Buscas relacionadas:

Sincronoscópio Digital

O sincronoscópio digital compara a tensão elétrica de sistemas distintos e indica qualquer diferença de valores, o que permite realizar correções e evitar diversos problemas. Por isso, ele é indispensável para o funcionamento correto de geradores, linhas de transmissão e outras fontes de energia elétrica. Conheça melhor suas características nos tópicos abaixo!  

  • O que é e para que serve o sincronoscópio digital?
  • Como é feita a instalação do sincronoscópio digital?
  • Características do sincronoscópio digital
  • Como funciona o sincronoscópio?

O que é e para que serve o sincronoscópio digital?

O sincronoscópio digital é um dispositivo utilizado na indústria para monitorar e exibir informações sobre a sincronização entre diferentes sistemas elétricos. 

Esse aparelho é capaz de ler a tensão de qualquer sistema e indicar qualquer diferença de valores, a fim de permitir ajustes sempre que necessário.

Por isso, ele é usado para garantir que geradores, máquinas elétricas ou linhas de transmissão de eletricidade estejam operando em fase e sincronia, o que é crucial para evitar danos e garantir um fornecimento de energia estável.

Como é feita a instalação do sincronoscópio digital?

No momento da instalação, é indispensável tomar alguns cuidados básicos com o sincronoscópio digital, a fim de evitar o mau funcionamento do dispositivo. 

Em primeiro lugar, é preciso verificar as tensões e correntes máximas suportadas pelo aparelho adquirido e sempre respeitar tais limites. 

Cada modelo também é capaz de atuar sob faixas de temperaturas e umidade relativa do ar específicas. No entanto, isso costuma ser uma preocupação apenas quando o ambiente apresenta condições muito incomuns. 

Normalmente, um sincronoscópio digital de qualidade consegue operar em temperaturas que variam entre 0°C e 60°C, e níveis de umidade que chegam aos 75%. 

Ainda em relação à área onde o sincronoscópio será colocado, vale atentar-se também aos níveis de vibração e acúmulo de poeira. 

Esses dois fatores podem ser decisivos no funcionamento de qualquer máquina ou ferramenta, seja um sincronoscópio digital ou sensor de rotação. 

Os critérios citados são aplicáveis inclusive ao armazenamento dos aparelhos. Ao manter um estoque deles, é essencial escolher um local seguro, limpo e bem arejado. 

Para concluir, o sincronoscópio digital deve estar bem fixado por um par de grampos metálicos quando estiver em uso. 

Características do sincronoscópio digital

O sincronoscópio digital pode ser alimentado por correntes de 110Vca ou 220Vca, o que o torna adaptável a diferentes máquinas e regiões. 

Ainda é interessante saber que as entradas digitais do aparelho precisam ser acionadas por contatos secos, ou seja, a partir de chaves, contatores ou relés. 

Já as saídas digitais utilizam apenas relés normalmente abertos e são capazes de conduzir cargas resistivas de até 15A e cargas indutivas de, no máximo, 2A, com tensão de 120Vca.

O modo de funcionamento desse sincronoscópio é definido nas entradas digitais, por configurações bastante intuitivas.  

O equipamento oferece a opção de atuar manualmente, automaticamente ou por barra morta (também conhecida como dead bus). 

Não só isso, é possível configurar as tolerâncias para sincronismo, a largura de pulso e alguns outros fatores. 

Em alguns casos, o aparelho ainda produz um ajuste de intervalo de tempo após duas tentativas consecutivas de medição. 

Como funciona o sincronoscópio?

Existem dois tipos de sincronoscópio: o eletrônico e o eletromecânico, e cada um apresenta um modo de operação específico.

Os modelos eletrônicos operam a partir de um microprocessador avançado, responsável por comparar as fases e características de frequência das fontes de alimentação elétrica AC (corrente alternada).

Se houver diferença entre as fontes, o sincronoscópio indica rapidamente o resultado de sua medição por meio de um display, câmera digital ou lâmpadas LEDs.

Já o sincronoscópio eletromecânico aponta os valores levantados a partir de um relógio comparador equipado com um ponteiro. 

Esses equipamentos possuem enrolamentos do estator estático posicionados em lados opostos a 90 graus, um elemento de rotor e uma bobina de polarização.

O ponteiro indicador do relógio é impulsionado justamente pelas ações do elemento de rotor sempre que há uma diferença nos valores. 

Por sua vez, os enrolamentos do estator e a bobina de polarização recebem as conexões com as fontes de alimentação comparadas. 

É importante destacar que ambos os modelos são bastante eficazes. Portanto, a escolha dependerá das necessidades específicas de cada aplicação. 

Quer encontrar os melhores fornecedores de sincronoscópios digitais do mercado? Solicite um orçamento agora mesmo no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina! 

E caso deseje mais informações sobre esse importante equipamento, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página! 


Ver maisVer menos

Sincronoscópio Digital

O sincronoscópio digital é um equipamento indispensável para evitar acidentes com geradores e outras fontes de energia elétrica.

Sua função é comparar a tensão de duas fontes distintas e apontar qualquer diferença de valores, o que permite a correção imediata e precisa. 

Assim como um sensor de rotação e qualquer outra máquina ou ferramenta, o sincronoscópio digital deve ter seus limites respeitados, inclusive quando se trata de fatores como faixas de temperatura e vibrações. 

Ficou interessado no sincronoscópio digital? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e compare preços do aparelho com praticidade e segurança nos melhores fornecedores do mercado! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação