Buscas relacionadas:

Telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas são feitas de aço revestido com uma camada de zinco, combinação que assegura alta resistência à corrosão. Essa opção de cobertura ainda se destaca por sua longa durabilidade, o que permite utilizá-la para criar o telhado de casas, galpões, indústrias, prédios, entre outros projetos da construção civil. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é telha galvanizada?
  • Onde as telhas galvanizadas podem ser usadas?
  • Vantagens e características das telhas galvanizadas
  • Tipos de telhas galvanizadas
  • Como escolher a melhor telha galvanizada?
  • Cuidados com as telhas galvanizadas

O que é telha galvanizada?

As telhas galvanizadas são coberturas de aço utilizadas principalmente para proteger ambientes contra intempéries, como chuvas e ventanias. 

Esses materiais passam pelo processo de galvanização, que consiste em banhar o aço com uma camada de zinco fundido, a fim de evitar oxidações e corrosões. 

No mercado, é possível encontrar uma grande variedade quando se trata de tamanho, modelos e preço de telha galvanizada.

Isso significa que é possível aplicar a telha galvanizada de maneira personalizada, adaptando o item conforme as especificações da construção.

Qual a diferença entre uma telha galvanizada e uma telha galvalume?

Tanto as telhas galvanizadas quanto as galvalume apresentam alta resistência e durabilidade. Portanto, a diferença entre ambas não está na qualidade, e sim na forma como são compostas. 

Recapitulando, a telha galvanizada é feita com aço e reforçada por uma camada de zinco fundido. Por sua vez, a telha galvalume é fabricada a partir de uma mistura entre ligas de zinco, silício e alumínio.

Essa combinação de materiais proporciona uma resistência ainda maior à corrosão. Por isso, o modelo é bastante indicado para ambientes mais agressivos, como regiões litorâneas, onde a ação da maresia é mais intensa.

Onde as telhas galvanizadas podem ser usadas?

As telhas galvanizadas são versáteis e podem ser usadas em vários locais, desde coberturas de residências até grandes edifícios comerciais e industriais. 

Também é comum encontrá-las em celeiros e galpões agrícolas, onde protegem o conteúdo armazenado contra fortes ventos e temporais. 

Outra aplicação popular para as telhas galvanizadas é em coberturas de garagens, já que o aço ainda é resistente contra impactos causados por quedas de galhos ou objetos de grande porte.

Por fim, essa opção de cobertura também é bastante vista protegendo áreas e elementos externos, como varandas e churrasqueiras. 

Vantagens e características das telhas galvanizadas

Além de serem fortes e terem uma longa vida útil, as telhas galvanizadas apresentam muitas outras vantagens importantes. 

Em primeiro lugar, essas coberturas são bastante leves, o que facilita o transporte e a instalação, bem como diminui os gastos com suportes para sustentá-las. 

Ainda focando no aspecto econômico, tanto a fabricação quanto a aplicação das telhas galvanizadas são feitas sem o desperdício de grandes quantidades de aço.

Não só isso, a estrutura é facilmente ajustada, ou seja, não precisa de substituição caso ocorram mudanças no projeto. 

A telha galvanizada também diferencia-se por seu aspecto brilhante, que combina com um toldo de vidro, um rufo de telhado, um sistema de calhas ou outros elementos arquitetônicos que tornam as construções mais bonitas, seguras e funcionais. 

Por falar em funcionalidade, o material se apresenta como um ótimo isolante térmico. Isso ajuda a manter a temperatura interna da construção e, assim, garante um ambiente mais agradável em dias de calor ou frio intenso.

A impermeabilidade da telha galvanizada é outro ponto que merece destaque. No entanto, caso o gestor do ambiente deseje uma proteção ainda maior contra a umidade, é possível aplicar uma manta para vedação de telhado no aço.  

Para concluir, as telhas galvanizadas são sustentáveis, pois, quando descartadas corretamente, podem ser recicladas e evitar o acúmulo de entulhos no meio ambiente.

Tipos de telhas galvanizadas

Os tipos de telhas galvanizadas são classificados de acordo com seus formatos e os benefícios que oferecem. Os principais modelos encontrados em fábricas e lojas especializadas estão detalhados na listagem a seguir: 

  • Telha galvanizada simples: Opção mais popular, é fabricada com apenas uma chapa de aço e não proporciona proteção termoacústica;
  • Telha translúcida ondulada: Além de cobrir ambientes, é perfeita para fechar aberturas laterais;
  • Telha termoacústica: Mais conhecida como “telha sanduíche”, possui um preenchimento com elementos isolantes de temperatura e som. Normalmente, é composta por lã de rocha, poliestireno ou poliuretano;
  • Telha forro: Apresenta um formato de trapézio na parte superior e chapas de aço em sua área inferior. Caracteriza-se por ter um acabamento similar ao de um forro natural;  
  • Telha perfurada: Oferece um aspecto elegante, sendo usada inclusive como peça decorativa em diversas situações. Garante ainda uma ventilação e passagem de sons harmônicas ao ambiente;
  • Telha calandrada: Ideal para coberturas em formato de arco, pois possui um design com curvas e relevos que conferem um visual mais sofisticado e arrojado; 
  • Telha multidobra: Tem variados ângulos e dobras ao longo de sua extensão, podendo ser facilmente adaptada aos mais diferentes projetos, seja em coberturas ou fechamentos laterais.  

Além dos modelos citados, existem as bobinas de aço galvanizado pré-pintadas que, posteriormente, são transformadas em telhas. 

Essa estrutura de aço galvanizado para telhado costuma receber uma camada de tinta epóxi em sua superfície, por isso, é encontrada em várias cores atrativas. 

As diversas opções de telhas que existem, bem como a possibilidade de personalizá-las, garantem que as coberturas combinem com qualquer projeto arquitetônico, inclusive com a veneziana industrial alumínio. 

É importante ressaltar que, independentemente do modelo de preferência, sempre é necessário consultar um fornecedor qualificado antes de fechar negócio. 

Para ter um bom desempenho, o aço galvanizado precisa ser fabricado a partir de rigorosos padrões de segurança. 

Um vendedor de confiança, como os parceiros do Soluções industriais, comercializa apenas telhas galvanizadas produzidas com os parâmetros adequados, a fim de garantir o melhor projeto para os clientes. 

Como escolher a melhor telha galvanizada?

Escolher a melhor telha galvanizada pode ser uma tarefa desafiadora quando não se tem um grande conhecimento técnico sobre aços, mas existem alguns fatores que certamente contribuem para uma decisão assertiva. 

Por exemplo, é sempre recomendável analisar as condições climáticas da área em que a construção está localizada. 

Para locais constantemente expostos a fortes chuvas ou constante incidência de raios solares, vale a pena investir em telhas galvanizadas que oferecem maior isolamento térmico. 

Em ambientes muito úmidos, também é interessante optar por coberturas com superfícies onduladas ou em forma de trapézio, que ajudam no escoamento da água.

Outro aspecto fundamental é a espessura das telhas galvanizadas, que influencia no peso que podem suportar e na capacidade de proteção como um todo. 

Quanto mais grossa forem as camadas de aço galvanizado, mais resistente e durável será a telha. 

Embora o preço das telhas galvanizadas seja algo muito importante a se considerar no momento da aquisição, os critérios citados também afetam diretamente no custo-benefício do material. 

Obter a telha adequada para a demanda que se apresenta resulta em custos menores em longo prazo, ainda que o investimento inicial seja mais alto. 

Caso haja dúvidas no momento da aquisição, é recomendável solicitar ajuda para profissionais da construção civil ou especialistas em telhas. 

Esses profissionais você encontrará no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma para conversar com os melhores fornecedores do segmento. 

Você também pode conhecer os principais cuidados com as telhas galvanizadas conferindo o conteúdo que disponibilizamos no final desta página! 


Ver maisVer menos

Telhas galvanizadas

Cuidados com as telhas galvanizadas

Alguns cuidados básicos são essenciais para que as telhas galvanizadas tenham uma longa vida útil, independentemente se ela for uma estrutura metálica para galpão, residência, prédio ou qualquer outra construção. 

Em primeiro lugar, o descarregamento do material e qualquer outro processo de manuseio precisam ser feitos com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos trabalhadores responsáveis pelos serviços. 

Isso porque as pontas e bordas das telhas galvanizadas podem provocar ferimentos fundos se manuseadas sem o devido preparo e a utilização de luvas de segurança. 

Ainda sobre o manuseio, quando as telhas forem instaladas como coberturas, é essencial que sejam transportadas individualmente até o telhado. Levar várias peças de uma vez pode fazer com que algumas escorreguem e caiam de grandes alturas. 

Além disso, se as telhas galvanizadas forem muito grandes ou pesadas, é indicado que sejam carregadas por pelo menos dois trabalhadores.

Ainda é imprescindível distribuir passarelas provisórias sobre o telhado para impedir que as placas de aço sejam amassadas. Dessa forma, os trabalhadores não pisarão nas telhas. 

Por sua vez, o processo de montagem das telhas galvanizadas nunca pode ser feito em dias chuvosos, pois a água pode tornar as superfícies escorregadias e aumentar o risco de acidentes.

Essa mesma recomendação vale para a instalação de outras peças arquitetônicas grandes, como a telha de alumínio e a veneziana industrial.

Após a instalação, ainda é recomendado inspecionar periodicamente cada telha galvanizada, procurando por danos como rachaduras, cortes ou perfurações que possam comprometer a estrutura do material. 

Caso alguma imperfeição seja detectada, a reparação deve ser providenciada o mais rápido possível, a fim de evitar que ocorra a penetração de água no telhado.

Os últimos cuidados referem-se ao armazenamento das telhas galvanizadas, o que vale tanto para fabricantes quanto para compradores, caso sobre material. 

É fundamental guardá-las em uma área coberta, ventilada e livre de umidade. O espaço também deve ser amplo, pois as telhas precisam ficar em posição horizontal e sobre suportes de diferentes alturas, garantindo uma leve inclinação entre uma telha e outra.

As telhas ainda necessitam estar completamente secas quando armazenadas para evitar a formação de manchas de corrosão.

Além disso, é importante evitar o contato direto com materiais que possam causar reações químicas prejudiciais ao revestimento galvanizado, como produtos ácidos ou substâncias corrosivas.

Agora que você já sabe tudo sobre as telhas galvanizadas, faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo e aproveite as grandes vantagens que nossa plataforma oferece! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação