Buscas relacionadas:

Embalagem pet

A embalagem PET está disponível em uma variedade de cores, tamanhos e formatos, como garrafas, potes e frascos. Por esse motivo, o item é constantemente usado em fábricas de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre muitas outras. Conheça melhor suas principais vantagens, além de obter ótimas dicas para reutilizá-las, conferindo os tópicos abaixo! 

  • O que é a embalagem PET? 
  • Quais as características da garrafa PET?
  • Como funciona o processo de reciclagem para a embalagem PET?
  • Dicas de reutilização de uma garrafa PET
embalagem PET embalagens em PET 

O que é a embalagem PET? 

A embalagem PET é um recipiente feito de polietileno tereftalato, um polímero termoplástico muito utilizado na fabricação de garrafas, frascos e potes para armazenamento e transporte de líquidos, alimentos, produtos de cuidados pessoais e limpeza, entre muitos outros.

O material apresenta transparência, resistência e leveza, além de ser reciclável, o que o torna uma escolha popular em termos de sustentabilidade ambiental.

Sua fabricação consiste em um processo de moldagem por sopro como o de uma chapa de PET, no qual o PET é aquecido e esticado em moldes para criar a forma desejada da embalagem, assim como com o processo de frascos de plástico

Assim como outros tipos de recipientes, como a embalagem blister, as embalagens em PET podem ser encontradas em diferentes tamanhos, formas e cores, dependendo das necessidades e preferências de fabricantes e consumidores.

Quais as características da garrafa PET?

As características da garrafa PET trazem benefícios para seus consumidores, produtores e o meio ambiente. 

Por exemplo, o seu sistema de fechamento é eficaz e facilmente compreendido, o que permite que crianças e idosos, por exemplo, as usem sem encontrar obstáculos. 

Além disso, o formato e a composição dessas garrafas fazem com que o conteúdo armazenado, normalmente água, suco ou refrigerante, no ramo alimentício, seja preservado por muito tempo, da mesma forma que em uma Bisnaga de plástico

O PET também é um elemento que dificilmente se quebra ou sofre outros tipos de danos de forma acidental.

Sendo assim, se a garrafa PET cair, provavelmente ficará intacta. Já se for levemente amassada, voltará ao formato original em poucos segundos.

Por sua vez, fabricantes e vendedores de garrafas e PET embalagens no geral tiram proveito de seus aspectos chamativos. 

Com alto nível de brilho, o material atrai olhares até dos clientes mais distraídos, contribuindo para o aumento nas vendas dos potes de plástico.

Focando na questão ambiental, além de ser reciclável, o produto requer baixas quantidades de matérias-primas para ser produzido.

Geralmente, a estrutura das PET embalagens é dividida em 4% de polímero de engenharia, 5% de filme bio-orientado, 24% de embalagens processadas por injeção-sopro e 67% de fibras têxteis. 

Como funciona o processo de reciclagem para a embalagem PET?

O processo de reciclagem de uma embalagem PET possui quatro importantes etapas: a lavagem, a secagem, a trituração e a extrusão. 

Ao receber as PET embalagens descartadas, os centros de reciclagem iniciam a lavagem do material utilizando água. 

Em seguida, é feita a eliminação da umidade por meio de grandes secadores que utilizam ar quente para o processo.

Após a embalagem PET ficar totalmente seca, ocorre a trituração e, consequentemente, a transformação dos itens em flocos.

Esses pequenos pedaços passam, então, pelo procedimento de extrusão, tornando-se grãos ainda menores. 

Por fim, os grãos são unidos para formar fios de poliéster, que serão utilizados na fabricação de novas embalagens PET.

A influência da cor das embalagens PET na reciclagem

As embalagens PET estão disponíveis em uma variedade de cores, desde transparentes até as coloridas e opacas, e cada uma possui diferentes propriedades de barreira, como proteção contra luz, umidade e oxigênio. 

Por exemplo, PET embalagens escuras podem ser usadas para proteger produtos sensíveis à luz, como medicamentos, degradação ou alteração de sabor.

Já os modelos transparentes têm como principal função permitir a visualização do produto embalado, deixando sua cor, textura e qualidade expostas.

Dito isso, é importante destacar que a escolha da cor da embalagem PET pode afetar não apenas a aparência do produto, mas também sua reciclabilidade.

Isso porque os plásticos transparentes são geralmente mais fáceis de reciclar, pois são feitos de uma única cor, tornando-os mais fáceis de classificar e separar dos outros materiais de forma tão prática quando um copo dosador .

Por outro lado, PET embalagens coloridas e opacas são desenvolvidas a partir de uma combinação de cores e materiais, o que dificulta sua categorização. 

Embora pareça algo simples, esse tópico gera muitos debates sobre a importância da personalização do PET e o futuro do meio ambiente, pois a dificuldade do processo de reciclagem faz com que o produto não seja tão reaproveitado. 

Isso porque alguns fabricantes defendem a homogeneização das cores dos recipientes para diminuir os custos de produção e preservar o meio ambiente, enquanto outros afirmam que a medida afetaria negativamente a diferenciação dos produtos. 

Dicas de reutilização de uma garrafa PET

A embalagem de garrafa PET pode ser reutilizada de várias maneiras após o consumo do produto que armazena. 

As principais ideias, colocadas em prática por artesãos profissionais e de ocasião, foram destacadas na listagem abaixo:

  • Brinquedos: As garrafas PET e suas tampas são facilmente convertidas em carrinhos, foguetes, bonecos e muitos outros brinquedos;
  • Bolsas: Uma bolsa brilhante e estilosa é perfeita para passear, e quando feita de um material leve, como o PET, fica ainda melhor;
  • Vasos de plantas: Pequenas plantas se adaptam bem ao formato de uma garrafa PET. Sem contar que a impermeabilidade do plástico as protege contra umidade excessiva;
  • Comedouro para pássaros: Alpiste e outras sementes que alimentam pássaros cabem perfeitamente em uma garrafa PET cortada, ou uma embalagem para mel ou embalagens pet para alimentos. Quem gosta do canto desses animais não pode perder a oportunidade de ter um comedouro para eles no quintal de casa ou na varanda do apartamento; 
  • Itens de decoração: Diversos itens de decoração são produzidos a partir de garrafas PET, como luminárias, esculturas, flores, sinos de vento, etc; 
  • Estojo: Quando acaba o espaço para guardar canetas, lápis e borrachas, uma garrafa PET adaptada é a solução perfeita;
  • Porta-joias: Assim como o exemplo anterior, um porta-joias de garrafa PET pode acabar com o problema de falta de lugares para acomodar colares, brincos, anéis e pulseiras.

Na internet, é possível assistir a diversos tutoriais que ensinam a criar objetos incríveis com garrafas e outros modelos de embalagem PET

Também é válido envolver as crianças nos trabalhos com PET embalagens, sem esquecer de supervisioná-las e dar a elas apenas tesouras sem pontas.

Quer encontrar os melhores fornecedores de embalagem PET do mercado? Solicite um orçamento gratuito no Soluções Industriais agora mesmo! 

E caso deseje mais informações sobre este tipo de produto, leia o conteúdo que fizemos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Embalagem pet

A embalagem PET é muito popular graças à sua leveza, resistência e aspecto visual atraente.

Assim como outros modelos de recipientes, como a embalagem blister, é possível encontrar itens produzidos com o plástico PET em uma infinidade de tamanhos, cores e formatos.

Ficou interessado nas PET embalagens? Faça já uma cotação gratuita no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação