Economia e Negócios

Banco Central quer revisar as regras do FGC após caso Master

O Banco Central anunciou que revisará as regras do FGC, com o objetivo de aumentar a segurança e a transparência no sistema financeiro, conforme declarado por Gilneu Vivan, diretor de regulação, durante um evento da ABBC.

O Banco Central afirmou que quer revisar as regras do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) após o caso envolvendo o banco Master, que reacendeu discussões sobre transparência e segurança no sistema financeiro. A sinalização foi feita por Gilneu Vivan, diretor de regulação da autoridade monetária, durante um evento da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Mudanças nas regras do FGC

As mudanças nas regras do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) são aguardadas com expectativa pelo mercado financeiro, especialmente depois das liquidações do Banco Master e do Will Bank.

O anúncio feito pelo diretor de regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, durante o evento da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), sinaliza uma revisão que promete impactar o setor bancário.

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo proteger depositantes e investidores, garantindo a recuperação de seus depósitos em caso de intervenção, liquidação ou falência de instituições financeiras.

As novas regras podem incluir a redefinição dos limites de cobertura, a inclusão de novos produtos financeiros sob a proteção do fundo e a revisão dos critérios de elegibilidade para as instituições participantes.

Além disso, a transparência na remuneração dos intermediários e a distribuição de títulos também estão na pauta de discussões do Banco Central. Essas mudanças visam fortalecer a confiança no sistema financeiro e aumentar a segurança dos investidores.

Especialistas esperam que o Banco Central promova um debate amplo e inclua as diversas partes interessadas nas discussões, garantindo que as novas regras atendam às necessidades do mercado e dos consumidores.

Romário Martins

Colunista no segmento Economia e Negócios | Vice-presidente do Grupo Ideal Trends. Há mais de 19 anos, Romário tem ajudado empresas a alavancarem seu faturamento por meio da geração de demanda qualificada na web. Em sua trajetória, já ajudou a transforar o cenário de mais de 20.000 empresas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo