Buscas relacionadas:

Desfibrado Têxtil

O desfibrado têxtil consiste em uma mistura de resíduos de diferentes materiais, como plástico, poliéster e algodão, muito utilizada na confecção de produtos têxteis, como tecidos, roupas, tapetes e estofados. O material ainda contribui para a preservação ambiental, pois é fabricado com elementos que demoram a se recompor. Entenda melhor nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o desfibrado têxtil?
  • Como é feito o processo de fabricação do desfibrado têxtil?
  • Tipos de tecidos desfibrados têxteis
DESFIBRADO TÊXTIL

O que é e para que serve o desfibrado têxtil?

O desfibrado têxtil consiste em diversos retalhos misturados com plástico PET reciclado, algodão, brim ou alguma matéria-prima virgem de propriedades físicas semelhantes. 

Além de oferecer inúmeros benefícios aos compradores, esse tipo de tecido é um grande aliado do meio ambiente, assim como a fibra de polipropileno.

Isso porque sua composição reaproveita restos de materiais que poderiam parar em aterros sanitários ou mesmo em locais usados para o descarte irregular de lixo.

Vale ressaltar que determinados plásticos podem demorar mais de 100 anos para se decompor na natureza. 

Portanto, ambientalistas recomendam a reutilização desses elementos, seja por meio da reciclagem ou processos simples feitos em casa.

O mesmo se aplica a outros materiais, como o feltro agulhado, ou feltro tecido, utilizado frequentemente para fabricar mantas retentoras de poeira. 

Também é importante saber que a qualidade do desfibrado têxtil está diretamente relacionada com a procedência do plástico ou algodão usado na fabricação.

Por isso, antes de fechar negócio, é essencial consultar fornecedores especializados no produto e questionar sobre as melhores opções de tecido para a atividade que se deseja realizar. 

Como é feito o processo de fabricação do desfibrado têxtil?


O processo de fabricação do desfibrado têxtil começa muito antes da inserção da matéria-prima em equipamentos.

O primeiro passo é coletar retalhos de boa qualidade provenientes de confecções, malharias e tecelagens.

Em seguida, é necessário separar todo esse material por cor, o que garante a uniformidade do produto final, junto ao feltro termofixado

Após cada uma dessas etapas, os retalhos estarão prontos para serem desfibrados e adquirir excelentes propriedades. 

Existem diferentes formas de desfibramento, que variam entre métodos mecânicos e químicos. 

Resumidamente, o desfibramento mecânico é feito a partir da quebra dos retalhos por lâminas, pentes ou rotores.

Isso produz fibras individuais, perfeitas para a produção de um desfibrado têxtil resistente e versátil. 

Já no desfibramento químico, substâncias específicas são aplicadas aos retalhos para quebrar as ligações químicas que mantêm as fibras unidas. 

Processos similares ao químico podem ser realizados com enzimas ou de maneira mais natural, com água.  

Por fim, ainda há a opção de produzir um desfibrado têxtil com movimentos de fricção aplicados aos retalhos. 

Tipos de tecidos desfibrados têxteis

Os principais tipos de desfibrado têxtil utilizados por fabricantes de diversos produtos estão detalhados na listagem abaixo:

  • Desfibrado acrílico: O desfibrado têxtil acrílico é uma ótima alternativa para produzir panos de limpeza e cobertores. O material também costuma estar presente no interior de almofadas e brinquedos de pelúcia, conferindo um aspecto macio aos itens;
  • Desfibrado jeans: A aplicação mais comum do desfibrado jeans é na fabricação de jaquetas, cordão agulhado, calças e outras peças de vestuário. O produto é disponibilizado nas versões “azul”, “branca” ou “natural”, oferecendo uma ampla gama de opções aos fabricantes e clientes;
  • Desfibrado de algodão: Assim como o desfibrado acrílico, os modelos de algodão são usados em preenchimentos de almofadas e pelúcias. Outro objetivo do desfibramento do material é aprimorar a produção de fios reciclados; 
  • Desfibrado de malhas e sintéticos: Os desfibrados de malhas e elementos sintéticos são constantemente utilizados em artigos de cama, mesa e banho. No entanto, seu uso mais tradicional é na indústria moveleira, onde atua como uma opção incrível para estofamento de sofás, cadeiras, poltronas e outros móveis.
Além das aplicações mencionadas, o desfibrado têxtil tem uma função essencial na construção de casas, prédios e estabelecimentos comerciais, tecido desfibrado, além da fabricação de veículos.
O uso do desfibrado têxtil na construção civil e na indústria automotiva

Em alguns locais, como salas de estar, quartos e escritórios empresariais, o silêncio é fundamental. Por isso, é essencial instalar nas portas, paredes e pisos produtos que reduzam os ruídos. 

O desfibrado têxtil é um ótimo isolante acústico, ou seja, evita que sons altos sejam transferidos entre áreas internas e externas. 

Já na indústria automotiva, o desfibrado é instalado no teto e laterais das portas, cobrindo partes da lataria para impedir barulhos incômodos em casos de impactos acidentais. 

Crie projetos incríveis ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental com o desfibrado têxtil! Solicite um orçamento no Soluções Industriais para conhecer catálogos e preços! 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página! 

Ver maisVer menos

Desfibrado Têxtil

O desfibrado têxtil é utilizado para produzir, preencher e revestir diferentes itens, de brinquedos de pelúcia a áreas internas de automóveis. 

Assim como o feltro agulhado, o material é resistente, versátil e econômico, o que traz benefícios para fabricantes e compradores. 

Além disso, o tecido desfibrado é composto por materiais reciclados e restos de retalhos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Ficou interessado no desfibrado têxtil e quer comparar preços do produto com praticidade e segurança? Faça já uma cotação no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação