Buscas relacionadas:

Respirador Semi Facial

O respirador semi facial é indispensável em ambientes de trabalho com riscos de contaminação. Ele oferece uma vedação segura e filtra partículas, vapores e gases nocivos, preservando a saúde dos trabalhadores. Conheça melhor suas principais características e modelos disponíveis no mercado, além de dicas de uso, conferindo os tópicos listados abaixo! 

  • O que é e para que serve o respirador semi facial?
  • Modelos de respiradores semi faciais
  • Qual a importância do respirador semi facial?
  • Como utilizar corretamente o respirador semi facial?
RESPIRADOR SEMI FACIAL

O que é e para que serve o respirador semi facial?

O respirador semi facial é um equipamento de proteção utilizado para resguardar o sistema respiratório do usuário contra partículas, vapores e gases nocivos presentes no ambiente.

Ao contrário do respirador facial, esse modelo cobre somente boca e nariz, mas ainda assim apresenta grande eficácia.  

Com uma estrutura geralmente feita de silicone ou borracha, o protetor semi facial ainda proporciona conforto durante o uso.

Isso é essencial em segmentos como o de construção civil, químico, metalúrgico e agrícola, nos quais os trabalhadores por vezes passam longos períodos realizando atividades intensas. 

Modelos de respiradores semi faciais

Os principais modelos de respirador semi facial são o 6200 e o 7502. As características mais importantes de ambos estão destacadas a seguir: 

Respirador semi facial 6200

Este protetor semi facial em particular é bastante conhecido e amplamente utilizado em diversos ambientes de trabalho para proteção respiratória contra partículas e gases nocivos.

O respirador 6200 possui uma presilha ajustável para proporcionar um encaixe seguro e confortável a qualquer rosto. 

Compatível com diversos filtros, o 6200 ainda oferece flexibilidade na escolha dos elementos de proteção adicionais. 

Respirador semi facial 7502

O respirador 7502 é feito de material de silicone ou elastômero termoplástico, o que o torna confortável, flexível e resistente.

Assim como o modelo anterior,  o respirador 7502 pode ser combinado com diferentes filtros e possui um sistema de ajuste que permite ao usuário encontrar a posição ideal conforme as especificidades de seu rosto. 

Além disso, o protetor semi facial em questão é reutilizável, e portanto uma opção muito econômica para organizações e trabalhadores autônomos. 

Qual a importância do respirador semi facial?

A importância do respirador semi facial é indiscutível quando se trata da proteção da saúde respiratória dos trabalhadores em ambientes potencialmente perigosos.

Além das situações corriqueiras, o equipamento ainda auxilia em casos de emergência, como incêndios e vazamentos de produtos químicos, quando a qualidade do ar é gravemente afetada.

Nessas circunstâncias críticas, o uso do protetor semi facial, aliado a medidas adicionais de segurança, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Não por acaso, o fornecimento de respiradores é obrigatório em determinados ambientes de trabalho. 

Contrariar a medida pode resultar em multas pesadas e interdições parciais ou totais das áreas ocupadas pelos profissionais. 

Porém, não é apenas a segurança e obrigatoriedade de uso que fazem o respirador semi facial ser tão importante. 

Ao trazer mais conforto, o item evita pausas constantes durante o expediente e contribui para o aumento da produtividade.

Respirar adequadamente também promove maior concentração no trabalho e minimiza a chance de erros. 

Como utilizar corretamente o respirador semi facial?

Para aumentar a eficácia de um respirador semi facial, é necessário usar filtros apropriados que devem ser inseridos nas conexões laterais (ou frontais) de cada respirador.

Esses filtros têm a função de reter as partículas e substâncias nocivas que circulam nos ambientes, garantindo que o usuário respire um ar limpo e seguro.Existem diferentes tipos de filtros disponíveis para os respiradores semifaciais, e a escolha do filtro depende do tipo de risco ao qual o usuário está exposto. Alguns exemplos incluem:

  • Filtro P1: Projetado para reter poeiras e névoas;
  • Filtro P2: Indicado para poeiras, fumos e névoas;
  • Filtros (Pad) para partículas padrão NIOSH: Atendem aos padrões de eficiência do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) dos Estados Unidos;
  • Filtro P2 N95: Protege contra poeiras e névoas tóxicas;
  • Filtro P2 R95: Oferece segurança contra poeiras, fumos, névoas tóxicas e partículas de óleo.

É importante saber ainda que cada filtro tem um prazo ideal de validade, ou seja, após o uso ou na frequência recomendada pelo fabricante, esses itens devem ser substituídos.

O Soluções Industriais está pronto para atender você e oferecer as melhores soluções para o seu ambiente de trabalho. Solicite já um orçamento!

E caso queira saber mais sobre o respirador semi facial, leia também o conteúdo que disponibilizamos no final desta página!


Ver maisVer menos

Respirador Semi Facial

O respirador semi facial é um equipamento de proteção individual indispensável para a proteção da saúde respiratória dos trabalhadores em ambientes potencialmente perigosos.

Seu design eficiente e filtros adequados proporcionam segurança contra partículas e gases nocivos, tornando o ambiente de trabalho mais confortável.

Embora não cubram o rosto por completo, como o respirador facial, os modelos semifaciais adquiridos junto a fornecedores de confiança cumprem à risca a legislação trabalhista brasileira. 

Se você busca por protetor semi facial de alta qualidade com o melhor preço, faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação