Buscas relacionadas:

Bombas magnéticas

As bombas magnéticas transportam diversos líquidos perigosos com eficácia, precisão e segurança. Esses equipamentos são muito utilizados em indústrias químicas, estações de tratamento de água, centros de hemodiálise, entre outros locais onde não podem ocorrer vazamentos. Confira os tópicos abaixo e conheça melhor os benefícios e tipos do dispositivo.

  • O que são e para que servem as bombas magnéticas?
  • Como funcionam as bombas magnéticas?
  • Modelos de bombas magnéticas
  • Benefícios das bombas magnéticas
  • A importância da manutenção em bombas magnéticas

O que são e para que servem as bombas magnéticas?

As bombas magnéticas são dispositivos que transportam líquidos a partir da ação de ímãs, responsáveis por transmitir energia durante o procedimento.

Esses equipamentos costumam operar com fluidos tóxicos, corrosivos, voláteis ou ácidos, que, se vazados, colocariam em risco a integridade de trabalhadores e do próprio ambiente. 

Por esse motivo, a bomba magnética é frequentemente encontrada em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas e alimentícias, centros de hemodiálise, estações de tratamento de água, entre outros locais que trabalham com líquidos perigosos. 

Como funcionam as bombas magnéticas?

As bombas magnéticas funcionam por meio de um sistema de acoplamento magnético, que permite transmitir o movimento do motor para o rotor da bomba sem a necessidade de um eixo mecânico. 

Isso é possível graças à presença de ímãs no dispositivo, que geram dois campos magnéticos: um externo, que é conectado ao motor, e outro interno, fixo ao rotor centrífugo.

Sobre a operação em si, o giro do motor e, consequentemente, do ímã externo, ocasiona a transmissão de torque (força) necessária para o rotor operar. 

Esse conjunto de movimentos faz com que o líquido inicie o seu fluxo rumo à saída da bomba, sem entrar em contato direto com partes que poderiam ser corroídas.

Embora não haja esse toque, o ímã interno ainda recebe uma camada protetora fabricada com um termoplástico anticorrosivo para protegê-lo contra possíveis vazamentos.

Para concluir, é importante citar que o funcionamento com ímãs diferencia as bombas magnéticas dos demais modelos, como a bomba vibratória e a bomba de deslocamento, por exemplo.

Modelos de bombas magnéticas

Existem diversos modelos de bombas magnéticas disponíveis no mercado, conforme destacado na listagem a seguir: 

  • Bomba magnética plástica: Normalmente construída em polipropileno ou PVDF, com o reforço de fibras de vidro ou de carbono, o modelo é muito utilizado em sistemas de refrigeração e em processos de dosagem e mistura; 
  • Bomba magnética de metal: Ideal para o transporte de líquidos que apresentam altas temperaturas de maneira constante; 
  • Bomba centrífuga revestida: A bomba centrífuga magnética é fabricada em ferro fundido e capaz de suportar vazões elevadas; 
  • Bomba magnética positiva metálica: Possui o corpo em aço inox, carbono ou ferro fundido e conta com um sistema que a protege contra trabalhos a seco; 
  • Bomba magnética positiva plástica: Se diferencia por não contar com peças metálicas no caminho percorrido pelos fluidos;
  • Bomba magnética positiva dosadora: Perfeita para uma dosagem precisa de líquidos, tem um tamanho compacto e é formada por materiais extremamente resistentes, como aço inox e titânio. Além disso, é capaz de descartar gases gerados durante a decomposição de produtos químicos específicos; 
  • Bomba magnética positiva de três furos: Indicada para locais onde o processo de instalação e manutenção são de difícil acesso, como porões, pois apresenta alta confiabilidade e baixíssimo risco de vazamentos. 

Benefícios das bombas magnéticas

As bombas magnéticas são muito confiáveis quando se trata de evitar vazamentos, pois não possuem selos mecânicos ou outros componentes que poderiam sofrer danos ao entrar em contato com fluidos corrosivos. 

Isso torna o transporte de líquidos agressivos mais seguro, bem como diminui a necessidade de manutenções constantes nos dispositivos.

Além disso, ao impedir que a operação com materiais perigosos saia do controle, o item ainda ajuda a proteger o meio ambiente, pois os fluidos não entrarão em contato com o solo ou a água. 

As bombas magnéticas ainda combatem o desperdício de produtos e, consequentemente, não geram gastos desnecessários. 

Por fim, o sistema hermético desse tipo de bomba mantém vapores venenosos ou contagiantes longe do contato com os operadores, evitando diversos problemas de saúde. 

A importância da manutenção em bombas magnéticas

Embora não demandem inspeções e reparos constantes, alguns fatores ajudam a ampliar ainda mais a vida útil das bombas magnéticas

Em primeiro lugar, é preciso considerar que há três tipos de manutenção desses dispositivos: a preventiva, a preditiva e a corretiva. 

A manutenção preventiva é a mais importante e, muitas vezes, faz com que a corretiva não seja necessária. O serviço inclui principalmente ajustes pontuais e limpezas de componentes. 

Já a manutenção preditiva serve para verificar o comportamento da bomba durante as operações e, se necessário, corrigir determinadas ações.

Por último, a corretiva é realizada quando uma imperfeição já foi identificada ou a bomba magnética parou de funcionar. 

O ideal é evitar que isso ocorra, já que requer a interrupção das atividades que dependem do equipamento. 

Por fim, o diagnóstico do funcionamento das bombas magnéticas pode ser aperfeiçoado com componentes adicionais, como monitores de carga e sensores de temperatura. 

Quer comparar preços de bombas magnéticas com praticidade e segurança? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo! 

Mas caso precise de mais informações sobre o tema, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Bombas magnéticas

As bombas magnéticas são ideais para o transporte de líquidos perigosos e que, portanto, não podem vazar para o ambiente externo.

Diferentemente de outros modelos, como a bomba vibratória e a bomba de deslocamento, a versão magnética dispensa a presença de selos mecânicos, pois usa um conjunto de ímãs para funcionar. 

Além disso, seu sistema otimizado de vedação impede que vapores venenosos gerados pelos fluidos escapem e coloquem em risco a saúde dos operadores. 

Se interessou pelo produto? Faça já sua cotação gratuita e seja atendido pelos parceiros do Soluções Industriais, que contam com profissionais de referência no segmento para te ajudar! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação