Buscas relacionadas:

Rack de refrigeração

O rack de refrigeração consiste em um conjunto de equipamentos utilizados para resfriar sistemas, especialmente aqueles que contam com compressores e condensadores. A estrutura tem como função conectar todos os componentes que lidam com fluidos refrigerantes e trocas de calor, evitando problemas como sobrecargas e superaquecimento. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é o rack de refrigeração?
  • Vantagens do rack de refrigeração
  • Características do rack de refrigeração
  • Aplicações do rack de refrigeração

O que é o rack de refrigeração?

O rack de refrigeração consiste em um sistema de compressores utilizado principalmente em indústrias. 

Basicamente, sua função é evitar que o calor afete a qualidade dos materiais armazenados ou o desempenho das linhas de produção. 

Esses aparelhos são configuráveis e podem ser adaptados para atender a diferentes requisitos de temperatura e capacidade, dependendo do tipo de produtos ou materiais que precisam ser mantidos em condições controladas.

No mercado, é possível ainda encontrar racks de refrigeração que operam a partir de ar ou água condensados.

Ambos apresentam grande eficácia, embora os modelos que atuam com água sejam mais indicados para áreas industriais amplas. 

Vale ressaltar também que esse equipamento não é o único utilizado quando se trata de manter produtos em baixas temperaturas. 

Donos de indústrias e comércios podem dispor de itens como o túnel de congelamento, a câmara fria e o balcão refrigerado para funções semelhantes. 

Componentes que atuam em conjunto com o rack para refrigeração

A montagem do rack para refrigeração é bastante simples e pode ser melhor compreendida quando se leva em conta as especificações de cada modelo.

Os tipos que operam com ar condensado demandam uma base convencional, com espaços para a implantação de compressores, acumuladores de sucção, separadores de óleo, filtros, tanques de líquido, visores, entre outros componentes.

Na mesma base, também é possível incluir os condensadores, embora em algumas linhas de produção opte-se por instalar tais máquinas em outras estruturas.

Já os racks de refrigeração que trabalham com água, além dos componentes citados, precisam de um trocador de calor que complemente o trabalho do condensador. 

Geralmente, o papel é cumprido por uma torre de arrefecimento, acessada a partir dos próprios condensadores e de bombas. 

Características do rack de refrigeração

O rack de refrigeração é construído com materiais de alta qualidade e pode ser projetado com painéis perfurados ou ventilados. 

Essa característica é vital para evitar o surgimento de pontos quentes que poderiam prejudicar o desempenho e a vida útil dos equipamentos.

Além disso, alguns fornecedores fabricam o rack para refrigeração com dimensões e recursos sob medida. 

Para exemplificar, os compradores conseguem solicitar estruturas adicionais na estrutura, como gavetas de resfriamento líquido. 

Aplicações do rack de refrigeração

O rack de refrigeração é constantemente solicitado por indústrias que trabalham com matérias-primas sensíveis a variações de temperatura.

Por isso, é muito comum utilizá-lo em ambientes onde é necessário manter temperaturas baixas para preservar mercadorias perecíveis, como alimentos, medicamentos, produtos químicos, entre outros.

Apesar disso, nada impede que a estrutura seja instalada em empresas, estabelecimentos comerciais e qualquer outro local onde se necessite de um eficaz sistema de refrigeração. 

Vantagens do rack de refrigeração

O rack de refrigeração é um equipamento essencial em diversas indústrias e estabelecimentos comerciais que necessitam manter produtos em condições ideais de temperatura. Isso só é possível graças às seguintes vantagens: 

Vários compressores e condensadores em operação

O rack refrigeração permite conectar diversos compressores e condensadores simultaneamente.

Isso se traduz em uma operação mais eficiente, além de uma distribuição de carga equilibrada, o que evita desgastes excessivos em determinados componentes do sistema de refrigeração.

Além disso, os compressores podem ser ligados ou desligados conforme necessário para reduzir o consumo de energia. 

Condensação otimizada

Outra vantagem notável dos racks de refrigeração é a otimização do processo de condensação.

Com o uso de múltiplos compressores e condensadores, o sistema pode se ajustar automaticamente para atender às variações nas demandas de resfriamento.

Controle preciso de pressão e nível do óleo

Graças a interligação de compressores, o controle de pressão nos sistemas que contam com esses racks se torna facilmente ajustável, minimizando a chance de sobrecargas. 

Por sua vez, a possibilidade de checar o nível real do óleo faz com que as peças do rack possam estar sempre lubrificadas, algo essencial para uma boa vedação. 

Operação parcial em casos de emergência

O rack de refrigeração também é capaz de isolar compressores com defeito para que o sistema siga operando parcialmente. 

Tal medida impede que a distribuição de fluido refrigerante seja completamente interrompida e, consequentemente, as matérias-primas estraguem.

Otimize seus processos de refrigeração com os racks comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. Solicite um orçamento! 

E caso deseje mais informações sobre o rack para refrigeração, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página!


Ver maisVer menos
  • Rack de refrigeração Rios Refrigeração e Ar Condicionado Rack de refrigeração R.Atendimento: Território Nacional
  • Rack galvanizado Vertic Empilhadeiras Rack galvanizado R.Atendimento: SP
  • Rack Rustico DEPOSITO MINEIRO Rack Rustico R.Atendimento: SP
  • Rack desmontável Mundial Log Rack desmontável R.Atendimento: Território Nacional
  • Rack industrial Mundial Log Rack industrial R.Atendimento: Território Nacional
  • rack aramado Mundial Log rack aramado R.Atendimento: Território Nacional
  • flow rack ENGESYSTEMS SISTEMAS flow rack R.Atendimento: Território Nacional
  • rack empilhável ENGESYSTEMS SISTEMAS rack empilhável R.Atendimento: Território Nacional
  • pipe rack METALURGICA UBERABA pipe rack R.Atendimento: Território Nacional
  • rack metálico ENGESYSTEMS SISTEMAS rack metálico R.Atendimento: Território Nacional
  • Rack metálico Mundial Log Rack metálico R.Atendimento: Território Nacional
  • rack aço Aços Brauna rack aço R.Atendimento: Território Nacional
  • rack galvanizado Aços Brauna rack galvanizado R.Atendimento: Território Nacional
  • rack metálico Aços Brauna rack metálico R.Atendimento: Território Nacional
  • Rack desmontável SB Pallet Rack desmontável R.Atendimento: Território Nacional

Rack de refrigeração

O rack de refrigeração é uma estrutura fundamental quando se trata de controlar a temperatura em indústrias. 

O item serve como apoio para compressores, condensadores e muitos outros componentes dos sistemas de refrigeração, e possui recursos para evitar sobrecargas e demais danos que poderiam interromper a distribuição adequada de fluido refrigerante. 

Vale ressaltar ainda que os racks de refrigeração não são os únicos equipamentos utilizados para manter produtos em baixa temperatura, pois também existem opções como o túnel de congelamento e a câmara fria. 

Agora que você já sabe tudo sobre o rack para refrigeração e suas vantagens, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite ofertas imperdíveis disponibilizadas por nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação