Buscas relacionadas:

Lima abrasiva

A lima abrasiva é extremamente eficaz na moldagem, desbaste, refinamento e afiação de peças e ferramentas. O item pode ser encontrado em várias formas, como quadrada e triangular, e usado em metais ferrosos e não ferrosos, madeiras, azulejos, cerâmicas e outros materiais. Conheça melhor suas principais vantagens, aplicações e modelos nos tópicos abaixo!

  • O que é uma lima abrasiva?
  • Tipos de limas abrasivas
  • Principais usos da lima abrasiva

O que é uma lima abrasiva?

A lima abrasiva é uma ferramenta de acabamento usada para uniformizar e aprimorar superfícies em diferentes formatos. 

Sua estrutura é composta por duas extremidades: a primeira é uma haste rígida, normalmente feita de aço, e a segunda é uma base sólida com diferentes ranhuras, que ajudam a modelar peças de metal ferroso e não ferroso, alumínio, madeira e muitos outros materiais. 

A eficiência do produto está ligada justamente a essa última parte, que é fabricada com elementos extremamente abrasivos para remover camadas duras e bem impregnadas a partir de movimentos de fricção. 

Por conta da importância que tem, a lima abrasiva está presente nos mais variados ambientes e segmentos, incluindo as indústrias automotivas, metalúrgicas e aeroespaciais.

Além disso, a ferramenta é muito solicitada em canteiros de obras, uma vez que permite modelar diferentes estruturas. 

Contudo, associar a utilização da lima abrasiva apenas a serviços de grande porte é um erro, uma vez que o item também é essencial em manutenções e reparos domésticos, assim como na produção artesanal. 

Essa possibilidade de fazer trabalhos simples com os abrasivos indica que o uso não requer conhecimento técnico avançado, algo que também acontece com a lixa ferro. 

Porém, é sempre importante ter em mente que a realização de alguns serviços demanda o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), utensílios que evitam danos à pele e aos olhos. 

Tipos de limas abrasivas

A lima abrasiva pode ser classificada de acordo com o seu formato, granulação, material de fabricação, funcionamento, aplicações ou critérios próprios definidos por seu fabricante.

Formato

As limas abrasivas podem ser encontradas em diferentes formatos, cada um projetado para atender a propósitos específicos. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Lima abrasiva quadrada: Possui uma estrutura uniforme e comprida, ideal para acabamentos precisos em cantos; 
  • Lima abrasiva triangular: Indicada para alcançar superfícies de diâmetros reduzidos e de difícil acesso, proporcionando um acabamento preciso que outras ferramentas seriam incapazes de produzir;
  • Lima abrasiva redonda: Tem uma seção transversal cilíndrica e é excelente para trabalhar superfícies curvas ou orifícios;
  • Lima abrasiva meia-cana: Apresenta uma seção transversal arredondada, útil para trabalhar superfícies côncavas e convexas. 

A escolha do formato adequado é essencial para garantir a eficiência do serviço realizado na peça trabalhada. 

Granulação

A granulação das limas refere-se ao tamanho dos grãos abrasivos presentes em sua superfície, que podem ser finos, médios ou grossos.

Quanto menor o número da granulação, maior é o tamanho dos grãos, resultando em uma lima mais agressiva e indicada para desbaste de materiais mais duros. 

Por outro lado, limas com granulações menores proporcionam um acabamento mais suave e são indicadas para materiais mais macios. 

Material de fabricação 

As limas abrasivas podem ser fabricadas a partir de diversos materiais. Alguns dos mais comuns são: 

  • Aço carbono: adequadas para uma variedade de trabalhos em metais, madeira e plástico;
  • Aço rápido: ideais para uso em metais mais duros e resistentes, como aços endurecidos e ligas especiais;
  • Diamante: utilizadas quando é necessário trabalhar em materiais extremamente duros, como cerâmica, vidro, pedras preciosas e materiais compostos;
  • Carbeto de silício: usadas principalmente em aplicações de polimento e acabamento, especialmente em superfícies de madeira e metais não ferrosos; 
  • Óxido de alumínio: adequadas para trabalhos em metais ferrosos e não ferrosos, além de serem utilizadas em materiais como madeira, plástico e couro;
  • Tungstênio: funcionam bem em materiais muito rígidos, como aço endurecido e cerâmica, bem como em azulejos. 

A definição do material dependerá das aplicações específicas e da dureza dos materiais que serão trabalhados. 

Funcionamento, aplicações e critérios dos fabricantes

As três últimas classificações das limas estão relacionadas com funcionamento, aplicações e critérios dos fabricantes. 

Por exemplo, existe a lima rotativa, projetada para encaixar-se em máquinas de usinagem, como retíficas.

Este modelo é disponibilizado com pontas distintas, que variam entre formas circulares, esféricas, cônicas, entre outras. 

Já a lima grosa apresenta um formato de serra arredondado ou achatado e é indicada para trabalhos em peças de madeira. 

Outro modelo de lima abrasiva muito popular é a mecânica, subdividida nas versões “bastarda” e “murça”. 

Ambas têm linhas ao longo de suas estruturas, mas na primeira o espaço entre cada linha é maior, o que confere às peças trabalhadas um aspecto rústico. 

Além de todas as opções citadas, existem as limas de enxada, de motosserra, de pedras preciosas, entre várias outras.

Principais usos da lima abrasiva

Os principais usos da lima abrasiva estão destacados na listagem a seguir: 

  • Desbaste e moldagem de metais: As limas abrasivas são frequentemente utilizadas para remover rapidamente material bruto e soldas antigas de peças metálicas em oficinas de reparo automotivo;
  • Acabamento de superfícies: Com textura áspera, as limas abrasivas ajudam a suavizar e refinar a superfície de diferentes materiais, como madeira, azulejo e cerâmica;
  • Afiação de ferramentas: Dentes de serrotes, correntes de motosserras, facas, enxadas, foices e muitas outras ferramentas podem ser afiadas com uma lima abrasiva;
  • Preparação de áreas para pintura: Antes de pintar uma superfície, é indispensável garantir que esta esteja livre de imperfeições. As limas abrasivas removem irregularidades e criam as condições ideais para a aplicação da tinta;
  • Artesanato: Artesãos usam limas abrasivas para esculpir artigos decorativos de diferentes tamanhos e formatos. 

Vale ressaltar que o sucesso dos serviços mencionados depende de uma boa conservação da lima abrasiva. Portanto, a ferramenta não pode ser manuseada caso apresente qualquer tipo de dano em sua superfície.  

Está em busca da lima mais adequada para seus trabalhos de desbaste e modelagem de peças? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e encontre opções com excelente relação custo-benefício.

E caso deseje mais informações sobre o produto, não deixe de ler o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!


Ver maisVer menos

Lima abrasiva

A lima abrasiva é projetada para conferir acabamentos precisos a peças de diferentes formatos, tamanhos e materiais. 

Para isso, as limas abrasivas são comercializadas com gramaturas distintas e recursos próprios, como pontas mais finas para alcançar superfícies de difícil acesso.

Assim como uma lixa ferro, o item está presente tanto em aplicações industriais quanto domésticas, graças ao seu manuseio prático e ótimos resultados que oferece.

Ficou interessado na lima abrasiva? Faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo e fale com quem mais entende do assunto!



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação