos utilizados para a medição de força, torque, eletricidade, resistência química e mecânica, pressão, dentre outros, também precisam passar periodicamente por processos de calibração, visando assegurar a exatidão das medições e o máximo de controle para as produções. 

Levando em consideração todas as análises que podem ser desenvolvidas, fica mais fácil entender a razão pela qual a calibração de instrumentos é tão importante nos setores alimentícios, farmacêuticos, petroquímicos, de bebidas, de papel e celulose, de saneamento, dentre diversos outros.

Como funciona a calibração de instrumentos

Como já citado, o serviço tem como base a análise de valores quantitativos de dois instrumentos, sendo um deles o modelo padrão. Porém, para que isso seja feito com assertividade, é necessário que um profissional especializado seja contratado para checar os resultados, identificar as falhas e desenvolver a melhor estratégia para corrigi-las. 

Atualmente, existem duas formas populares para contratar o serviço: a calibração RBC (acreditada) e a calibração rastreável. Resumidamente, a primeira consiste na Rede Brasileira de Calibração, uma parte fundamental do sistema metrológico que é composto por laboratórios autorizados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

Por atender todas as exigências da NBR ISO/IEC 17025, o que garante mais eficiência às análises desenvolvidas, as empresas que trabalham com a calibração de instrumentos RBC costumam oferecer serviços com um valor um pouco mais elevado, mas que não precisam evidenciar rastreabilidade, pois vistorias periódicas de técnicos do INMETRO comprovam sua eficiência.

Já a calibração rastreável é um serviço que apresenta um valor de investimento um pouco menor, no entanto, requer muito cuidado para a contratação. Isso porque é um serviço que acontece fora de laboratórios acreditados pelo INMETRO, fazendo com que seja necessário a emissão de relatórios detalhados sobre os processos empregados. 

Para realizar a contratação desse tipo de calibração de instrumentos de maneira segura, o cliente deverá checar se a companhia escolhida segue à risca as recomendações da NBR ISO 9001, com o intuito de garantir que os resultados obtidos não sejam indevidos. 

Aplicações e características da calibração de instrumentos

Sabendo que existem diversas grandezas que podem ser analisadas, a calibração de instrumentos costuma ser aplicada em diferentes equipamentos de medição, fazendo com que  as características dos serviços possam ser as mais diversas possíveis. 

Por exemplo, uma empresa contratada para calibrar um pHmetro (aparelho que checa a concentração de pH em amostras) não irá desenvolver as mesmas atividades que faria no processo de calibração de um termômetro (instrumento utilizado para medir temperatura ou umidade). 

Sem dúvidas, vale ressaltar que não são apenas os processos desses instrumentos que se diferem, visto que o serviço de calibração também pode ser aplicado em termovisores, viscosímetros, balanças, medidores de condutividade e de íon seletivo, medidores e gerador de intervalo de tempo, torquímetros, higrômetros de ponto de orvalho, entre outros.

Independentemente do tipo de calibração de instrumentos que será contratada, é indispensável que ela seja a melhor possível, visto que ela não apenas irá garantir mais segurança, como também melhorar toda a linha produtiva.

Ver maisVer menos

Calibração de instrumentos

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação