Buscas relacionadas:

Exaustor industrial

O exaustor industrial remove gases, vapores, fumaças, poeiras e outros contaminantes do ar em diversos ambientes. Disponível nos modelos axial e centrífugo, esse item é essencial para a segurança das pessoas e o bom funcionamento de maquinários. Para conhecer melhor suas principais vantagens, características e aplicações, confira os tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve o exaustor industrial?
  • Como funciona um exaustor industrial?
  • Benefícios do exaustor industrial
  • Aplicações dos exaustores industriais
  • Tipos de exaustores industriais
  • Como escolher o melhor exaustor industrial?
exaustor industrial

O que é e para que serve o exaustor industrial?

O exaustor industrial é essencial em locais que geram grandes quantidades de poluentes, como fábricas de produtos químicos e cozinhas industriais. 

Isso porque o equipamento é utilizado para remover gases, vapores, poeiras, fumaças e odores do ambiente de trabalho.

Seu uso faz com que a saúde dos trabalhadores seja preservada e evita a contaminação do meio ambiente, dando a destinação adequada às substâncias agressivas.

Como funciona um exaustor industrial?

O exaustor de cozinha industrial ou qualquer outro modelo opera por um sistema composto por uma rede de dutos, filtro e captador de ar, caixa de ventilação e equipamentos que realizam o tratamento do conteúdo que deve ser eliminado do ambiente.

Basicamente, o aparelho renova o ambiente produzindo pressão, atividade realizada a partir de uma energia mecânica de rotação. 

Essa pressão é responsável por criar um fluxo de ar que se desloca sempre de uma área com maior densidade de poluentes para outra livre dessas substâncias.

Isso garante que superfícies presentes em determinado espaço, como uma mesa de aço inox, não acumulem elementos prejudiciais à saúde humana.

Benefícios do exaustor industrial

Além de ser fundamental para manter um ambiente de trabalho saudável, o exaustor traz benefícios para outros maquinários. 

Isso porque os exaustores industriais conseguem deixar a temperatura das áreas em que estão instalados ideais para o funcionamento dos demais aparelhos, o que reduz riscos de superaquecimento, incêndios e explosões. 

Portanto, não é exagero afirmar que um exaustor industrial de qualidade minimiza as chances de mau funcionamento e quebra de equipamentos, evitando manutenções fora do prazo esperado e, consequentemente, gastos desnecessários.

Sem contar que a própria remoção de substâncias indesejáveis feita pelosistema de exaustão industrial contribui para que a superfície e estruturas internas das máquinas não oxidem ou sofram outros danos. 

Por fim, os exaustores industriais não apenas diminuem as chances de contaminação, como também tornam o local de trabalho mais agradável para os funcionários, já que o vento produzido durante suas operações não causa incômodos e ainda é refrescante. 

exaustor

Aplicações dos exaustores industriais

Embora seja constantemente associado a fábricas e demais ambientes que produzem os mais variados materiais, o exaustor industrial também é utilizado em áreas urbanas. 

Por exemplo, o equipamento elimina a fumaça e o calor excessivo gerados durante o preparo das carnes em uma churrascaria.

Já em hotéis, o exaustor industrial impede a proliferação de cheiros de cigarros acesos em áreas em que fumar não é permitido, além de garantir uma boa ventilação em espaços de lazer.

Garagens fechadas, como as de condomínios, precisam do equipamento para que substâncias tóxicas emitidas por veículos não comprometam a respiração dos motoristas e seus passageiros.

Por sua vez, os donos de restaurantes solicitam o exaustor para cozinha industrial para eliminar poluentes e odores indesejados, bem como assegurar uma circulação constante de ar limpo. 

Tipos de exaustores industriais

Os modelos de exaustores industriais são sempre classificados como "axial" ou "centrífugo”. Ambos apresentam diferentes níveis de vazão e pressão, mas diferenciam-se em alguns aspectos.

Um exaustor industrial centrífugo é mais indicado para a circulação de ar em ambientes amplos, como indústrias, especialmente as que trabalham com elementos inflamáveis ou corrosivos.

Além disso, é possível encontrar modelos centrífugos que atuam como um “aspirador de pó”, removendo pequenas partículas soltas durante as produções industriais. 

Outra característica própria de alguns exaustores industriais centrífugos é a presença de um rotor radial com pás direcionadas para trás, que operam com baixo consumo de eletricidade.

Por sua vez, os tiposde exaustores industriais tem sua instalação recomendada em locais fechados, como casas de shows e restaurantes. 

Esses aparelhos podem ser colocados em paredes ou telhados e também cumprem com eficácia a função de tornar o ar mais puro.

Como escolher o melhor exaustor industrial?

A escolha do melhor exaustor industrial deve considerar inicialmente a área que receberá o equipamento, a fim de optar por um modelo com recursos adequados ao tamanho do espaço e suas particularidades.

Em um local com grande densidade de substâncias tóxicas, é interessante contar com exaustores industriais que proporcionem uma alta taxa de fluxo de ar, para que tais elementos sejam rapidamente expelidos, por exemplo. 

Feita essa análise, é o momento de verificar outros critérios, como o custo-benefício e o material de fabricação do exaustor, além de certificar-se de que sua hélice possui um bom balanceamento dinâmico e estático. 

Uma boa dica para comprar exaustores industriais quando não se tem um conhecimento técnico avançado sobre esses itens é buscar o auxílio de fornecedores especializados.

O Soluções Industriais reúne os profissionais referências no segmento para te ajudar nessa missão! Faça já uma cotação gratuita em nossa plataforma e seja atendido por quem mais entende de exaustores!

Mas caso queira ter mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que escrevemos para você no final desta página!

Ver maisVer menos

Exaustor industrial

O exaustor industrial é um equipamento essencial para garantir a remoção de substâncias indesejáveis e perigosas em ambientes como fábricas, cozinhas e garagens. 

Sem sua presença, gases tóxicos e outros elementos podem se acumular no ar ou em superfícies, como em uma mesa de aço inox, colocando em risco a saúde das pessoas que circulam pela área em questão.

Agora que você já conhece a importância dos exaustores industriais, solicite seu orçamento e compare preços com praticidade e segurança no Soluções Industriais!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação