Buscas relacionadas:

Acoplamento Magnético

O acoplamento magnético transmite a força (torque) necessária para a operação de máquinas industriais utilizadas em vários segmentos. Muito resistente e preciso, o item atua sem contato físico, o que evita desgastes prematuros nas peças dos equipamentos aos quais está conectado. Conheça melhor suas características e aplicações nos tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve o acoplamento magnético?
  • Como funciona o acoplamento magnético?
  • Tipos de acoplamentos magnéticos
  • Aplicabilidade do acoplamento magnético
  • Vantagens de uso do acoplamento magnético

O que é e para que serve o acoplamento magnético? 

O acoplamento magnético é projetado para transmitir torque (força) entre diferentes componentes de máquinas sem a necessidade de contato físico. 

Basicamente, o dispositivo é aplicado em qualquer atividade com movimentos intensos realizados por equipamentos industriais. 

Isso é bastante comum em diversos segmentos, já que a força de maquinários sempre foi vital em linhas de produção.

Nas indústrias modernas, que trabalham com escalas cada vez maiores, um torque adequado não apenas agiliza o processo produtivo, como também garante a precisão necessária para evitar retrabalhos e grandes prejuízos financeiros. 

A título de curiosidade, o acoplamento em questão não é o único componente que utiliza o magnetismo nos segmentos industriais, de forma diferente a um anel magnético. Isso porque também existem itens como a fita magnética, o ímã de neodímio, o ímã de alnico, etc. 

Como funciona o acoplamento magnético? 

O funcionamento do acoplamento magnético não depende de qualquer fonte de energia elétrica.

De maneira resumida, o item é composto por ímãs permanentes, um condutor metálico (em forma de disco) e um rotor magnético.

Os dois últimos acessórios são conectados a um eixo de motor e ao eixo da máquina em que se deseja que o acoplamento atue, respectivamente, da mesma forma que uma Base Magnética. Nesse processo, é essencial que haja uma folga para a passagem de ar entre o condutor e o rotor. 

Assim que o motor começa a girar, o condutor do acoplamento é acionado para produzir uma linha no campo magnético, que, por sua vez, surge a partir da ação de um disco.

Então, um campo magnético induzido reverso é gerado, o que impossibilita o movimento relativo entre o disco magnético e o condutor metálico.  

É exatamente esse impedimento que transmite o torque entre os componentes ligados ao acoplamento magnético (o motor e a máquina).

A força e a velocidade produzidas na operação do acoplamento podem ser controladas a partir da folga de ar que separa o condutor e o rotor, como de tivesse um bastão magnético entre eles.

Tipos de acoplamentos magnéticos

Existem diferentes tipos de acoplamentos magnéticos, cada um com características distintas e aplicações específicas. A seguir, serão destacados os principais: 

  • Padrão: o acoplamento padrão reduz vibrações excessivas e pode atuar até mesmo na transmissão de torque entre componentes desalinhados entre si;
  • Variador de velocidade: modelo indicado para máquinas que operam com partidas suaves;
  • Acoplamento de partida suave: assim como o acoplamento anterior, o tipo de partida suave é perfeito para acionamentos com essa característica e ainda protege a máquina em eventuais sobrecargas sofridas pelo motor;
  • Limitador de torque: tipo de acoplamento também recomendado quando há chances maiores de sobrecargas.  

Independentemente do acoplamento magnético desejado, sempre vale a pena consultar fornecedores especializados antes de fechar negócio, como os parceiros do Soluções Industriais.  

Essa simples medida ajuda a minimizar as chances de erros no momento da compra ou da aplicação do dispositivo nas máquinas.

Aplicabilidade do acoplamento magnético 

O acoplamento magnético é uma tecnologia que desempenha um papel crucial em diversas aplicações industriais, pois oferece uma solução eficiente e inovadora para a transmissão de torque entre eixos. 

Para exemplificar, o item é constantemente conectado a trituradores e misturadores de materiais, elevadores de caneca, ventiladores, bombas circuladoras de líquidos, turbinas, correias transportadoras, entre outros.

Vale ressaltar que esses equipamentos são utilizados até mesmo em indústrias sensíveis a contaminações, como as alimentícias e farmacêuticas, mesmo que seja, somente uma pinça magnética.

Vantagens de uso do acoplamento magnético 

Uma das principais vantagens do acoplamento magnético é a facilidade de instalação em qualquer máquina. O serviço não requer ferramentas avançadas nem mesmo mão de obra altamente treinada.

Também é importante saber que a peça não precisa ser lubrificada, algo que economiza tempo e dinheiro das indústrias.

Muito resistente, como um bloco magnético, esses dispositivos ainda se adaptam perfeitamente a ambientes com substâncias corrosivas ou expostos a temperaturas extremas, seja no frio ou calor. 

Todos esses benefícios significam que investir em um acoplamento magnético é uma escolha inteligente.

Ao escolher o modelo mais adequado para seu negócio, o gestor percebe um rápido retorno financeiro, devido ao aumento na qualidade da operação dos equipamentos.

Os acoplamentos magnéticos ideais para as suas aplicações industriais estão no Soluções Industriais! Referência no mercado B2B, nossa plataforma reúne os melhores especialistas do segmento. Solicite um orçamento em nossos parceiros! 

E caso deseje mais informações sobre o dispositivo, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página! 


Ver maisVer menos

Acoplamento Magnético

O acoplamento magnético tem uma atuação bastante diferenciada em relação a outros dispositivos usados na indústria. 

Esse item é capaz de transmitir torque e velocidade entre componentes distintos, sem que seja necessário que ambos tenham contato físico, o que evita desgastes prematuros. 

A precisão gerada pelo magnetismo ainda traz outros benefícios para os gestores. Tanto que muitos deles ainda costumam usar outros elementos com características semelhantes, como a fita magnética

Ficou interessado no acoplamento magnético? Faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas disponibilizadas por nossos parceiros!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação