Os banheiros químicos são utilizados como uma alternativa temporária para banheiros permanentes em eventos, shows, festivais, feiras, festas, obras, acampamentos, entre outros. Fáceis de instalar, esses itens não dependem de uma rede elétrica ou de qualquer estrutura complexa para cumprirem sua função com eficácia. Confira os tópicos abaixo e saiba mais!
- O que é e para que serve um banheiro químico?
- Características técnicas do banheiro químico
- Como funcionam os banheiros químicos?
- Tipos de banheiro químico
- Quais as vantagens do uso do banheiro químico?
- Locação ou compra do banheiro químico?
- Como funciona a manutenção do banheiro químico?
O que é e para que serve um banheiro químico?
Os banheiros químicos são instalações sanitárias que não dependem de uma rede hídrica e de esgoto para o descarte de resíduos.
Em vez disso, é usado um solvente químico para desintegrar o que deve ser eliminado, além de um desodorizante que mantém o cheiro do ambiente agradável.
Apesar dessas diferenças, o banheiro químico tem características similares às dos sanitários tradicionais, com áreas para colocar papel higiênico e uma lixeira com pedal ou basculante.
Ainda é possível encontrar banheiro químico com chuveiro, item necessário quando as pessoas passam dias em um determinado local.
Um exemplo disso é o banheiro químico para camping, que precisa ser mais completo do que o banheiro químico para obras e os demais modelos usados em um período pré-determinado.
Os banheiros químicos também são encontrados em shows, feiras livres, eventos esportivos, canteiros de obras e em muitos outros espaços e ocasiões.
Características técnicas do banheiro químico
Os banheiros químicos são construídos em polietileno, uma resina plástica que resiste a condições climáticas adversas, como exposição excessiva ao sol e à chuva.
Os resíduos são direcionados a um tanque de polietileno com alta capacidade, geralmente suportado por um pallet de contenção.
Além disso, os banheiros químicos possuem piso antiderrapante, tubos ou telas de ventilação, teto que permite a entrada de luz natural e canaletas que impedem a entrada de água.
Por fim, esses banheiros, assim como os toaletes públicos convencionais, contam com uma tranca sinalizadora na porta, que indica quando o vaso sanitário químico está em uso.
Como funcionam os banheiros químicos?
Os banheiros químicos são cabines desmontáveis projetadas para receber uma grande quantidade de dejetos em um curto período.
Para se ter uma ideia, organizadores de eventos costumam solicitar um banheiro químico para cada 200 pessoas.
Com relação ao funcionamento dos banheiros químicos em si, é possível começar a explicá-lo a partir do tubo de ventilação.
Essa parte conecta o tanque que coleta os resíduos ao exterior da cabine, promovendo uma troca de gases entre os dois ambientes. Isso faz com que o ar do tanque receba oxigênio e, assim, as bactérias não se multipliquem.
Ao acionar a descarga, independentemente do modelo do banheiro químico, o conteúdo depositado no vaso é “empurrado” para o tanque por um processo de sucção.
No local, há um líquido especial colocado antes do banheiro entrar em uso, formado por desodorizadores que evitam a proliferação do mau cheiro.
Quando o reservatório de detritos está cheio, é necessário esvaziá-lo e limpar o banheiro químico.
Esse processo geralmente envolve a remoção dos resíduos, a lavagem do interior do banheiro com produtos de limpeza e a reposição dos produtos químicos no reservatório de detritos.
Tipos de banheiro químico
Cada fabricante classifica os banheiros químicos de uma maneira própria, mas, no geral, esses itens podem ser divididos conforme a listagem a seguir:
- Standard: Modelo mais simples, que possui apenas um vaso sanitário ou mictório;
- Standard PNE: Diferencia-se do tipo anterior por ter uma rampa de acesso e um vaso sanitário adaptado para pessoas com deficiência;
- Hidráulico convencional: Além do vaso sanitário, este banheiro químico conta com uma pia de plástico e um sistema de descarga hidráulica;
- Luxo: Diferentemente do banheiro químico hidráulico, a versão luxo tem uma descarga com bomba recirculadora. Alguns modelos ainda apresentam pia, espelho e suporte para gel e sabonete;
- Extra luxo: Os banheiros químicos extra luxo têm tudo o que a versão luxo oferece, mas apresentam como grande vantagem o tamanho da pia, com capacidade para receber entre 30 e 60 litros de água.
- Antes de comprar ou alugar banheiros químicos, é interessante perguntar ao fornecedor escolhido como a empresa classifica os itens e quais são os recursos oferecidos por cada modelo.
Quais as vantagens do uso do banheiro químico?
Há diversas vantagens quando se opta pela instalação de banheiros químicos nas mais variadas situações.
Além de serem resistentes e possuírem diferentes versões para atender às mais variadas necessidades, eles podem ser higienizados de maneira fácil e rápida quando o processo é realizado por empresas qualificadas.
Outro benefício desse tipo de sanitário é o seu baixo custo de manutenção quando comparado aos banheiros convencionais.
Ainda focando no aspecto econômico, os banheiros químicos necessitam de menos água do que os fixos, o que é de grande importância em áreas onde o recurso é escasso ou muito caro.
O fato de serem portáteis também os torna vantajosos para quem não deseja fazer altos investimentos ou administra espaços onde a instalação de um banheiro permanente não seria viável.
Por último, mas não menos importante, o banheiro químico não requer a realização de uma obra complexa para instalá-lo.
Quer contar com o suporte dos maiores especialistas em banheiros químicos? Aqui é o lugar certo! No Soluções Industriais, você compara preços de forma prática e segura, além de tirar todas as dúvidas com nossos parceiros. Faça uma cotação gratuita agora mesmo!
Agora, se quiser saber detalhes sobre a locação, compra e manutenção desses espaços, confira o conteúdo que preparamos para você no final da página!