Buscas relacionadas:

Peneira Estática

A peneira estática é utilizada em processos industriais para dividir partículas sólidas de líquidos com base no tamanho das partículas. Essa estrutura de peneiração é muito utilizada no tratamento de efluentes, separação de carnes e subprodutos de frigoríficos, produções químicas, entre muitos outros trabalhos. Entenda melhor suas funções nos tópicos abaixo!

  • O que é e como funciona a peneira estática?
  • Características da peneira estática
  • Vantagens da esteira estática
  • Aplicações da peneira estática
  • Como é feita a instalação da peneira estática?
  • Tipos de peneira estática

O que é e como funciona a peneira estática? 

A peneira estática é um equipamento simples, mas muito importante em diferentes segmentos. 

Sua função é reter e separar partículas sólidas de efluentes brutos, o que contribui para diversas atividades, do tratamento de fluidos à produção de bebidas. 

O funcionamento das peneiras estáticas tem início assim que um conteúdo a ser trabalhado é despejado na caixa de transbordo.

Essa recipiente está localizado na parte superior dos equipamentos e é responsável por reduzir movimentos intensos do fluido, assim como garantir uma vazão adequada. 

Após passar pela caixa de transbordo, o material depositado chega ao filtro da peneira estática para efluentes. 

O filtro é composto por uma tela com aberturas muito finas, que permite apenas a passagem de líquidos em direção a uma bandeja coletora. 

As partículas sólidas ficam retidas na tela e são removidas da peneira estática com total segurança por meio de uma calha. 

Dessa forma, o processo de separação ocorre de maneira eficiente, promovendo a purificação do líquido e a remoção efetiva de impurezas. 

Outros equipamentos e acessórios para remoção de impurezas 

A peneira estática é apenas um dos muitos equipamentos e acessórios utilizados para remover impurezas de líquidos, sólidos ou até mesmo fluxos de ar. 

Outros dois elementos muito populares nesses processos são as peneiras centrífugas e rotativas. 

Explicando brevemente cada uma, a peneira rotativa é muito utilizada para trabalhar com produtos pegajosos ou com tendência a se aglomerar, pois opera a partir de um intenso movimento giratório. 

Muito semelhante ao modelo anterior, a peneira centrífuga separa partículas estranhas ou em suspensão de diferentes matérias-primas com o apoio de uma lâmina. 

Também é possível encontrar equipamentos de separação específicos, como a peneira para moinho, ideal para a seleção de grãos usados na indústria alimentícia e farmacêutica.

Além das peneiras, é possível encontrar vários modelos de elementos filtrantes, como o filtro absoluto. Esse componente consegue reter partículas extremamente pequenas, muitas vezes na faixa de micrômetros, do ar. 

Ainda existe equipamentos como o separador magnético, que remove materiais ferromagnéticos de diferentes matérias-primas e sedimentos. 

Vale mencionar que esses ou quaisquer outros dispositivos de remoção de impurezas não atuam apenas na separação de partículas sólidas e substâncias líquidas. 

Isso porque eles também são fundamentais para manter a integridade de equipamentos subsequentes em linhas de produção, como um misturador inox, um tanque de cozimento, uma esteira transportadora de inox, um aparelho de ar-condicionado, etc. 

Características da peneira estática 

As peneiras estáticas são fabricadas com matérias-primas muito resistentes, como o aço inoxidável, o que minimiza as chances de rachaduras, perfurações e amassados. 

Além disso, o material dificilmente sofre corrosão, algo excelente para evitar contaminações no fluido que passa por suas aberturas.

Outra característica que deve ser mencionada é o formato curvado das telas presentes nos filtros das peneiras estáticas.

A curvatura não é um mero capricho no design, e sim uma maneira de facilitar o deslocamento das partículas sólidas em direção à calha que as elimina. 

Vale destacar ainda que esse filtro é projetado para não acumular partículas sólidas ao longo de sua extensão. No entanto, caso isso aconteça, a aplicação de um jato d’água é suficiente para evitar obstruções. 

Vantagens da peneira estática 

A peneira estática é ótima para a retenção de partículas sólidas e a separação destas de substâncias líquidas. Além disso, o equipamento destaca-se por assegurar as seguintes vantagens: 

  • Flexibilidade: A peneira estática é alimentada por bombeamento ou gravidade, adaptando-se às características de cada linha de produção ou tratamento de efluentes;
  • Fácil operação: A operação das peneiras estáticas é facilmente compreendida e executada, pois não requer processos complexos ou amplo conhecimento técnico; 
  • Economia: Os equipamentos em questão não dependem de energia elétrica para funcionar, o que traz uma economia considerável a longo prazo;
  • Fácil integração em processos industriais: as peneiras estáticas podem ser facilmente integradas em linhas de produção existentes, facilitando a melhoria ou expansão de processos sem grandes ajustes estruturais; 
  • Baixa necessidade de manutenção: como não possuem partes móveis sujeitas a desgaste contínuo, os equipamentos geralmente requerem menos manutenção. 

Algumas peneiras estáticas ainda permitem ajustes na abertura dos orifícios, o que oferece a capacidade de personalizar a filtragem de acordo com as necessidades específicas do processo.

Além disso, em muitos casos, elas podem operar continuamente, proporcionando um processo de separação ininterrupto e consistente.

Aplicações da peneira estática 

A aplicação mais conhecida da peneira estática é o tratamento de efluentes em estações especializadas.

A peneira estática tratamento de efluentes é capaz de remover pedaços de folhas, galhos, plásticos e outros detritos da água e do esgoto, por exemplo. 

Embora esse seja o uso mais comum, existem muitos outros setores que se beneficiam das peneiras estáticas, como o frigorífico. 

A peneira estática para frigorífico ajuda na separação de carnes e subprodutos, e assim otimiza a utilização de tais alimentos. 

Já a indústria têxtil precisa das peneiras estáticas para remover fios e fibras de tintas aplicadas no tingimento dos tecidos. 

As peneiras estáticas ainda estão presentes nas cervejarias, atividades de conservação alimentícia, usinas de açúcar e álcool, entre vários outros setores que requerem separações precisas. 

Otimize seus processos de separação e seleção com as peneiras de alto desempenho comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo seu orçamento! 

Em nossa plataforma, você também pode conhecer detalhes sobre como é feita a instalação das peneiras estáticas, bem como seus principais tipos. Basta rolar até o final da página para conhecer! 

Ver maisVer menos

Peneira Estática

Assim como a operação, o processo de instalação de uma peneira estática é bem simples, mas requer alguns pontos de atenção. 

Em primeiro lugar, é crucial escolher um local apropriado. Ele deve ser nivelado e capaz de suportar o peso do equipamento, além de proporcionar fácil acesso para manutenção e limpeza.

Com o local definido, é possível dar início ao processo prático de instalação. Para isso, é necessário preparar uma base de concreto, que será responsável pela fixação das peneiras estáticas. 

O equipamento é preso na base com o apoio de parafusos, buchas ou outros métodos de fixação recomendados pelo fabricante.

Como mencionado no tópico de vantagens, as peneiras estáticas operam sem eletricidade, portanto, procurar tomadas e outras fontes de energia próximas não é necessário. 

Tipos de peneira estática 

Uma peneira estática pode ser classificada de diferentes maneiras, seja com base nas suas dimensões ou atividades e segmentos aos quais é destinada. 

Por exemplo, existem opções de elementos de peneiração com oríficios de diferentes tamanhos, projetados para lidarem com partículas extremamente finas ou grossas. 

Já com relação às aplicações, elas podem envolver água residencial, efluentes industriais, sedimentos construtivos, impurezas microscópicas, etc. 

Também é possível categorizar uma peneira estática de acordo com seu bocal de alimentação. Algumas peneiras possuem bocais BSP e outras flangeados, posicionados lateralmente ou na parte posterior. 

Ficou interessado nas peneiras estáticas? Faça uma cotação no Soluções Industriais e seja atendido pelos maiores especialistas do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação