Buscas relacionadas:

bombas de pistão

As bombas de pistão utilizam conversões de energia mecânica em hidráulica para auxiliar em diversas atividades pesadas. Comumente presentes em processos industriais e agrícolas, esses componentes de deslocamento positivo suportam altos níveis de pressão e apresentam longa vida útil. Conheça melhor suas principais vantagens conferindo os tópicos abaixo!

  • O que são as bombas de pistão?
  • Como funcionam as bombas de pistão?
  • Modelos de bombas de pistão
  • Manutenção das bombas de pistão

O que são as bombas de pistão?

As bombas de pistão são essenciais em sistemas de bombeamento hidráulico que auxiliam máquinas pesadas, como tratores, escavadeiras e pulverizadoras, além de equipamentos industriais. 

Convertendo energia mecânica em hidráulica, a bomba pistão consegue proporcionar maior facilidade na movimentação de componentes desses itens, acelerando os procedimentos realizados por agricultores e trabalhadores de indústrias de maneira geral. 

As bombas de pistão ainda possuem alta resistência e uma longa vida útil, assim como a bomba vibratória, por exemplo. 

Além disso, a bomba pistão está disponível em diferentes materiais, de resina epóxi a aço, a fim de adaptar-se às preferências e demandas de cada cliente.  

Por fim, o pistão é uma peça facilmente reparada ou substituída, o que facilita os processos de manutenção. 

Outras aplicações das bombas de pistão

As bombas de pistão também atuam em diferentes situações que exigem a aplicação de muita força, como processos de cortes feitos por jatos de água, manuseio de materiais pesados, perfuração de poços e elevação de grandes máquinas. 

A capacidade de realizar funções como essas de forma eficaz torna o equipamento útil em trabalhos de mineração, exploração de petróleo, militares e navais, entre outros.  

Como funcionam as bombas de pistão?

A bomba a pistão é formada por pistões com sapatas, engrenagens, placas de deslizamento e orifício, mola e um tambor de cilindro. 

Basicamente, a operação de uma bomba com essa tecnologia ocorre a partir de movimentos alternados dos pistões no interior do tambor cilíndrico, que rotaciona. 

Por sua vez, as sapatas dos pistões percorrem a placa de deslizamento, cuja superfície não acompanha a rotação do tambor. 

Esse conjunto de ações faz com que os pistões entrem e saiam do bloco do cilindro, alterando o volume do líquido em seu interior. 

Durante o processo, a placa de orifício, fixada na extremidade oposta do cilindro, faz a separação do fluido que deve sair do bloco.

Alguns modelos de bomba pistão ainda contam com controladores, responsáveis por dosar a quantidade de líquido bombeado, que pode ser água, óleo, produtos químicos, entre outros, e definir os momentos em que os processos acontecerão. 

Modelos de bombas de pistão

Existem diversos modelos de bombas de pistão disponíveis no mercado. Entre os principais, destacam-se: 

  • Radial: A bomba de pistão radial cria altos níveis de pressão, sendo confiável principalmente para testes de plataforma e geração de energia;
  • Axial: Modelo mais comum em indústrias de diversos segmentos, esta bomba empurra o fluido a partir de um movimento espiral e pode operar em temperaturas que ultrapassam os 100°C;
  • Pistão em linha: Recomendada para controlar grandes fluxos de líquidos, é perfeita para atividades que envolvem pressurização de água;
  • Desentupidor: A bomba pistão desentupidor apresenta um formato cilíndrico e se destaca por sua eficiência em processos de lavagem por pressão e osmose reversa; 
  • Eixo dobrado: A bomba do tipo eixo dobrado opera com rotações extremamente rápidas e uma alternância de ângulos muito flexível. 

Manutenção das bombas de pistão

A manutenção das bombas de pistão inclui a avaliação individual de todas as peças, além de um teste de funcionamento quando o equipamento for remontado, a fim de verificar se os parâmetros necessários para suas aplicações foram atingidos. 

Vale ressaltar que a revisão periódica da bomba pistão deve ser realizada apenas por profissionais treinados para este fim, já que as atividades às quais o produto é submetido exigem alta precisão e um mínimo erro pode resultar em grandes prejuízos financeiros.

Por isso, no momento de contratar uma empresa para a manutenção, é fundamental certificar-se sobre sua especialização no ramo e perguntar sobre o prazo da garantia oferecida. 

Quer encontrar os melhores fornecedores e prestadores de serviços do segmento? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros! 

E caso deseje mais informações sobre o dispositivo, leia o conteúdo disponibilizado para você no final da página!

Ver maisVer menos

bombas de pistão

As bombas de pistão estão presentes em diversas atividades agrícolas, industriais e até militares! 

Sua operação consiste em converter energia mecânica em hidráulica, a partir de movimentos positivos alternados de pistões dentro de um corpo cilíndrico. 

Isso é essencial, por exemplo, em cortes a jato, elevação de máquinas pesadas, perfuração de poços e outros serviços que exigem grande força. 

Assim como a bomba vibratória, esses equipamentos também se destacam por sua eficácia e longa durabilidade. 

Ficou interessado na bomba pistão? Faça já sua cotação e compare preços com praticidade e segurança aqui no Soluções Industriais! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação