Buscas relacionadas:

Molde De Sopro

O molde de sopro é frequentemente utilizado na fabricação de recipientes de plástico, como garrafas, frascos, potes e embalagens de alimentos, produtos de beleza, medicamentos, etc. O item oferece várias vantagens, incluindo resistência, baixo custo e capacidade de produção em larga escala. Saiba mais sobre o funcionamento da ferramenta nos tópicos a seguir!

  • O que é e para que serve o molde de sopro?
  • Como é o processo de fabricação com o molde de sopro?
  • Tipos de peças feitas a partir do molde de sopro e suas aplicações
  • Vantagens de utilizar um molde de sopro
MOLDE DE SOPRO

O que é e para que serve o molde de sopro?

O molde de sopro é uma ferramenta muito utilizada na indústria para a produção de peças ocas de plástico, como garrafas, frascos, recipientes e outros objetos similares.

Existem três tipos de processos realizados pelo molde sopro: a “injeção”, a “extrusão” e o “estiramento”.

Esses métodos, que serão destacados no próximo tópico, apresentam diferenças na maneira como o plástico é trabalhado dentro do molde, embora todos sejam muito eficazes. 

Além disso, tanto um molde de sopro garrafa PET quanto um destinado a peças de outros polímeros é reutilizável, o que proporciona uma produtividade em larga escala com excelente precisão dimensional.

Como é o processo de fabricação com o molde de sopro?

O primeiro passo para fabricar algo com um molde de sopro é aquecer o plástico a uma temperatura que permita sua fusão.

Após concluir essa etapa, o plástico deve ser inserido no molde sopro. No processo por extrusão, isso acontece por meio de uma abertura em sua estrutura.

Então, uma quantidade de ar comprimido é aplicada no interior do molde, empurrando o plástico quente em direção às suas extremidades.

Isso faz com que o material adquira a forma do molde e, posteriormente, possa ser resfriado, endurecido e extraído.

Por sua vez, no sopro por injeção, o plástico é injetado em um molde fechado, que contém uma cavidade com a forma aproximada da peça final. Isso cria uma pré-forma sólida do produto.

A pré-forma sólida é transferida para uma estação de sopro, onde será transformada em uma peça oca final, também com o apoio do ar comprimido. 

Para concluir, o estiramento consiste em colocar um tubo de plástico aquecido em um molde com a forma do produto final e, então, esticar o material inserido nessa estrutura a partir de técnicas de aquecimento. 

Vale citar que, em alguns projetos, os materiais fabricados demandam cortes específicos, o que pode ser feito com o auxílio de uma faca gráfica.

Tipos de peças feitas a partir do molde de sopro e suas aplicações

A versatilidade de um molde de sopro torna-o essencial para diversos segmentos que desenvolvem peças plásticas.

Para exemplificar, as garrafas produzidas com um molde sopro podem ser preenchidas com água, suco e refrigerante.

Já os frascos costumam ser usados pela indústria farmacêutica e de cosméticos, a fim de oferecer a proteção necessária para remédios e produtos de beleza.

Contudo, é um erro associar o molde de sopro apenas à fabricação de objetos simples, pois até mesmo tanques de combustível são moldados com o auxílio da ferramenta.

Drenos, dutos de ar e reservatórios para diferentes tipos de substâncias também estão entre os materiais produzidos por um molde sopro. 

Esses elementos são constantemente solicitados em canteiros de obras de edificações residenciais, empresariais e industriais.

Por fim, existem moldes para sopro utilizados na produção de brinquedos. Portanto, até as crianças beneficiam-se das funções do produto.

Vantagens de utilizar um molde de sopro

Além de sua alta precisão, um molde de sopro oferece muitas outras vantagens. Em primeiro lugar, a estrutura é produzida com elementos resistentes, como o alumínio e o aço inox.

Isso confere ao molde sopro uma longa durabilidade, mesmo diante das temperaturas extremas características na fabricação de peças de plástico.

Normalmente, esses moldes também são adaptáveis a diferentes máquinas de sopro. Ou seja, não é necessário substituí-los caso um novo equipamento seja adquirido pela indústria em questão.

Além disso, um molde sopro pode atuar de forma totalmente automática, o que agiliza as fabricações nas linhas de produção. 

Ainda assim, é preciso ter em mente que a utilização de um molde de sopro requer conhecimento técnico.

Isso porque apenas um profissional qualificado consegue garantir um resultado satisfatório quando o assunto é a modelagem de plástico. 

Garanta a qualidade e uniformidade de suas peças plásticas com os moldes de sopro comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais!

Solicite agora mesmo um orçamento personalizado em nossa plataforma para conhecer catálogos, comparar preços e tirar dúvidas com especialistas! 

E caso precise de mais informações sobre o molde de sopro, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Molde De Sopro

O molde de sopro é uma ferramenta utilizada na fabricação de diversos itens ocos de plástico, desde garrafas e frascos necessários para a indústria alimentícia até tanques de combustível.

Algumas dessas produções podem ser complementadas com cortes específicos no material, realizados por uma faca gráfica ou outros instrumentos similares.

Além de sua versatilidade, os moldes de sopro ainda possuem uma estrutura extremamente resistente, feita com aço inox ou alumínio, por exemplo.

Agora que você já sabe tudo sobre o molde sopro, faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação