Buscas relacionadas:

Tubo De Latão

O tubo de latão é feito a partir da combinação de duas ligas metálicas: o cobre (Cu) e o zinco (Zn). Essa mistura permite criar estruturas com elevada resistência mecânica, química e térmica, o que é ideal para condução de fluidos, usinagem e fabricação de peças e instrumentos musicais. Quer saber mais sobre esse tubo? Então confira os tópicos abaixo!

  • Qual a função de um tubo de latão?
  • Aplicabilidade do tubo de latão
  • Características e vantagens do tubo de latão
TUBO DE LATÃO

Qual a função de um tubo de latão? 

O tubo de latão é frequentemente utilizado para condução de água potável, gás, óleo e outros fluidos, especialmente em construções residenciais, comerciais e industriais.

Além disso, é comum encontrar a estrutura em aplicações marítimas, como no transporte de água salgada, e em atividades de usinagem mecânica. 

Esses usos são comuns graças ao fato do produto ser fabricado com materiais capazes de resistir a ambientes úmidos e corrosivos, bem como a impactos.

O tubo latão também possui propriedades antimicrobianas, o que o torna compatível com aplicações em que a higiene é importante.

Devido às suas características e propriedades, a estrutura também é solicitada para desenvolver vários outros itens e sistemas, que serão destacados com mais detalhes abaixo. 

Aplicabilidade do tubo de latão

As principais aplicações do tubo de latão estão destacadas na listagem a seguir:

  • Construção civil: O tubo latão serve para o transporte de água e gás, recursos fundamentais em qualquer casa, apartamento, comércio, fábrica, etc.;
  • Feixes de molas: Os feixes de molas usados em diversos equipamentos podem ser fabricados a partir de tubos de latão, a fim de que entreguem a resistência necessária em atividades com alta pressão e movimentos repetitivos; 
  • Indústria automotiva: Peças de automóveis feitas com latão costumam apresentar um ótimo desempenho e durabilidade, dispensando altos gastos com manutenção;
  • Instrumentos musicais: Os atributos acústicos de um tubo latão são bem melhores que os de outros materiais. Por isso, é comum que o elemento componha também alguns instrumentos musicais, como trompas;
  • Elementos decorativos: O latão destaca-se por seu aspecto visual elegante, o que o torna ideal para artigos de decoração em residências e escritórios;
  • Indústria bélica: Canos de latão são encontrados em armamentos, seja para uso militar ou esportivo;
  • Geradores de energia: Por ser uma liga metálica, o latão é um ótimo condutor de energia elétrica e, portanto, pode estar presente em geradores.

Além de conhecer as inúmeras possibilidades de utilização do tubo latão, é interessante entender suas características e vantagens. No tópico a seguir, esses dados serão destacados com mais detalhes. 

Características e vantagens do tubo de latão 

Existem diversos fatores sobre o tubo de latão que explicam sua popularidade até entre os compradores mais exigentes.

Em primeiro lugar, o tubo latão possui uma composição muito interessante, feita a partir de uma mistura de cobre e zinco. 

Geralmente, o cobre é responsável por metade de toda a estrutura de um tubo de latão, enquanto a quantidade de zinco varia conforme o processo de fundição utilizado.

Essa combinação confere à tubulação industrial resistência mecânica e química, o que é essencial em aplicações agressivas. 

Além disso, o tubo latão é capaz de manter estável a temperatura das substâncias que transporta.

Essa vantagem é fundamental para reduzir os custos em locais que usam sistemas de aquecimento e resfriamento de líquidos e gases, uma vez que não será necessário utilizar muita energia para reaquecê-los. 

Por ser aplicado em diversos segmentos e atividades, o tubo de latão pode ser fabricado de diferentes maneiras, com seus modelos se distinguindo inclusive em relação ao comprimento e diâmetro. 

No entanto, independentemente da forma de produção, essas estruturas são sempre maleáveis e apresentam uma baixa temperatura de fusão. 

Tais características facilitam a fabricação, transporte e instalação de tubulações de latão. 

Vale ressaltar ainda que o tubo latão não demanda grandes reparos frequentes, apenas rápidas inspeções visuais regulares. 

No entanto, é importante solicitar a manutenção de um tubo de latão rapidamente caso alguma imperfeição seja notada em sua superfície.

Isso porque a legislação brasileira é bastante rigorosa com as indústrias que não cuidam adequadamente de suas tubulações e permitem vazamentos, especialmente quando o problema passa a afetar a fauna e flora ou a saúde dos trabalhadores. 

Nesses casos, o resultado é sempre uma multa alta ou interdições nas áreas de trabalho, o que pode ocasionar prejuízos ainda maiores. 

Informações adicionais sobre o tubo de latão

O tubo de latão tem se tornado popular especialmente nos segmentos industriais, pois costuma possuir um preço de mercado inferior ao de outras ligas metálicas. 

Apesar disso, a eficácia do tubo latão não deixa nada a desejar a nenhum de seus materiais “concorrentes”. 

Isso porque a fabricação de um cano de latão deve seguir rigorosos critérios de qualidade estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e órgãos internacionais, no caso dos modelos exportados. 

Por esse motivo, é recomendável que a aquisição de um tubo em latão seja feita apenas em fornecedores de confiança, como os parceiros do Soluções Industriais! 

Solicite um orçamento em nossa plataforma, a maior do segmento B2B da América Latina, para conhecer catálogos, preços e excelentes condições de pagamento. 

E caso deseje mais informações sobre esta importante estrutura, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Tubo De Latão

O tubo de latão é uma ótima escolha para profissionais da construção civil e fabricantes de diversos produtos, com instrumentos musicais e artigos decorativos. 

Isso porque o material apresenta resistência mecânica, capacidade de condução elétrica e isolamento térmico, além de oferecer ótimas propriedades acústicas. 

Não por acaso, é bastante comum que o latão seja utilizado até mesmo para construir um sistema de tubulação industrial, que normalmente lida com altas temperaturas e outras condições adversas. 

Ficou interessado no tubo latão? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação