Buscas relacionadas:

Torquímetro

Torquímetros são ferramentas utilizadas com o intuito de apertar parafusos e porcas, sendo bastante utilizados em veículos. Com uma precisão bastante exata, este equipamento oferece a identificação do torque máximo a que os metais alcançam. Sendo assim, o torquímetro, ainda, tem a capacidade de prevenir a deformação das peças, evitando folgas ou apertos excessivos. 

No mercado, existem uma série de torquímetros, de diversos modelos, formatos e tamanhos. Os principais são: o torquímetro de relógio, torquímetro de estalo, torquimetro axial, torquímetro de giro livre, e o torquímetro digital.


Principais aplicações do torquímetro

Os torquímetros são essenciais em indústrias de automóveis e oficinas mecânicas, onde o aperto preciso dos parafusos e porcas está muito relacionado à qualidade dos automóveis e, obviamente, à segurança dos usuários envolvidos.

Para qualquer pessoa, por exemplo, é interessante guardar um torquímetro dentro do carro, por precaução. Afinal, um pneu pode acabar furando e, neste caso, o estepe seria necessário. Com o uso do torquímetro, essa situação seria fácil de ser resolvida já que, além de o acessório fazer a troca de pneus, também mostra o limite em que as peças devem ser apertadas.

Ver mais Ver menos

Torquímetro

Tudo sobre os modelos de torquímetros

Torquímetro de relógio

O torquímetro de relógio é um modelo extremamente usado tanto em laboratórios quanto para o controle de qualidade. Além disso, ele também é requisitado em locais em que a leitura direta do torque pode estar comprometida. Neste modelo, como o próprio nome já dá a entender, existe um relógio que vem acompanhado do torquímetro, onde é possível visualizar o resultado do torque atual. Neste relógio, existe a opção de usar os torques no sentido horário e, também, no anti-horário. E uma das principais vantagens de utilizar o torquímetro de relógio está no fato de ser um modelo economicamente viável, além de leve.

Torquímetro de estalo

O torquímetro de estalo é, provavelmente, um dos modelos mais comuns que se encontra no mercado, até por ser extremamente leve e acessível financeiramente. Ele é comumente utilizado em linhas de produção e em fábricas, tais como em projetos de fixação das rodas de veículos. O nome deste modelo diz respeito ao barulho (um alto “click”) que é emitido quando atinge o torque pré-definido. O produto oferece a opção de regular seu torque em uma haste articulada que fica localizada na extremidade do cabo.

Torquímetro digital

Já o torquímetro digital, por mais que seja um pouco mais caro, é o modelo mais fácil e prático. Por ser digital, a medida do torque não depende do trabalho manual de uma pessoa, oferecendo muita facilidade e conforto durante o uso. Além disso, o controle do ângulo e do torque para o aperto são a prova de falhas, além de o resultado ser visualizado em tempo real.

Torquímetro de giro

O torquímetro de giro livre também é um modelo extremamente comum no mercado, além de muito requisitado O item se assemelha a uma chave de roda, e deve ser girado até um limite pré determinado, para, assim, liberar o torque. Depois, ele irá continuar a rotação e, em seguida, liberar novamente o torque - mantendo este ciclo. Trata-se de um modelo muito vantajoso visto que não oferece riscos de haver sobretorque.

Torquímetro axial

Por fim, o torquímetro axial é o menor modelo dentre os outros, além de apresentar maior sensibilidade. Na maioria das vezes, ele é mais usado na montagem de processos eletrônicos, tais como em objetos plásticos. Isto porque o modelo conta com uma alta sensibilidade em seu aperto, que é uma característica interessante para garantir que as peças estejam sempre em bom estado. 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação