Buscas relacionadas:

Cilindro mestre empilhadeira

O cilindro mestre empilhadeira gera a pressão hidráulica necessária para acionar os freios das rodas. Essa função garante uma frenagem rápida e segura desse veículo industrial, pois distribui adequadamente o fluido de freio até o pedal acionado pelo operador. Conheça melhor seu funcionamento, características e modelos conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o cilindro mestre empilhadeira?
  • Tipos de cilindros mestres
  • Cuidados necessários com o cilindro mestre empilhadeira
CILINDRO MESTRE EMPILHADEIRA

O que é e para que serve o cilindro mestre empilhadeira?

O cilindro mestre empilhadeira é um componente de segurança relacionado aos freios desses veículos.

Resumidamente, sua função é gerar pressão hidráulica a partir da força mecânica criada quando o operador pisa no pedal do freio.

Essa pressão é essencial para fazer com que as rodas parem de girar de maneira suave e estável, garantindo a segurança de quem conduz a empilhadeira ou quem circula pelo local.

Além disso, o cilindro mestre atua como um dispositivo de controle, permitindo ao operador modular a intensidade da frenagem de acordo com a necessidade e a carga que está sendo transportada. 

Como funciona um cilindro mestre? 

O funcionamento do cilindro mestre para empilhadeira é entendido mais facilmente quando se conhece as peças presentes em seu interior. Quando ativado, o sistema movimenta um êmbolo. 

Essa ação provoca o acionamento de pistões, que são ligados às pinças do freio da empilhadeira e responsáveis por diminuir gradativamente a velocidade da máquina.  

Próximo ao cilindro mestre da empilhadeira encontra-se um reservatório, que armazena o fluido de freio.

Semelhante aos movimentos de uma seringa, o cilindro mestre empilhadeira “lança” o líquido do reservatório nas direções adequadas quando o freio é acionado. 

Já quando o condutor retira o pé do pedal de freio, o fluido retorna ao seu reservatório de origem. 

A dinâmica da movimentação do fluido de freio em uma empilhadeira é aplicada a outros equipamentos e compartimentos, como macacos hidráulicos e caixas d’água.

Devido à sua importância, o cilindro mestre para empilhadeira é projetado com um eficaz sistema de segurança.

A maioria dos modelos conta com uma câmara para cada par de rodas. Caso uma delas falhe, a outra conseguirá parar a empilhadeira, embora o tempo e a distância de frenagem aumentem consideravelmente.

Se for notada qualquer imperfeição que inviabilize o funcionamento de uma das câmaras, é indispensável solicitar a manutenção do componente a um profissional qualificado. 

Por mais simples que pareça em alguns casos, o reparo das peças para empilhadeira sempre demanda conhecimentos técnicos avançados.

Tipos de cilindros mestres

O cilindro mestre empilhadeira pode ser classificado como “simples” ou “duplo”. A primeira classificação refere-se aos cilindros com apenas uma câmara, modelos que estão sendo gradativamente substituídos.

Já os cilindros duplos, mais comuns atualmente, possuem duas câmaras para auxiliar na frenagem. 

Esse modelo assegura um controle mais preciso sobre a pressão do fluido de freio, o que proporciona melhor eficiência e segurança durante a operação do veículo. 

Independentemente do tipo de cilindro mestre para empilhadeira desejado, é sempre indicado adquirir a peça junto a fornecedores especializados, como os parceiros do Soluções Industriais.  

Cuidados necessários com o cilindro mestre empilhadeira

Assim como qualquer outra peça veicular, o cilindro mestre empilhadeira requer cuidados básicos para manter seu desempenho original.

Em primeiro lugar, é interessante saber que o indício de problemas no componente vem do próprio pedal do freio, quando este fica mais baixo do que o normal sempre que o veículo está parado. 

Seu funcionamento pode ser afetado por alguns fatores, como desgastes naturais, corrosão, acionamento inadequado do pedal e uso de fluido de freio vencido ou contaminado na empilhadeira.

Quanto aos desgastes, é preciso dedicar uma atenção especial à vedação do cilindro mestre empilhadeira.

Isso porque eventuais vazamentos levam parte do fluido de freio ao hidrovácuo, em vez de aos pedais, comprometendo a capacidade de frenagem.

Por falar em frenagem, a ação sempre deve ser realizada com delicadeza, pois pisadas bruscas no pedal também causam danos no cilindro mestre empilhadeira e demais componentes do sistema de freio. 

Já sobre o fluido, além de utilizá-lo sempre em bom estado, é necessário adquirir sempre as opções indicadas pelo fabricante.

Não comprometa a eficiência do sistema de frenagem de sua empilhadeira! Solicite agora mesmo um orçamento de cilindro mestre no Soluções Industriais e entre em contato com os melhores fornecedores do segmento! 

E caso deseje mais informações sobre este importante componente, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Cilindro mestre empilhadeira

O cilindro mestre empilhadeira faz toda a diferença para uma frenagem segura nesses veículos industriais. 

Seu funcionamento consiste em lançar o fluido de freio em direção ao pedal, permitindo uma resposta rápida sempre que for preciso desacelerar ou parar por completo a empilhadeira. 

Para isso, o cilindro mestre empilhadeira precisa transformar a força mecânica gerada pelo pé do operador ao pressionar o pedal em pressão hidráulica. 

O conjunto de ações desses cilindros ainda depende de uma operação adequada de seus pistões e câmaras. 

Quer adquirir peças para empilhadeira de alta qualidade para melhorar o funcionamento do seu veículo? Faça uma cotação agora mesmo no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação