Buscas relacionadas:

Bandeja de Isopor

A bandeja de isopor é uma embalagem descartável utilizada para embalar alimentos frescos, como carne, peixe, frutas e legumes. Sua capacidade de isolamento ajuda a manter a temperatura dos produtos, bem como os protege contra umidade e impactos externos. Entenda melhor as funções, vantagens e recomendações de uso da bandeja nos tópicos listados abaixo! 

  • O que é e para que serve a bandeja de isopor?
  • Principais características da bandeja de isopor
  • Recomendações de uso da bandeja de isopor

O que é e para que serve a bandeja de isopor? 

A bandeja de isopor é essencial em ambientes como supermercados, padarias, sacolões e indústrias alimentícias. 

Sua principal função é armazenar de maneira segura produtos como legumes, frutas, frios, cookies, donuts, peixes, pedaços de frango e carnes vermelhas. 

Essa embalagem especial é leve e plana, bem como pode ser moldada em diferentes tamanhos e formatos. 

Para exemplificar, os fabricantes especializados produzem a bandeja de isopor redonda ou mesmo opções de embalagem isopor retangular.

Ainda vale mencionar que a bandeja isopor não tem tampa, sendo normalmente envolvida por um plástico transparente e muito resistente a impactos e atritos.

A força do plástico impede que os alimentos sejam acidentalmente contaminados ou amassados durante o manuseio por parte dos potenciais compradores. 

Já a transparência permite que as pessoas vejam as mercadorias e tenham a certeza de que estão levando alimentos frescos para casa.

Graças à importância que possuem, tanto as bandejas quanto os plásticos devem ser produzidos a partir dos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.  

Por isso, antes de serem disponibilizados para venda, esses itens precisam passar por testes que asseguram um ótimo desempenho mesmo nas aplicações mais exigentes, como a embalagem de produtos grandes que demandam muita flexibilidade do isopor e do plástico.

Principais características da bandeja de isopor 

A bandeja de isopor é muito utilizada para realizar o armazenamento e exposição de produtos perecíveis. No entanto, tais usos só são possíveis graças ao fato do produto assegurar: 

  • Resistência a variações de temperatura: O isopor não danifica quando exposto a variações moderadas de temperatura. Por isso, ele pode ser utilizado para armazenamentos refrigerados ou congelados; 
  • Isolamento térmico: A bandeja isopor é capaz de conservar a temperatura dos alimentos por um longo período, estejam eles frios ou quentes. Assim, tanto o sabor quanto a textura das comidas permanecem a mesma por mais tempo;
  • Impermeabilidade: A qualidade dos alimentos protegidos por essas bandejas não é comprometida pela entrada de água, pois o isopor impede a passagem de umidade ao seu interior;  
  • Resistência química: As substâncias químicas mais comuns nas residências e comércios não costumam afetar a integridade da bandeja isopor. 

Outro ponto positivo da bandeja é a possibilidade de personalização da estrutura com rótulos ou adesivos, o que possibilita a criação de embalagens atrativas e informativas.

Tudo isso combinado faz com que a bandeja isopor possa ser colocada em uma prateleira de mercado, uma caixa térmica, uma geladeira residencial, um balcão aquecido, entre vários outros locais. 

Recomendações de uso da bandeja de isopor 

Seguir algumas recomendações básicas ajuda a tirar o melhor proveito da bandeja de isopor e contribui para práticas mais sustentáveis.

Em primeiro lugar, uma bandeja isopor não deve ser levada a fornos convencionais ou micro-ondas.

Expor o material a aquecimentos intensos pode comprometer sua capacidade protetora e, consequentemente, a segurança alimentar. 

Também é importante saber que a bandeja isopor não depende de nenhum forro entre sua superfície e os alimentos, pois o material é muito higiênico. 

No entanto, é importante evitar o contato direto com alimentos muito gordurosos, ácidos ou quentes, pois essas substâncias podem danificá-la e comprometer suas propriedades. 

Além disso, é recomendável tomar certos cuidados ao manuseá-la. Por exemplo, é importante mexer nessas estruturas com as mãos completamente limpas, bem como tocá-las com delicadeza para impedir o surgimento de rasgos e furos.

No momento de guardá-las, o ideal ainda é optar por espaços reservados na geladeira, freezer ou armário, preferencialmente longe de áreas pontiagudas. 

Vale mencionar ainda que a bandeja de isopor é um recipiente de uso único. Portanto, mesmo quando lavada e aparentemente em bom estado de conservação, ela não pode reembalar alimentos. 

Inclusive, descartar o item de maneira correta é uma forma de ajudar o meio ambiente, pois o isopor é 100% reciclável. 

Uma bandeja de isopor deve ser depositada em lixeiras de coleta seletiva vermelhas, destinadas aos plásticos. Isso garante que ela será direcionada a centros de reciclagem autorizados. 

A título de curiosidade, o isopor pode passar por processos de reaproveitamento mecânicos, energéticos ou químicos.

No primeiro, o isopor é granulado e posteriormente usado como matéria-prima para a fabricação das próprias bandejas e outros recipientes. 

Já nos procedimentos energéticos, o material é transformado em combustível para a geração de eletricidade ou insumos utilizados nos sistemas de aquecimento.

Por fim, a reciclagem química envolve produzir vapor de água ou gás carbônico a partir do isopor. 

Armazene alimentos perecíveis com segurança! Solicite um orçamento de bandeja isopor no Soluções Industriais e entre em contato com nossos parceiros especializados. 

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Bandeja de Isopor

A bandeja de isopor é comumente utilizada na embalagem de carnes, frutas, verduras, legumes, frios e produtos fabricados em padarias. 

O material é leve e possui propriedades de isolamento térmico, o que o torna eficaz para manter os alimentos frescos por mais tempo. 

Essa capacidade também permite armazená-lo em ambientes adversos, como uma caixa térmica, que geralmente é preenchida com gelo para manter produtos em baixas temperaturas. 

Ficou interessado? Faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação