Buscas relacionadas:

Exaustor para banheiro

O exaustor para banheiro é um dispositivo que remove o ar úmido, vapores e odores desagradáveis desses ambientes. Ele funciona por meio de um motor que cria sucção, puxando o ar viciado do ambiente e expelindo-o para o exterior. Quer saber mais sobre os principais tipos de exaustores, suas vantagens e como escolher o modelo ideal? Confira os tópicos abaixo!

  • Qual a função do exaustor para banheiro?
  • Como funciona o exaustor para banheiro?
  • Quais são os modelos de exaustor para banheiro?
  • Vantagens do exaustor para banheiro
  • Como escolher o melhor exaustor para banheiro?

Qual a função do exaustor para banheiro?

O exaustor para banheiro é um equipamento que melhora a qualidade do ar nesse ambiente, removendo odores desagradáveis, umidade e vapor que são gerados durante o uso do chuveiro, banheira ou vaso sanitário.

Além disso, ele auxilia na prevenção de mofo e bolor, ao mantr o banheiro mais higiênico, confortável e saudável, seja em residências, locais públicos, indústrias ou comércios.

Como funciona o exaustor para banheiro?

O funcionamento de um exaustor de banheiro é bastante simples. Basicamente, o equipamento fica instalado no teto ou na parede, e possui um motor interno que aciona as pás ou hélices responsáveis pela movimentação do ar.

Diferente de um exaustor eólico industrial, esse exaustor tem um acionamento elétrico, que pode ser vinculado  a um sensor de presença ou um interruptor.

Assim, o usuário pode ligá-lo e desligá-lo quando for necessário, evitando desperdícios de energia. 

Quando ligado, o exaustor puxa o ar do banheiro para seu interior, eliminando-o para o ambiente externo através de uma tubulação específica ou por meio de uma abertura na parede. 

Quais são os modelos de exaustor para banheiro?

Existem três principais tipos de exaustores usados em banheiros: os modelos de teto, de parede e os embutidos. Os tópicos a seguir detalham cada um deles. 

Exaustor de teto

Esse modelo de exaustor de banheiro é instalado diretamente no teto, de forma que o ar retirado seja encaminhado pelos dutos até o telhado do edifício. 

Ele é projetado para oferecer uma alta capacidade de ventilação, e especialmente recomendado em locais que não possuem saída lateral pela parede, como apartamentos. 

Uma das principais vantagens do exaustor de banheiro de teto é a sua capacidade de cobrir uma área ampla. 

O aparelho pode ser colocado centralizado no teto, o que permite uma distribuição mais uniforme do ar em todo o banheiro.

É importante ressaltar que a instalação de um exaustor de banheiro de teto, algumas vezes, exige uma tubulação um pouco longa para conectar o equipamento à saída de ar externa.

Exaustor de parede

O exaustor de banheiro de parede é instalado na parte superior da parede, geralmente próximo ao teto, e é indicado para banheiros de todos os tamanhos, contanto que tenha uma saída de ar lateral.

Uma vantagem do exaustor de banheiro de parede é a sua facilidade de instalação. Ele normalmente pode ser fixado diretamente na parede sem a necessidade de grandes modificações na estrutura.

Exaustor embutido

O exaustor de banheiro embutido é instalado dentro do forro do banheiro e fica completamente oculto da vista. 

O tipo de exaustor em questão é esteticamente agradável, pois não interfere na decoração do ambiente.

Vale ressaltar que esse exaustor para banheiro é uma ótima opção em projetos de construção ou reforma, quando a instalação ocorre durante a fase de obras ou modificação do forro. 

Vantagens do exaustor para banheiro

A utilização de um exaustor para banheiro promove uma série de vantagens aos usuários e à estrutura dos edifícios como um todo. Os principais benefícios incluem: 

  • Remoção de odores, bactérias, fungos, ácaros e outros poluentes presentes no ar do banheiro;
  • Prevenção de danos estruturais como rachaduras, descascamentos e deformações causadas pela ação contínua da umidade;
  • Eliminação de vapor e condensação que podem causar embaçamento, manchas e outros problemas em paredes, pisos e tetos;
  • Maior conforto térmico;
  • Prevenção de doenças e inflamações respiratórias, como alergias, rinite e asma.

Para resumir, ao escolher um bom exaustor e realizar sua instalação corretamente, é possível desfrutar de um banheiro muito mais agradável.

Como escolher o melhor exaustor para banheiro?

O melhor exaustor é aquele que supre as necessidades dos usuários e do local onde foi instalado, por isso a escolha deve ser feita com base em cada projeto. 

No entanto, os critérios-chaves citados abaixo ajudam qualquer comprador a realizar um negócio mais assertivo: 

Vazão de ar

A vazão de ar é um fator crucial a ser considerado quando o assunto é adquirir um exaustor de banheiro. 

Ela está relacionada à quantidade de ar que o exaustor é capaz de mover em um determinado período de tempo, e é medida em metros cúbicos por hora (m³/h).

Se recomenda verificar a vazão de ar especificada pelo fabricante e escolher um exaustor adequado para o tamanho do banheiro. 

Dimensões do banheiro

As dimensões do banheiro são um fator determinante no momento da escolha, pois pode influenciar no tipo de instalação e na capacidade de ventilação do exaustor. 

Basicamente, deve-se levar em conta o espaço disponível para instalação do exaustor e optar por um modelo que se ajuste à situação. 

Nível de ruído

O nível de ruído produzido pelo exaustor é outro aspecto muito importante, especialmente se o banheiro estiver próximo a quartos ou áreas de descanso. 

Um exaustor para banheiro silencioso faz toda a diferença também em ambientes como hospitais e centros médicos em geral. 

Além dos fatores mencionados, vale a pena avaliar também a disponibilidade de recursos adicionais de cada exaustor de banheiro, como iluminação embutida e sensores de movimento e de umidade.

Deseja obter mais informações sobre o exaustor para banheiro? Confira o conteúdo que disponibilizamos no final da página!

Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais! 

Solicite um orçamento gratuito agora mesmo e seja atendido por quem mais entende do assunto!


Ver maisVer menos

Exaustor para banheiro

Um exaustor para banheiro é um dispositivo projetado para melhorar a ventilação e a qualidade do ar no banheiro. 

Ele remove odores desagradáveis, umidade, vapor e impurezas, contribuindo para um ambiente mais limpo, confortável e saudável.

Diferente do exaustor eólico industrial, esse tipo de exaustor funciona por meio de um acionamento elétrico, por isso pode ser controlado com sensor de movimento ou por interruptores.

Conte com o Soluções Industriais para obter o melhor exaustor de banheiro! Somos especialistas em conectar empresas a fornecedores confiáveis e de qualidade. 

Solicite já um orçamento rápido e sem compromisso para falar com um de nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação