Sequestrantes De Metais

O sequestrante de metais melhora as propriedades da água utilizada em piscinas, caixas d’água, poços e outros recipientes. Sua função é remover íons de ferro, manganês, cálcio, cobre e demais elementos metálicos do líquido, a fim de evitar incrustações, corrosões e contaminações. Quer saber mais vantagens sobre o produto? Confira os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o sequestrante de metais?
  • Como utilizar o sequestrante de metais?
  • Vantagens de uso do sequestrante de metais

O que é e para que serve o sequestrante de metais?

O sequestrante de metais é uma substância química formulada com o intuito de capturar íons metálicos presentes em soluções líquidas. 

Esses íons metálicos, sejam de ferro, cálcio, cobre, manganês ou outros materiais, podem estar presentes em diversas fontes, como água, fluidos industriais ou mesmo em processos biológicos.

Por esse motivo, é comum utilizar a substância no tratamento de piscinas, poços, caixas d’água e até mesmo em reservatórios utilizados em linhas de produção.

Basicamente, a ação de “sequestrar” metais é crucial para evitar o surgimento de incrustações, corrosões ou contaminações por onde ocorre a passagem dos líquidos. 

Além disso, o produto ajuda a impedir que apareçam manchas nas superfícies que entram em contato com a água, principalmente quando essa é utilizada para limpeza. 

Vale ressaltar ainda que a eficiência do produto está diretamente relacionada com a escolha e o uso corretos da substância. 

Portanto, um sequestrante de metais para piscina só deve ser utilizado para essa finalidade, nunca para o tratamento de água potável, por exemplo.

Para concluir, é indicado que a aquisição seja feita apenas em empresas especializadas, que garantirão sequestrantes de alta eficiência por um preço acessível. 

Esses fornecedores você encontra no Soluções Industriais! Basta solicitar um orçamento em nossa plataforma para falar diretamente com um profissional!

Como utilizar o sequestrante de metais?

O modo de utilização do sequestrante de metais varia conforme o local da atividade a ser realizada.

Para exemplificar, as instruções a seguir destacam o uso do produto no tratamento da água de piscinas: 

  • O primeiro passo é acionar o sistema de filtragem da piscina;
  • Em seguida, é necessário retirar uma quantidade da água, utilizando um balde de plástico;
  • Então, o sequestrante deve ser colocado dentro do balde cheio, de acordo com a dosagem informada em sua embalagem;
  • Após a conclusão da etapa anterior, basta agitar a água do balde, a fim de criar uma mistura homogênea do líquido com o sequestrante de metais;
  • Com a mistura feita, o sequestrante de metais estará pronto e a água do balde pode ser despejada na piscina.  
Depois da aplicação do sequestrante de metais na água, ainda é indispensável tomar alguns cuidados. 

Para começar, o líquido deve permanecer em processo de filtragem por um período de 8 a 12 horas, a depender das instruções do fabricante do sequestrante. 

Ao fim da filtragem, a água deve ficar em repouso por mais 6, 7 ou 8 horas, o que também varia conforme cada marca do produto.

Quando todo o processo de ação e filtragem do produto termina, pode ser necessário realizar a aspiração de resíduos localizados no fundo do reservatório. 

Para concluir, os últimos processos são medir o pH e a alcalinidade total da água e fazer as correções caso os intervalos não forem os recomendados. 

O pH deve estar entre 7,2 e 7,6, enquanto a alcalinidade total necessita ser mantida entre 80 e 120 ppm.  

E lembre-se: assim como o ácido sulfônico, o sequestrante de metais é um produto químico. Portanto, ele deve ser manuseado seguindo à risca o que é indicado em sua embalagem. 

Vantagens de uso do sequestrante de metaisácido sulfônico

O sequestrante de metais é um agente capaz de controlar e suavizar os efeitos adversos de metais pesados em várias situações, o que assegura benefícios tanto para processos industriais quanto para o meio ambiente e a saúde humana.

Isso porque a substância mostra-se eficaz em uma ampla faixa de pH, ou seja, mantém seu desempenho mesmo em líquidos muito alcalinos ou ácidos.

Não é à toa que o sequestrante de metais pode ser utilizado em indústrias que precisam fazer a remoção de íons metálicos indesejados de soluções aquosas, como fábricas químicas e petroquímicas. 

Também vale mencionar que o sequestrante é ideal para tratamentos de água com cloro, o que explica seu uso frequente em piscinas.

Como o cloro também está presente em outros ambientes e sistemas, como em estações de tratamento de água, o uso do produto não se limita aos recipientes utilizados para lazer. 

Portanto, é comum utilizar o sequestrante de metais em tanques e reservatórios hídricos para evitar qualquer imperfeição no tratamento do recurso.

Nesse caso, a retirada de íons metálicos é ainda mais essencial, pois o líquido será retransportado para a rede pública de distribuição, utilizado na fabricação de alimentos, eliminado na natureza, entre outras importantes atividades.  

Essa vantagem é essencial, especialmente considerando que qualquer problema com a água pode resultar em problemas graves de saúde ou impactar diretamente a fauna e a flora. 

Otimize o tratamento de água em diferentes situações e ambientes com os sequestrantes de metais comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. 

Solicite um orçamento agora mesmo em nossa plataforma para conhecer catálogos e tirar dúvidas com especialistas. 

E caso deseje mais informações sobre o sequestrante de metais, leia o conteúdo que produzimos especialmente para você no final da página!

Ver maisVer menos

Sequestrantes De Metais

O sequestrante de metais é uma substância fundamental no tratamento de água e outros líquidos utilizados em diversos ambientes. 

Sua função é remover íons metálicos dos fluidos tratados e evitar os mais variados problemas, sejam de saúde ou que afetam a estética de estruturas como piscinas. 

O produto adequa-se perfeitamente a líquidos alcalinos, ácidos ou com pH neutro, além de ter uma boa relação com o cloro, constantemente usado na conservação da água. 

Para finalizar, um aviso: é importante ter cuidado ao manuseá-lo, pois, assim como o ácido sulfônico, o sequestrante é um produto químico e suas dosagens precisam ser exatas. 

Ficou interessado no sequestrante de metais e quer adquiri-lo com segurança? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e aproveite o versátil catálogo dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação