Pergolado de madeira

O pergolado de madeira é uma estrutura caracterizada por colunas verticais e vigas horizontais, projetada para criar um espaço sombreado e esteticamente atraente. Não por acaso, essa construção tem sido frequentemente solicitada por administradores de residências, empresas e estabelecimentos comerciais. Saiba mais conferindo os tópicos listados abaixo!

  • O que é o pergolado de madeira?
  • Vale a pena investir no pergolado de madeira?
  • Quais as coberturas para pergolado de madeira?
  • Onde colocar o pergolado de madeira?
  • Quais as melhores madeiras para pergolados?
  • Outros tipos de pergolados

O que é o pergolado de madeira?

O pergolado de madeira é uma estrutura que se destaca em qualquer ambiente por proporcionar um espaço de convivência muito agradável. 

Primeiramente, a madeira tem uma estética convidativa, que traz elegância e conforto térmico ao mesmo tempo. 

Isso explica o uso do material não apenas para a construção de pergolados, como também de deck de madeira e muitos outros itens. 

Especificamente no caso dos pergolados de madeira, vale mencionar a variedade de modelos encontrados no mercado. 

Um bom exemplo é o pergolado de madeira roliça. Os compradores podem optar ainda por linhas simples e modernas ou estilos mais ornamentados e clássicos.

Vale a pena investir no pergolado de madeira?

Investir em um pergolado de madeira é uma decisão que oferece uma série de vantagens significativas para qualquer espaço.

Além de conferir um charme atemporal e elegante, a presença do pergolado certamente valoriza os imóveis e traz um lucro considerável em eventuais vendas. 

Inclusive, os solicitantes costumam se surpreender com a beleza e durabilidade dos pergolados de madeira

Sempre que construído com madeira de alta qualidade, o item consegue resistir a fortes impactos acidentais, constantes variações climáticas e até mesmo o contato com determinados produtos químicos.  

Para concluir, os profissionais que montam os pergolados de madeira também se beneficiam pelo fato de ser muito fácil lidar com essas estruturas desde o planejamento.

Quais as coberturas para pergolado de madeira?

As opções de cobertura para pergolado de madeira oferecem um mundo de possibilidades criativas e funcionais para transformar espaços em verdadeiros refúgios de conforto e estilo. 

Combinar a beleza natural da madeira com materiais que proporcionam sombra, proteção e estética é fundamental para definir a experiência e propósito do pergolado. As principais opções disponíveis para conseguir isso estão destacadas na listagem a seguir:

  • Vidro: O uso de painéis de vidro temperado ou laminado pode transformar um pergolado em um espaço mais fechado e protegido contra as intempéries climáticas;
  • Policarbonato ou acrílico: Chapas de policarbonato ou acrílico são leves e duráveis, além de proporcionarem uma atmosfera luminosa sob o pergolado de madeira;
  • Bambu ou palha:  Coberturas de bambu ou palha conferem uma aparência rústica e natural ao pergolado;
  • Plantas trepadeiras: Também é possível criar uma cobertura exuberante com plantas trepadeiras para os pergolados de madeira. 

Depois de conhecer as coberturas mencionadas, é interessante saber quais ambientes combinam mais com o pergolado de madeira. 

Onde colocar o pergolado de madeira?

A instalação de um pergolado de madeira é normalmente adotada em ambientes como jardim, piscina, área de churrasco e varanda da sala de estar ou jantar.

Os pergolados de madeira para jardim proporcionam um espaço coberto para apreciar a paisagem natural, protegendo contra as intempéries e oferecendo sombra em dias quentes. 

Além disso, podem servir como suporte para plantas trepadeiras, criando um ambiente mais verde e acolhedor.

Já na área da piscina, um pergolado de madeira oferece um local ideal para relaxar à sombra após um mergulho, sem a necessidade de expor-se aos raios prejudiciais do sol. 

Isso contribui para uma experiência de lazer mais segura e confortável, além de adicionar um toque de elegância ao ambiente da piscina.

Já próxima à churrasqueira, os pergolados de madeira são uma escolha inteligente, uma vez que oferecem a possibilidade de fazer refeições ao ar livre, independentemente das condições climáticas. 

Por fim, na varanda da sala de estar ou de jantar, um pergolado de madeira cria um espaço adicional que pode ser utilizado de diversas maneiras, como para ler, brincar com crianças ou simplesmente relaxar. 

Quais as melhores madeiras para pergolados?

Na escolha das melhores madeiras para pergolados, diversos fatores devem ser considerados para garantir a durabilidade, resistência e estética da estrutura para os pergolados de madeira.

Algumas das madeiras mais recomendadas para a construção de pergolados em madeira são o cedro, a teca e o ipê.

O cedro tem uma coloração avermelhada ou amarelada, e também é uma opção popular em estruturas como a cama de madeira, pois apresenta grande resistência natural a insetos e à decomposição.

Essa madeira também se destaca por ter um cheiro agradável e ser relativamente fácil de trabalhar.

A teca é outra ótima escolha devido à sua alta durabilidade e resistência à umidade, porém ela pode ser mais cara em comparação com outras opções, como, por exemplo um pergolado de madeira com vidro.

A madeira em questão possui uma tonalidade dourada que envelhece lindamente ao longo do tempo, adquirindo um tom prateado para o pergolado madeira.

Além disso, ela é frequentemente usada também em estruturas como o balcão de madeira e o brise de madeira.

Por sua vez, o ipê é uma madeira tropical com excelente densidade, o que a torna ideal para regiões com condições climáticas desafiadoras.

Inclusive, essa opção é constantemente adotada também para a construção de assoalho de madeira e rodapé de madeira

Ainda é importante saber que suas cores são variadas, indo desde tons mais claros até marrons profundos.

Além das madeiras citadas, a cumaru, a jatobá e a garapa também são usadas em pergolados de madeira.

Quer encontrar os melhores pergolados de madeira e equipamentos relacionados, como o secador de madeira? Faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo! 


Ver maisVer menos

Pergolado de madeira

Outros tipos de pergolados

O pergolado de madeira não é o único disponível no mercado. Ainda existem modelos de metais, vinil, bambu, PVC e alvenaria.  

Os pergolados de metais podem ser facilmente construídos com ferro forjado ou fundido, aço e alumínio.   

Esses elementos oferecem uma resistência ainda maior contra corrosão e impactos acidentais ao longo do tempo. 

Já o pergolado de vinil se destaca por ter baixa necessidade de manutenção e imitar a estética de outros materiais mais caros. 

Para quem prefere criar um ambiente tropical, se recomenda investir em um pergolado de bambu, uma opção leve e ecológica. 

Outro modelo que se caracteriza pela leveza é o pergolado de PVC, que também oferece resistência a diferentes danos. 

Ainda é possível optar por um pergolado permanente, construindo a estrutura com tijolos e pedras em geral. 

Ficou interessado no pergolado de madeira ou em qualquer outro modelo? Solicite já seu orçamento no Soluções Industriais!   


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação