Buscas relacionadas:

Piso Acústico

O piso acústico é um revestimento projetado para reduzir a propagação de ruídos causados por quedas de objetos, movimentação de móveis, operação de equipamentos ou até tráfego intenso de pessoas. Ele é especialmente útil em locais onde o conforto acústico é uma prioridade, como escritórios, estúdios de gravação e residências. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o piso acústico?
  • Por que investir em um piso acústico?
  • Como deve ser feita a aplicação do piso acústico?

O que é e para que serve o piso acústico?

O piso acústico ou antirruído é desenvolvido para garantir uma redução significativa da propagação de ruídos entre diferentes ambientes, uma função semelhante à desempenhada pela manta de polietileno. 

Ele é feito a partir de uma combinação de caibros de madeira, borracha, lã, compensado, fita banda acústica, entre outros materiais isolantes.

Esses elementos unidos criam uma barreira muito eficaz contra barulhos excessivos provocados por quedas de objetos, móveis arrastados, passagem de água nos encanamentos e operação de máquinas e equipamentos, como geladeiras e lavadoras de roupas.

No mercado, é possível encontrar o piso isolamento acústico em diferentes designs e espessuras.

Isso permite reunir aspectos funcionais do piso acústico e questões relacionadas à decoração dos locais de instalação. 

Onde é possível instalar um piso antirruído? 

Embora seja frequentemente instalado em residências, o piso antirruído tem um ótimo desempenho em escritórios empresariais, centros comerciais, restaurantes, hotéis e até indústrias que trabalham com equipamentos pesados. 

O piso acústico também é frequentemente utilizado em espaços onde o controle do som é essencial, como estúdios de gravação, salas de cinema e teatros. 

Além disso, ele pode ser uma excelente escolha para salas de aula, hospitais, bibliotecas e qualquer ambiente onde o conforto acústico seja importante. 

Uma dica adicional é instalar o piso antirruído também no forro dos imóveis, a fim de reduzir a transmissão dos ruídos internos ao exterior. 

Isso é interessante principalmente ao ter outras construções próximas, sejam residenciais ou empresariais.   

Isolamento e absorção acústicos são a mesma coisa?

Isolamento e absorção acústicos são conceitos diferentes, embora ambos estejam ligados à redução de ruídos. 

Resumidamente, o isolamento acústico é feito para impedir que sons altos sejam transferidos do interior para o exterior dos ambientes.

Já a absorção acústica tem como intuito evitar que ondas sonoras reflitam no teto, chão e paredes, causando reverberações e ecos excessivos. 

Por que investir em um piso acústico?

Além de tornar os ambientes mais confortáveis, o piso acústico oferece outras importantes vantagens, como as destacadas na listagem a seguir: 

  • Saúde preservada: Ruídos em situações pontuais podem não ser tão prejudiciais. No entanto, se os barulhos são recorrentes, podem provocar estresse e problemas de saúde. O piso acústico existe para evitar isso;
  • Resistência à umidade: Os pisos antirruídos não sofrem danos com a umidade, o que os torna uma escolha durável e de baixa manutenção para áreas sujeitas a exposição à água;
  • Durabilidade: O revestimento também resiste a impactos e tráfego intenso de pessoas e veículos, algo especialmente útil em centros comerciais e áreas de trabalho e lazer em geral; 
  • Valorização do imóvel: Investir em um piso antirruído de qualidade pode valorizar o imóvel, tornando-o mais atraente para futuros compradores ou locatários;
  • Conforto térmico: Alguns tipos de pisos acústicos também possuem propriedades isolantes, ajudando a manter a temperatura do ambiente mais estável e confortável. 

Além dessas vantagens, o piso antirruído destaca-se por apresentar fácil instalação e manutenção. 

Como deve ser feita a aplicação do piso acústico?

A aplicação de um piso acústico deve ser feita com cuidado e atenção para garantir a eficácia na redução de ruídos. 

Em primeiro lugar, é necessário corrigir qualquer dano existente no contrapiso, como irregularidades, rachaduras ou umidade. 

Isso pode exigir o uso de materiais de nivelamento ou impermeabilizantes, dependendo da situação.

Em seguida, é importante aplicar uma camada de manta acústica sobre o contrapiso preparado. Essa manta tem a função de absorver e dissipar as vibrações sonoras, contribuindo para a eficiência do piso.

Após a instalação da manta, o piso acústico propriamente dito pode ser colocado. Durante o serviço, é fundamental seguir as recomendações do fabricante quanto à cola ou adesivo a ser utilizado, assim como as instruções para o encaixe correto das peças. 

Depois da instalação, é importante verificar se o piso está nivelado e sem irregularidades visíveis, bem como se não há rangidos ou barulhos indesejados.

Com tudo pronto, já é possível colocar o revestimento sobre o qual as pessoas caminham em cima da camada isolante. 

A boa notícia é que o piso acústico pode ser combinado com praticamente todos os revestimentos, de azulejos a peças de madeira. 

Vale ressaltar que o serviço de instalação do piso antirruído deve ser feito apenas por profissionais qualificados. 

Quer ser atendido por quem mais entende de piso acústico? Solicite seu orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final desta página! 


Ver maisVer menos

Piso Acústico

O piso acústico é perfeito para residências, escritórios empresariais, centros comerciais e muitos outros locais com tráfego constante de pessoas.

A estrutura serve para minimizar ruídos causados por diversas situações, de quedas de objetos à operação de máquinas e equipamentos, como geladeiras e lavadoras de roupas. 

Além do piso antirruído, existem outras opções muito eficazes quando se trata de proporcionar conforto acústico, como a manta de polietileno.

Agora que você já sabe tudo sobre o piso acústico, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens que apenas a maior plataforma B2B da América Latina oferece!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação