Buscas relacionadas:

capacitor eletrico

O capacitor elétrico, também conhecido como condensador elétrico, é um dispositivo eletrônico capaz de realizar a armazenagem de cargas em um circuito. Com ele, é possível garantir uma redução significativa de perdas de energia e melhorar os níveis de tensão na instalação. Quer conhecer tudo sobre os capacitores elétricos? Então,  navegue pelos tópicos abaixo! 

  • O que é o capacitor elétrico?
  • Função dos capacitores
  • Como funciona o capacitor elétrico?
  • Onde os capacitores elétricos são usados?
  • Tipos de capacitores
  • O que é a capacitância?
  • Diferença entre capacitor elétrico e resistor

O que é o capacitor elétrico?

Um circuito elétrico consiste em um conjunto de dispositivos e acessórios capazes de criar um caminho fechado que produz uma corrente elétrica, responsável pela distribuição de energia em residências, comércios e indústrias. 

Para que ele seja capaz de funcionar, o primeiro passo é garantir que tenha todos os acessórios necessários, como os geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, entre outros. 

Focando no capacitor elétrico, ele consiste em um componente que pode ser encontrado em diferentes especificações e serve para reagir a passagem de correntes.

Com relação a sua estrutura, o condensador elétrico é fabricado com duas placas metálicas separadas por um material dielétrico.

Explicando em outras palavras, o dispositivo é constituído por dois materiais condutores (um positivo e um negativo), normalmente de alumínio ou latão, que são divididos por uma placa isolante, a fim de promover mais precisão para suas funções.

Função dos capacitores

Depois de entender o básico sobre o que é o capacitor elétrico e como ele é estruturado, é importante que o cliente saiba detalhes sobre a função que ele desempenha.

Como já ressaltado, o dispositivo costuma ser empregado para reagir a passagem de correntes. No entanto, limitar sua função a isso é um terrível erro. 

Também chamado de capacitor eletrônico, o acessório tem como principal finalidade realizar o armazenamento de cargas elétricas que serão descarregadas posteriormente, bem como estabilizar os fluxos. 

Encontrado em basicamente todos os sistemas eletrônicos, inclusive no motor elétrico com capacitor, o equipamento acumula as cargas elétricas para liberá-las de maneira flexível em casos de resistência nos terminais. 

Como funciona o capacitor elétrico?

Não dá para aprender sobre o que é e para que serve o condensador elétrico e não entrar na maneira como o dispositivo funciona. 

Ao ser conectado com uma fonte de tensão, o capacitor elétrico realiza um processo de acumulação de carga de energia por meio de um campo magnético. 

Sobre o assunto, é importante lembrar que existe uma placa ligada ao polo positivo e outra ao polo negativo, sendo que o material isolante da estrutura faz com que as cargas não se combinem. 

Em suma, essa divisão é fundamental para evitar que o condensador elétrico entre em curto- circuito e danifique todo o sistema de armazenagem e distribuição. 

Voltando para o funcionamento geral do dispositivo, ele costuma atuar apenas depois que realiza o carregamento completo, que é definido quando a tensão no condensador elétrico for máxima, ou seja, igual a tensão da fonte. 

Para chegar nesse resultado, é necessário analisar os valores de residência do circuito e o valor de capacitância do elemento.

Mesmo que possa levar diferentes períodos para carregar, o capacitor elétrico costuma apresentar uma descarga rápida, sendo ideal para aparelhos de alta potência.

Onde os capacitores elétricos são usados?

Analisando de um modo geral, o capacitor elétrico costuma ser aplicado em uma ampla gama de circuitos eletrônicos, que vão desde os mais simples até os mais complexos. 

Assim, é comum fazer a instalação em circuitos retificadores, conversores e reversores, bem como no auxílio da partida de motores industriais. 

Como se não bastasse as utilizações anteriores, o condensador elétrico também é excelente na proteção dos circuitos contra oscilações de redes, alimentações breves e em alguns processos de correção de fator potência. 

Dando uma utilidade um pouco mais específica para o capacitor elétrico, ele pode ser usado em sensores, osciladores, filtros de ruídos, divisores de frequência de áudio, radares e aceleradores de partículas. 

Quer saber mais sobre os melhores fabricantes e fornecedores de condensador elétrico? Confira as ofertas que o Soluções Industriais separou para você comprar com ótimos preços!

Ver mais Ver menos

capacitor eletrico

Tipos de capacitores

Cada circuito elétrico possui suas próprias características e necessidades, que devem ser respeitadas para evitar falhas no sistema que possam comprometer o funcionamento do aparelho ou até mesmo a integridade física de quem circula pelo local de instalação. 

É justamente por isso que existem diversos tipos de condensadores elétricos, que são nomeados de acordo com o material dielétrico que separa as placas condutoras. 

Entre os principais modelos de capacitor elétrico, destacam-se:

Capacitor cerâmico 

Encontrado em formato de disco, o condensador elétrico cerâmico é capaz de realizar o armazenamento de pequenas quantidades de cargas elétricas e é utilizado em circuitos de alta frequência e corrente contínua (CC). 

Capacitor de poliéster

Compacto, o capacitor elétrico de poliéster é composto por várias camadas do material e costuma ser empregado em circuitos de alta frequência. 

Um fator interessante sobre o modelo é o fato que ele possui alta resistência mecânica e a altas temperaturas, assegurando uma maior vida útil.

Capacitor eletrolítico

Encontrados em fontes de tensão, que precisam não apenas manter o sistema estável, mas também filtrar possíveis ruídos que possam vir da rede elétrica, o capacitor elétrico do tipo eletrolítico é reconhecido por sua espessura pequena. 

No mercado, o modelo é comercializado com polaridade definida, ou seja, com um jeito específico de ser utilizado e é muito importante que as recomendações sejam respeitadas. 

Caso as orientações de utilização não sejam seguidas à risca, o dispositivo sofre danos em sua estrutura, podendo inclusive explodir e liberar gases, dependendo de sua qualidade. 

Capacitor de tântalo

Os capacitores de tântalo são modelos utilizados para substituir o condensador elétrico eletrolítico quando é necessário realizar a minimização do circuito. 

Devido ao seu material de confecção, o dispositivo costuma apresentar um menor índice de fuga de corrente e uma longa vida útil. 

Porém, assim como o tipo anterior, é importante tomar cuidado no momento de realizar sua polarização, pois o processo incorreto pode causar explosões. 

Capacitor de mica

Apresentando elevada estabilidade quando envolve fatores relacionados à temperatura e a perda de carga, o modelo pode ser empregado em circuitos que atuam com potências elevadas.

Capacitor variável

Utilizados constantemente em circuitos sintonizados, o compensador elétrico do tipo variável pode operar com altas potências e tensões e possuem o ar como material dielétrico.

Além de todos os modelos citados, o capacitor elétrico também pode ser encontrado com material dielétrico de SMD, que é compatível com todo tipo de equipamento eletrônico, bem como em óleo e papel. 

Mais difíceis de serem encontrados, os compensadores elétricos desenvolvidos com esses materiais costumam ser destinados para equipamentos valvulados, que requerem alta isolação.

O que é a capacitância?

Na atualidade, a capacitância é a propriedade que estabelece a quantidade de carga elétrica que um condensador elétrico é capaz de armazenar. 

Com unidade de medida dada em farads (F), a propriedade é representada pela letra C e é definida pelas dimensões das placas, diretamente proporcional à área e inversamente proporcional à espessura do dielétrico. 

Desse modo, quanto maior for a quantidade de cargas acumuladas em um capacitor elétrico, maior será a sua capacitância, ou seja, quanto mais carga, mais intenso será o campo elétrico. 

Vale citar também que, independentemente se for um capacitor para motor trifásico ou para qualquer outra finalidade, as questões geométricas, focadas na distância entre as placas condutoras e a sua área, também impactam nos resultados.

Apesar de ser um tópico um pouco mais complexo de entender, o cliente pode ficar tranquilo com relação ao estabelecimento desses dados, pois a capacitância e a tensão que o capacitor elétrico suporta já vem estabelecidos de fábrica.

Diferença entre capacitor elétrico e resistor

Durante o processo de compra de um condensador elétrico, é comum que o cliente também encontre outros itens destinados para circuitos elétricos, como o resistor. 

Todavia, é de vital importância que ele não confunda os dois dispositivos, pois a utilização incorreta pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema. 

Resumidamente, o resistor elétrico caracteriza-se como um componente capaz de realizar a conversão de energia elétrica em energia térmica ou fazer a alteração do valor da ddp (diferença de potencial). 

Por outro lado, o capacitor elétrico é utilizado para se opor à passagem da corrente elétrica, realizando o armazenamento da energia elétrica ou eletrostática com segurança. 

Seja o capacitor de motor elétrico ou o destinado para qualquer outra função, também é possível realizar a instalação de um banco de capacitores automáticos

Em suma, o sistema caracteriza-se por permitir um controle mais inteligente das instalações, assegurando a identificação da potência consumida e realizando o equilíbrio do sistema. 

Devido a característica automática, a instalação ainda assegura mais agilidade e precisão, visto que tarefas complexas ou repetitivas passam a ser realizadas com o apoio da tecnologia. 

Agora que você já sabe as principais informações sobre o capacitor elétrico e onde ele pode ser instalado, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação