Buscas relacionadas:

Tubos de aço

Os tubos de aço são materiais indicados tanto em construções quanto para transporte de fluidos, fazendo com que sua utilização no mercado seja muito ampla. Extremamente versáteis, os produtos podem ser encontrados em diferentes especificações, o que requer atenção no momento de escolha. Quer saber mais sobre o modelo? Então, navegue pelos tópicos abaixo! 

  • O que são os tubos de aço?
  • Para que servem os tubos de aço?
  • Benefícios dos tubos de aço
  • Tipos de tubos de aço
  • Curiosidades dos tubos de aço
  • Tubos com e sem costura: onde podem ser usados, para que servem  e como são feitos?

O que são os tubos de aço?

Os tubos de aço são produtos feitos a partir de um metal precioso, considerado um dos materiais mais utilizados na construção, devido às suas excelentes propriedades mecânicas. 

No mercado, os tubos de aço podem ser fabricados com diversos tamanhos e espessuras, dependendo do uso pretendido. 

Não só isso, os tubos são encontrados em diferentes formas, como o tubo de aço redondo, retangular, quadrado ou cilíndrico. 

Para que servem os tubos de aço?

Devido à sua resistência e durabilidade, os tubos de aço são materiais de construção populares em muitas indústrias.

Em uma visão geral, os tubos de aço podem ser feitos de diferentes tipos de aço, cada um com suas propriedades únicas.

Independentemente se forem os tubos de inox, galvanizados, carbono ou qualquer outro, eles são feitos de um metal que é forte e durável, o que os tornam ideais para muitas aplicações.

Normalmente, os tubos de aço costumam ser utilizados no transporte de fluidos, bem como na estruturação de edifícios. 

Nesse último caso, existem modelos produzidos para compor a construção de pontes e edifícios até a produção de automóveis e outros produtos. 

Vale ressaltar que as propriedades dos diferentes tipos de aço permitem que os engenheiros especifiquem os tubos para cada aplicação. 

Por exemplo, os tubos de inox de diâmetro grande podem ser necessários para o transporte de grandes volumes de fluido, enquanto os finos destinam-se normalmente para fins estruturais. 

Além do diâmetro do tubo de aço inox, outras propriedades importantes costumam ser analisadas, incluindo o comprimento, a espessura da parede e a forma do tubo.

No geral, os fabricantes produzem tubulações em diferentes tamanhos e padrões, permitindo que os engenheiros selecionem o modelo certo para a aplicação.

Além disso, é possível encontrar modelos com acabamentos lisos ou rugosos nas extremidades tubulares. 

Estas opções do tubo inox e de outros tipos de aço permitem que os engenheiros selecionem o tipo ideal de acabamento para cada situação. 

Benefícios dos tubos de aço

Como já visto, os tubos de aço são extremamente versáteis e podem ser usados para uma variedade de aplicações. 

Tanto os tubos de inox quanto os de carbono, galvanizado e revestidos costumam suportar muito peso. 

Em adicional, os tubos de aço também se destacam por garantir os seguintes benefícios:

  • Força e durabilidade: os tubos de aço são extremamente fortes e duráveis, o que os torna ideais para uso em ambientes industriais ou comerciais; 
  • Resistência à corrosão: os tubos de aço são resistentes à corrosão, o que significa que eles podem ser usados ​​em ambientes úmidos ou expostos às intempéries;
  • Baixo custo: os tubos de inox, carbono, galvanizado, entre outros, são relativamente baratos quando comparados com outros materiais de construção; 
  • Fácil manutenção: os tubos de aço requerem pouca manutenção e podem ser facilmente limpos.

Tipos de tubos de aço

Devido às propriedades únicas do material, tubos de aço costumam ser solicitados por vários segmentos e possuem longa vida útil. 

No entanto, nem todos os tipos de aço possuem características adequadas para desempenharem algumas funções. 

A seguir, será apresentada uma lista com alguns dos tipos de tubos feitos de aço mais populares e para que servem:

  • Tubos de aço carbono: feitos principalmente de ferro e carbono, os tubos de aço carbono são os mais populares e versáteis; 
    • Podem ser utilizados para muitas finalidades, incluindo conduítes, estruturas metálicas e até mesmo armazenamento de líquidos;
  • Tubos de inox: normalmente composto de ferro, cromo e níquel, os tubos de aço inoxidável são extremamente resistentes à corrosão e à oxidação;
    • Os tubos de inox são ideais para aplicações em que há um alto nível de umidade ou quando é necessária uma maior resistência às intempéries;
  • Tubos galvanizados: modelo que é revestido com um material que impede a oxidação do aço; 
    • Os tubos galvanizados são ideais para ambientes externos ou onde há altos níveis de umidade;
  • Tubos revestidos: outra opção popular para evitar a oxidação do aço, os tubos revestidos podem ser compostos com vários materiais, incluindo plástico ou borracha;  
    • São geralmente usados em conjunto com outros tipos de tubulações para maior proteção contra danos mecânicos ou corrosivos.

Nesse ínterim, é bom citar que a escolha também pode envolver: 

  • Tubo Metalon;
  • Tubo Schedule;
  • Tubos elípticos;
  • Tubos quadrados;
  • Tubos retangulares;
  • Tubos redondos de condução; 
  • Tubos redondos de bens de consumo; 
  • Entre vários outros. 

Não importa se for um tubo quadrado inox ou de qualquer outro formato ou tipo de aço, é indispensável que a aquisição aconteça em empresas especializadas. 

Quer saber onde comprar tubos de aço com segurança? Confira as ofertas de produtos que o Soluções Industriais separou para você adquirir com os melhores fornecedores!

Ver mais Ver menos

Tubos de aço

Curiosidades dos tubos de aço

Os tubos de aço são os principais componentes de muitas estruturas metálicas, como edifícios, pontes e tubulações. 

Além disso, são amplamente utilizados na construção naval, petroquímica, mineração e na indústria do papel. 

Devido à sua versatilidade, os tubos de aço podem ser fabricados em várias formas e tamanhos.

A história dos tubos de aço remonta ao século 19, quando foram inventados os primeiros processos de fabricação. 

No entanto, só foi possível produzi-los em grande escala no início do século 20, com o desenvolvimento da indústria siderúrgica. 

Desde então, os tubos têm sido usados ​​em muitas aplicações diferentes e continuam sendo um material indispensável para a construção.

Contudo, é válido ressaltar que o tubo industrial de aço não é a única opção do mercado, que também trabalha com tubo de ferro galvanizado, tubo zincado, tubo de cobre, entre outros. 

Tubos com e sem costura: onde podem ser usados, para que servem e como são feitos?

Os tubos de aço podem ser adquiridos em duas versões principais: os tubos com costura e os sem costura. 

Os tubos com costura são fabricados a partir de chapas de aço carbono e aço inoxidável, sendo utilizados em setores da indústria, como o petróleo e gás, química, construção civil, alimentícia e automotiva.

Sejam os tubos de inox ou os de carbono, eles possuem diversos tamanhos e espessuras, a fim de também se ajustarem ao transporte de líquidos e gases sob alta pressão.

Os tubos com costura são produzidos através do processo de rolamento a quente, que consiste em aquecer as chapas de aço até que estejam em estado “plástico”. 

Em seguida, elas passam por um processo de conformação mecânica para assumir a forma cilíndrica desejada.

Por fim, as chapas são unidas através da soldagem das extremidades abertas do tubo, processo realizado por meio da soldagem elétrica ou do arco voltaico submerso.

Por outro lado, os tubos de aço sem costura são desenvolvidos por meio de uma matriz cilíndrica e um processo de extrusão. 

Normalmente, eles apresentam grande variedade de diâmetros internos e externos e podem ser utilizados em várias aplicações industriais, desde a condução de fluidos até a estruturação de edifícios.

Os tubos sem costura são produzidos basicamente por dois processos: o processo pilger e o processo extrusionado. 

No processo pilger, um cilindro maciço é reduzido progressivamente em diâmetro através de operações sucessivas de laminagem parcial. 

Já no processo extrusionado, um barril cilíndrico é preenchido com uma massa fundida e, em seguida, é forçado a passar por uma matriz estreita para que assuma a forma do tubo desejado.

Após a fabricação, os tubos de aço sem costura podem ser submetidos a diversas operações adicionais com o objetivo de melhorar suas propriedades mecânicas e/ou químicas. 

Tais operações incluem tratamentos térmicos (aquecimento e resfriamento controlados) e operações de usinagem (como torneamento, fresamento e retificação). 

Não só essas, eles também podem passar por operações específicas de acabamento de superfície (como polimento, pintura e galvanização).

Sejam tubos de inox, tubo com costura, tubo sem costura, tubo de aço galvanizado, tubo quadrado de ferro ou qualquer outro, a aquisição precisa ser cuidadosa. 

Por isso, é ideal contar com profissionais e empresas que ofereçam suporte técnico antes, durante e após a aquisição. 

Com os parceiros do Soluções Industriais, o cliente encontra o que existe de melhor no mercado de tubos de aço. Solicite um orçamento e aproveite! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação