Buscas relacionadas:

demolição manual

A demolição manual é um das técnicas mais simples de desconstrução controlada de uma estrutura. Ela é desenvolvida a partir da combinação de ferramentas de mão e força humana e permite remover parcialmente matérias-primas. Quer saber mais sobre o que é, as vantagens, como é feito e os cuidados que devem ser tomados para o serviço? Confira os tópicos abaixo!

  • O que é demolição manual?
  • Vantagens da demolição manual
  • Como é feita a demolição manual?
  • O que deve ser feito antes da demolição manual?
Demolição Manual

O que é demolição manual?

A demolição manual, também chamada de desmonte manual ou apenas desconstrução, é um tipo de processo em que as estruturas são desmontadas com o uso de ferramentas de mão. 

Diferentemente da demolição controlada, mecanizada e por explosivos, o serviço não é destinado para destruições totais, mas sim parciais. 

Ou seja, a demolição manual é ideal para trabalhos em áreas específicas ou que exigem cuidados especiais com a estrutura, como próximos à rede hidráulica.

O desmonte manual também é comum para atividades em locais estreitos, de difícil acesso ou em áreas em que não é possível utilizar máquinas para demolição. 

Vantagens da demolição manual

As vantagens da demolição manual podem ser analisadas de ponta a ponta da contratação, o que assegura uma excelente relação custo-benefício. 

Em primeiro lugar, o desmonte manual apresenta um custo menor comparado com os outros métodos de destruição, pois não demanda a aquisição de equipamentos grandes e caros. 

Um outro benefício da solicitação é o fato do serviço emitir uma baixa quantidade de ruídos, poeiras e vibrações, que poderiam comprometer outras partes da construção. 

Por ser extremamente preciso, o procedimento ainda permite um maior controle dos escombros, o que otimiza o processo de reciclagem de resíduos da construção civil

Sendo assim, o procedimento permite recuperar e, consequentemente, reaproveitar diversos materiais, como tijolos, pedras, madeiras, entre outros. 

Esta vantagem da demolição manual ainda ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais novos ao mesmo tempo que protege o meio ambiente. 

Demolição Manual de parede

Como é feita a demolição manual?

A demolição manual é um processo lento e muito preciso, que exige a aplicação da força física humana para quebrar ou remover partes de estruturas. 

Para isso, algumas ferramentas especiais, como o cinzel, o martelete, o rompedor, a marreta, a tesoura, entre outros, deverão ser usadas. 

É válido destacar que o utensílio ideal irá variar de acordo com o tipo de material a ser demolido e o espaço disponível para o serviço. 

Apesar de simples, o desmonte manual só pode ser desenvolvido por profissionais experientes, que garantirão que uma parte seja demolida sem afetar o resto da construção. 

A demolição manual também requer a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas de segurança. 

Isso porque muitas ferramentas possuem lâminas ou outros acessórios de corte ou perfuração, fazendo com que os EPIs se tornem obrigatórios para preservar a integridade física dos usuários. 

Por esses motivos, ao invés de focar apenas no preço demolição manual, o contratante deverá ficar atento se a empresa escolhida cumpre todas as medidas de proteção.  

Demolição estruturada e não estruturada

A demolição manual pode ser subdividida em duas categorias: a demolição estruturada e a não estruturada.  

Estes dois processos estão diretamente ligados à reutilização de componentes da desconstrução, com algumas diferenças de aplicação. 

No caso da demolição estrutural, ela foca nos próprios elementos da criação de paredes, pisos e coberturas, como tijolos, vigas, pilares, madeiras, concreto, entre outros. 

A demolição manual de concreto simples é um exemplo comum deste modelo, que permite o tratamento e reuso da matéria-prima em calçadas e outras aplicações. 

Já o desmonte manual não estrutural está voltado para o reaproveitamento de componentes adicionais, como portas, janelas e materiais de acabamento, como tintas. 

Demolição manual de casa

O que deve ser feito antes da demolição manual?

Antes de iniciar a demolição manual, é fundamental seguir algumas dicas de preparação, a fim de promover maior eficiência e segurança para as atividades. 

A primeira etapa é a inspeção da área que será quebrada ou perfurada, que requer a identificação e marcação de locais considerados "perigosos".

Esta lista de pontos de atenção é composta por espaços de rede elétrica ou tubulações de água, esgoto e gás, bem como regiões com vigas de sustentação.  

Também é ideal realizar a isolação da área que será desconstruída mesmo que o trabalho não seja grande, pois isso impede que pessoas não autorizadas circulem pelas proximidades. 

Em alguns casos, é necessário realizar o desligamento do abastecimento de energia ou água para evitar possíveis acidentes, especialmente relacionados a choques elétricos. 

Por último, a seleção das ferramentas adequadas é indispensável para um desmonte manual assertivo. 

Quer saber mais informações sobre a demolição manual e suas aplicações no mercado? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire suas dúvidas com especialistas. 

Ou, se preferir saber mais informações sobre o serviço antes de fechar negócio, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

demolição manual

A demolição manual é um processo que permite a destruição de pequenas estruturas com o uso de ferramentas como martelos, picaretas e cinzéis. 

Assim como a demolição controlada, o procedimento também assegura o reaproveitamento de matérias-primas, o que ajuda a promover a proteção ambiental. 

Ficou interessado no serviço e quer saber como contratá-lo com segurança? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e encontre as melhores empresas do segmento! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação