Buscas relacionadas:

Tarugo De Plástico

O tarugo de plástico serve como matéria-prima para a produção de muitas estruturas, como tubos, peças de máquinas e revestimentos de superfícies. Esse bloco sólido é encontrado em vários materiais, como PVC, polietileno (PE) e polipropileno (PP), e destaca-se por sua resistência física, química e térmica, maleabilidade e atoxidade. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve um tarugo de plástico?
  • Como é feito um tarugo de plástico?
  • Vantagens do tarugo de plástico
  • Tipos de tarugos de plástico

O que é e para que serve um tarugo de plástico?

O tarugo de plástico é um bloco sólido encontrado em diversos formatos, como cilíndrico, quadrado, retangular, hexagonal, octogonal, entre outros. 

Esse item pode ser moldado, cortado ou perfurado para criar peças ou componentes específicos para indústrias, construções e produções artesanais.

Resumidamente, a robustez do tarugo plástico permite utilizá-lo na fabricação do tubo de PVC, bem como de filtros, tanques, válvulas, buchas, engrenagens e até revestimentos para diferentes superfícies, como em um perfil de pvc

Esses itens destacados são comuns nas mais variadas atividades industriais e em canteiros de obras, seja para a construção de edifícios ou de máquinas e equipamentos. 

Já os artesãos profissionais e de ocasião contam com o tarugo de plástico principalmente para processos de bricolagem, uma técnica que consiste em montar ou reparar objetos com ferramentas e ações simples.

Independentemente do motivo que leve à aquisição do tarugo, é importante ter em mente que a qualidade deve ser o primeiro critério no momento da compra. 

Por isso, antes de fechar negócio, é essencial consultar fornecedores especializados em tarugos de plástico. 

Como é feito um tarugo de plástico?

As produções com o tarugo de plástico podem ser realizadas a partir de diferentes processos. Um bom exemplo é a termoformagem, que se refere ao aquecimento do plástico até seu ponto de fusão. 

Isso torna o tarugo líquido e o deixa preparado para ser inserido em qualquer molde. Assim que o material é colocado na forma desejada, deve ser imediatamente resfriado para dar início à solidificação, da mesma forma que um tubo de aço

Também é possível submeter o tarugo de plástico a cortes e dobras, a fim de adequá-lo para a aplicação necessária.

No caso do corte, recomenda-se a utilização de guilhotinas manuais ou gráficas quando a espessura da peça não ultrapassar um milímetro.

Já para as espessuras superiores, o indicado é optar por cortes pantógrafos ou feitos em prensas excêntricas. 

Para concluir, o tarugo de plástico ainda tem um ótimo desempenho em colagens, soldagens e usinagens, o que possibilita criar estruturas mais complexas e funcionais.

Vantagens do tarugo de plástico

O tarugo de plástico, muitas vezes subestimado em comparação com materiais mais tradicionais, como metais, tem se destacado nos últimos anos por suas vantagens, como:

  • Estabilidade dimensional: Os tarugos de plástico mantêm sua forma e dimensões ao longo do tempo, mesmo em condições adversas. Isso é crucial em aplicações nas quais a precisão é fundamental, como engenharia e manufatura, em um perfil rígido;
  • Baixa absorção de umidade: Os plásticos têm uma baixa taxa de absorção de água, tornando os tarugos menos propensos a inchar, deformar ou perder propriedades mecânicas em ambientes molhados;
  • Saúde preservada: Diferentemente de outros materiais, o tarugo de plástico não possui substâncias tóxicas em suas composições;
  • Possibilidade de gravações: A superfície dos tarugos de plástico aceita diferentes técnicas de impressão e etiquetagem, o que facilita a identificação e personalização de peças;
  • Antichamas: O tarugo de plástico é perfeito para locais onde se exigem altos padrões de segurança, pois apresentam propriedades que impedem a propagação de chamas em caso de incêndios;
  • Resistência à corrosão e ferrugem: Plásticos não sofrem corrosão ou ferrugem, o que os torna ideais para ambientes úmidos, marinhos ou quimicamente agressivos;
  • Flexível: Realizar adaptações nos tamanhos e acabamentos dos tarugos nunca é uma tarefa complicada, seja de maneira manual ou a partir de processos de usinagem totalmente automatizados.

Além dessas vantagens, os tarugos de plástico são geralmente mais leves do que os materiais tradicionais. Isso facilita o manuseio e transporte, especialmente em aplicações que exigem peças de grande porte.

Tipos de tarugos de plástico

Os tarugos são fabricados com vários tipos de plásticos, dos populares PVC e nylon, até os mais incomuns aos ouvidos da maioria das pessoas, como o UHMW (polietileno de ultra alto peso molecular) e PTFE.

Além de apresentar as vantagens gerais dos plásticos mencionadas no tópico anterior, cada modelo possui benefícios próprios, como se fossem um protetor de parede.

O nylon e o UHMW, por exemplo, adaptam-se melhor às engrenagens de máquinas do que outros tipos de plásticos, pois possuem alta resistência ao desgaste. 

Por sua vez, o PVC é conhecido por sua resistência química e adaptabilidade, uma vez que pode ajustar-se a diversas aplicações. 

Já o PTFE, também conhecido como teflon, resiste a faixas de temperaturas muito amplas, mantendo suas propriedades originais diante do frio de - 180°C ou do calor de 250°C.

Ainda existem tarugos de poliacetal (POM), que oferece resistência à fadiga, de polietileno de alta densidade (PEAD), que é um bom isolante térmico e elétrico, e de polipropileno (PP), que aceita tratamentos contra raios UV. 

Está em busca do tarugo plástico ideal para a sua aplicação industrial, comercial ou artesanal? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. 

Você também pode obter mais detalhes sobre esse bloco no conteúdo disponibilizado no final da página. Confira!


Ver maisVer menos

Tarugo De Plástico

O tarugo de plástico é uma estrutura simples, mas fundamental para profissionais da construção civil, artesãos e fabricantes de produtos em geral. 

O material pode ser transformado em um tubo de PVC, peças de máquinas industriais, estruturas de construção e muitos outros itens, a partir de processos de usinagem, soldagem, termoformagem, corte e dobra. 

Tudo isso se deve à flexibilidade do plástico, que conserva suas propriedades mesmo sob temperaturas extremas, umidades e demais condições adversas. 

Ficou interessado no tarugo de plástico? Faça uma cotação no Soluções Industriais e seja atendido por especialistas do mercado! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação