Buscas relacionadas:

placas de sinalização

As placas de sinalização são elementos de comunicação visual que utilizam símbolos, cores, formas e textos para transmitir informações importantes. Elas são projetadas para orientar, alertar e fazer indicações para as pessoas, a fim de aumentar a segurança e organização em vias públicas e edifícios industriais, comerciais e residenciais. Saiba mais a seguir:

  • Para que servem as placas de sinalização?
  • Tipos de placas de sinalização que existem
  • Utilização correta das placas de sinalização
Placas de sinalização

Para que servem as placas de sinalização?

As placas de sinalização são meios de comunicação visual padronizados, utilizados para expor informações importantes de forma clara e objetiva para as pessoas. 

Uma placa sinalização pode cumprir várias funções nos locais onde se encontra, desde servir como alerta para evitar acidentes até mostrar a localização de pontos turísticos. 

Também é frequente que o acessório seja utilizado para indicar direções e a presença de uma saída de emergência ou de equipamentos de segurança, como extintores e hidrantes.

Essa versatilidade de sinalizações faz com que a colocação de uma placa possa ser feita em muitos locais, como em vias públicas, halls e escadarias de prédios, hospitais, escolas, canteiros de obras, indústrias, entre outras áreas. 

Vale ressaltar que alguns tipos de placas de identificação são tão importantes que suas instalações se tornaram obrigatórias pela legislação brasileira em determinados ambientes. 

Tipos de placas de sinalização que existem

As placas de sinalização são encontradas nas mais diferentes cores, tamanhos e formatos. Os principais modelos e suas respectivas funções estão destacados na listagem a seguir:

  • Placas de regulamentação: Informam sobre proibições e regras a serem seguidas no local. Um bom exemplo de sinalização de regulamentação é a placa de “proibido estacionar”, presente normalmente em vias movimentadas ou com muitas garagens; 
  • Placas de advertência: Assinalam a existência de riscos, como a presença de materiais inflamáveis em um compartimento ou, no caso do trânsito, a aproximação de uma curva fechada;
  • Placas de indicação: Direcionam as pessoas para áreas específicas, como saídas de emergência e sanitários públicos. Por serem úteis em várias situações, essas placas de sinalização são vistas em centros comerciais, aeroportos, condomínios residenciais, empresas, indústrias e muitos outros espaços;
  • Placas educativas: Costumam passar informações históricas em pontos turísticos e museus para enriquecer a experiência dos visitantes;
  • Placas de sinalização turística: Mostram a direção dos locais mais visitados por turistas, geralmente com a distância que falta para chegar; 
  • Placas de serviços: Usadas para indicar a presença de serviços como Correios, postos de gasolina, oficinas mecânicas, entre outros.   

Vale ressaltar que a divisão mencionada é apenas uma das formas de classificar as placas de sinalização. 

Ainda é possível encontrar fornecedores que nomeiam uma placa sinalização como “placa de perigo”, “placa de atenção” ou “placa de segurança”.

As placas de sinalização de trânsito também podem ser agrupadas conforme suas cores, que representam o tipo de informação passada. 

As placas vermelhas indicam "obrigação", as amarelas alertam sobre perigos e as laranjas sinalizam obras nas vias, por exemplo. 

No que as placas de sinalização contribuem?

Além de contribuir para evitar acidentes, direcionar as pessoas a determinadas áreas e passar diversas informações relevantes, a presença das placas de sinalização indica que a lei está sendo cumprida no local.

Sem contar que, questões legais à parte, ter uma placa sinalização instalada adequadamente mostra a preocupação dos administradores dos espaços em garantir a segurança dos trabalhadores, visitantes ou moradores. 

Utilização correta das placas de sinalização

Comprar uma placa sinalização obrigatória não é suficiente para estar em conformidade com a legislação.

Também é preciso instalar o item corretamente, seguindo algumas orientações simples da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no caso de áreas residenciais, estabelecimentos comerciais, empresas e indústrias. 

De acordo com as regras, uma placa de sinalização deve ser disposta em locais livres de qualquer obstáculo que possa impedir sua visualização. 

Além disso, é necessário que a placa sinalização esteja bem conservada e em uma altura adequada para que todas as pessoas a vejam. Uma boa dica é colocá-las a 1,8 metro, a partir do piso.

Por fim, é indispensável respeitar uma distância mínima entre as placas de sinalização, a fim de evitar que as informações transmitidas fiquem confusas. 

Esse intervalo varia conforme o tamanho da área de instalação. No caso de uma rua grande com placas de “proibido estacionar”, recomenda-se uma distância de 60 metros entre as sinalizações, por exemplo. 

Seja para orientar, alertar ou informar, a placa sinalização desempenha um papel fundamental na segurança e organização de espaços públicos e privados. Por isso, é importante adquiri-la apenas de fornecedores qualificados.

Solicite um orçamento no Soluções Industriais para encontrar os melhores vendedores de placas do Brasil, que possuem catálogos versáteis e de alta qualidade! 

E caso deseje mais informações sobre esses produtos, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página! 


Ver maisVer menos

placas de sinalização

As placas de sinalização são essenciais para alertar sobre perigo, passar informações relevantes, indicar direções e garantir o cumprimento de regras.

Esses itens apresentam variados tamanhos e são classificados de diferentes maneiras, como “placas de identificação”, “placas de emergência” e “placas educativas”. 

Vale ressaltar que em alguns locais, como postos de combustíveis e condomínios residenciais, a presença de placas de sinalização específicas é obrigatória.

Agora que você já sabe tudo sobre a placa sinalização, faça uma cotação no Soluções Industriais e compare preços do produto com praticidade e segurança nos melhores fornecedores do Brasil!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação