Buscas relacionadas:

Separadora centrífuga

A separadora centrífuga divide substâncias com base na diferença de densidade entre dois ou mais líquidos e sólidos. O equipamento utiliza a força de rotação de um tambor cilíndrico, que direciona partículas indesejáveis para um compartimento reservado, a fim de realizar a purificação, clareamento ou condensação do fluido. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • Qual a função de uma separadora centrífuga?
  • Como funciona a separadora centrífuga?
  • Aplicações sobre a separadora centrífuga
  • Tipos de separadoras centrífugas
  • Vantagens da separadora centrífuga
  • A importância da manutenção da separadora centrífuga

Qual a função de uma separadora centrífuga?

A separadora centrífuga é um aparelho essencial nos mais diversos segmentos, pois separa substâncias de propriedades físicas distintas, como sólidos e líquidos. 

Além disso, a centrífuga separadora é utilizada para clarear, purificar ou concentrar um líquido.

Explicando brevemente cada função, a clarificação é realizada entre um sólido e um fluido, consistindo na eliminação de pequenos sedimentos.

O resultado desse procedimento é um líquido mais limpo e claro, pronto para ser reaproveitado ou descartado de maneira segura.  

Já a purificação envolve dois fluidos de densidades diferentes e um sólido. Normalmente, o líquido mais leve é o alvo do processo.

Por sua vez, a concentração também é feita com dois líquidos e um material sólido, mas diferencia-se da purificação por ter o objetivo de limpar o fluido mais denso.  

Vale destacar ainda que uma centrífuga separadora é capaz de trabalhar até mesmo com aditivos químicos e solvente ecológico, uma característica bastante útil para indústrias.

No entanto, é preciso ter em mente que o manuseio de elementos quimicamente agressivos, assim como a operação da separadora centrífuga, requer amplo conhecimento técnico. 

Em alguns casos, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também é obrigatório. Esses itens são projetados para minimizar riscos de ferimentos e contágios na pele, cabelo e olhos.

Qual a diferença entre uma separadora centrífuga e um tanque de decantação?

A função de uma separadora centrífuga pode fazer com que o item seja confundido com um tanque de decantação

Porém, embora ambos sejam usados para limpar líquidos, os princípios de seus funcionamentos variam.

Enquanto a separadora usa força centrífuga, o tanque opera por meio da Lei da Gravidade, ou seja, na qual as partículas mais densas tendem a se depositar no fundo do tanque.

Como funciona a separadora centrífuga?

A separadora centrífuga funciona a partir de movimentos de rotação repetitivos, realizados em alta velocidade. Essa ação é conhecida como “força centrífuga”, o que explica o nome dado ao equipamento. 

Quando a mistura que se deseja dividir é inserida na centrífuga separadora, um tubo a leva até um tambor rotativo. 

Com giros muito rápidos, esse tambor cria as condições necessárias para que as partes mais e menos densas da substância inserida sejam direcionadas a compartimentos diferentes.

Na superfície do tambor existem furos ou ranhuras que permitem o escape de líquidos e sólidos, assim que estes estejam devidamente separados.

Ao fim do processo, é possível remover os materiais facilmente de seus respectivos depósitos, semelhante ao que acontece em uma caixa separadora

É preciso citar ainda que a centrífuga separadora oferece grande segurança contra vazamentos, já que possui anéis de vedação em sua estrutura. 

Aplicações sobre a separadora centrífuga

Os principais exemplos de aplicações para uma separadora centrífuga estão destacados na listagem a seguir: 

  • Indústria alimentícia: Na indústria de alimentos, a separadora centrífuga é empregada na remoção de impurezas e extração de gorduras em processos de produção de óleos comestíveis;
  • Indústria farmacêutica: O segmento em questão usa as separadoras centrífugas para obter princípios ativos puros;
  • Indústria química: Neste setor, as separadoras centrífugas são utilizadas na divisão de misturas de solventes e solutos, além de recuperar materiais valiosos;
  • Indústria de petróleo e gás: Nas atividades de exploração de petróleo, as separadoras centrífugas são úteis para a separação de óleo, água e gás, garantindo a qualidade e pureza do produto final.

Além das aplicações, também é interessante conhecer os diferentes modelos de centrífuga separadora disponíveis no mercado. Esse assunto será abordado em detalhes no tópico a seguir! 

Tipos de separadoras centrífugas

Cada tipo de equipamento é projetado com o intuito de atender a necessidades específicas, como a separadora centrífuga para óleo. 

Também vale mencionar a centrífuga separadora de discos, que funciona bem quando deseja-se trabalhar líquidos com uma baixa concentração de partículas sólidas pequenas.

Por outro lado, as centrífugas decantadoras são indicadas para substâncias lamacentas ou que contam com partículas grandes. 

Ainda existe a separadora centrífuga de filtros de membrana, usada para eliminar partículas minúsculas, que chegam a medir menos de um mícron.

Essas diferenças entre as capacidades dos modelos afeta diretamente a separadora centrífuga preço. Por isso, é ideal que a escolha seja feita com o apoio de um especialista. 

Vantagens da separadora centrífuga

A separadora centrífuga oferece diversas vantagens para as indústrias, como a rapidez com que opera. 

Ao dividir líquidos e sólidos em um curto período, uma centrífuga separadora otimiza as linhas de produção industriais. 

Além disso, a utilização de líquidos que não passam pela devida descontaminação pode prejudicar o funcionamento dos equipamentos nos quais esses fluidos serão posteriormente inseridos.

As indústrias ainda conseguem economizar recursos com uma separadora centrífuga, reduzindo a necessidade de processos adicionais de filtração e sedimentação.  

Para concluir, a separadora centrífuga é uma grande aliada do meio ambiente, pois permite que os líquidos sejam limpos antes de serem descartados.

Acelere suas operações de separação de substâncias sem abdicar da qualidade! Solicite agora mesmo um orçamento de centrífuga separadora no Soluções Industriais e encontre os melhores fornecedores do mercado! separadora centrífuga preço

E nossa plataforma também pode te ajudar no pós-compra! No final da página, você encontra um texto exclusivo sobre a importância da manutenção da separadora centrífuga. Confira! 


Ver maisVer menos

Separadora centrífuga

A importância da manutenção da separadora centrífuga

A manutenção adequada da separadora centrífuga é fundamental para garantir o desempenho contínuo e prolongar a vida útil do equipamento.

Uma centrífuga separadora precisa ter uma limpeza e lubrificação regulares, além de inspeções para verificar possíveis desgastes em suas peças. 

Esses serviços são muito vantajosos, pois evitam danos na máquina e ainda impedem que a indústria precise fazer grandes investimentos com reparos futuros ou trocas.

No entanto, é importante levar em consideração que o sucesso da manutenção em uma centrífuga separadora só será garantido se o serviço for realizado por profissionais qualificados.

Isso porque a complexidade dessa máquina exige conhecimentos específicos para identificar problemas potenciais e realizar ajustes precisos quando necessário. 

O Soluções Industriais reúne os maiores especialistas do segmento para te ajudar a adquirir, conservar ou reparar sua separadora centrífuga. 

Solicite já um orçamento em nossa plataforma e aproveite todas as vantagens que oferecemos!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação