Cabo para energia solar

O cabo para energia solar é o acessório responsável por realizar a conexão e a condução da corrente gerada em sistemas fotovoltaicos. Além de ligar os painéis solares com o restante do sistema de transformação, ele também garante a distribuição da energia elétrica criada para a rede de distribuição ou diretamente aos equipamentos. Quer saber mais detalhes? Então, navegue pelos tópicos abaixo!  

  • Para que serve um cabo para energia solar?
  • Características do cabo para energia solar
  • Aplicações do cabo para energia solar

Para que serve um cabo para energia solar?

Em uma visão geral, o cabo para energia solar, também chamado de cabo fotovoltaico, serve para realizar a conexão de todas as partes do sistema em que atua com a captação da luz do sol.  

Para entender melhor sobre a utilização, o primeiro passo é saber que o acessório funciona como qualquer outro modelo tradicional, ou seja, promovendo a condução de corrente. 

Sendo assim, o que difere o cabo para placa solar dos demais é apenas o tipo de projeto ao qual ele é destinado, visto que se trata de uma versão que atua com transferência de energia limpa e renovável. 

Explicando com mais detalhes seu papel no sistema, o cabo para energia solar pode ser encontrado em diferentes partes da instalação. 

Por exemplo, é comum que ele esteja conectado à própria placa, fazendo com que a corrente contínua (CC) gerada a partir da luz seja levada até um mini inversor de energia solar para ser transformada em alternada

(CA). Vale citar que o cabo fotovoltaico não opera só em versões simples, que utilizam equipamentos compactos durante as conversões. 

Um bom jeito de compreender isso na prática é pensando no otimizado sistema fotovoltaico trifásico, que também depende do acessório para funcionar. 

Sobre o assunto, ainda é bom destacar que o cabo para energia solar está presente nos três sistemas de transformação, que são o on-grid, o off-grid e o híbrido. 

No primeiro, ele é responsável pela condução da energia das placas, passando por equipamentos como disjuntores, reguladores de tensão e inversores, até chegar na rede de distribuição convencional. 

Já no segundo, o processo é um pouco diferente, visto que o cabo energia solar não é conectado diretamente no sistema, mas sim em baterias, que farão a distribuição da energia. 

Existem casos em que a placa é ligada a um inversor off grid sem bateria, devendo o acessório também operar nessa transição para o dispositivo para garantir o abastecimento elétrico. 

Por fim, o cabo fotovoltaico para sistemas híbridos atua com as funções dos dois citados anteriormente, visto que o sistema conta tanto com a conexão em rede quanto com baterias. 

Características do cabo para energia solar

No mercado nacional, é comum encontrar o cabo para energia solar desenvolvido a partir do cobre estanhado, material que se destaca por sua elevada condutividade térmica e elétrica. 

Além dessa característica, ele costuma possuir uma camada de isolação e cobertura desenvolvida com materiais livres de halogênios, ou seja, que não emitem gases tóxicos quando exposto ao calor.

Com alta eficiência contra raios UVs e intempéries, o cabo fotovoltaico ainda se destaca por ser resistente a óleos, lubrificantes, oxigênio, ozônio, dentre vários outros gases e substâncias. 

Devido aos materiais que são usados em sua fabricação, o cabo destinado para condução solar é ótimo em retardar chamas, diminuindo a emissão de fumaças e a velocidade da queimação. 

Todas essas características somadas fazem com que o cabo para energia solar seja considerado uma alternativa eficiente e altamente segura para as instalações. 

No entanto, é sempre bom lembrar que, assim como todos os outros componentes do sistema fotovoltaico, os acessórios de conexão também precisam passar periodicamente por vistorias.  

Aplicações do cabo para energia solar

Devido às suas características, o cabo para energia solar pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos. 

Não só isso, ele pode ser destinado para instalações fixas, embutidas e suspensas, sendo muito eficiente em todas elas. 

Considerando o fato de que o cabo fotovoltaico retarda a formação de chamas, ele é classificado como um dos modelos ideais para áreas com risco de explosão. 

Sem perder o foco nas aplicações, é impossível não destacar que o cabo para energia solar é capaz de resistir à água do mar e à maresia. 

Isso faz com que o sistema fotovoltaico possa ser montado em cidades litorâneas e até mesmo em embarcações sem o risco de deterioração dos acessórios. 

Sendo assim, ele é indicado para qualquer tipo de instalação solar, o que inclui projetos residenciais, comerciais, industriais, agrícolas, marítimos, automotivos, dentre vários outros. 

Quer saber mais sobre o cabo fotovoltaico e suas principais características e vantagens? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e confira detalhes relacionados ao produto.

Ver maisVer menos

Cabo para energia solar

O cabo para energia solar é um acessório presente em todos os tipos de sistemas fotovoltaicos, permitindo a conexão das partes e a condução da corrente elétrica. 

Sendo assim, o cliente que deseja dispor de todos os benefícios advindos da energia solar deverá contar com um produto de elevada qualidade. 

No Soluções Industriais, é possível encontrar os melhores componentes para toda a instalação. Saiba mais informações solicitando um orçamento com um dos parceiros da maior plataforma B2B da América Latina!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação