tênis de segurança

A bota de borracha é um calçado impermeável, flexível e resistente, que protege os pés contra impactos, produtos químicos, choques elétricos, temperaturas adversas, entre outros perigos. Encontrado em versões de cano longo, médio e curto, esse EPI pode ser utilizado em áreas domésticas, comerciais, industriais e rurais! Saiba mais conferindo os tópicos abaixo!

  • Para que serve a bota de borracha?
  • Aplicações da bota de borracha
  • Modelos de bota de borracha
  • Como limpar a bota de borracha adequadamente?
TÊNIS DE SEGURANÇA

Para que serve a bota de borracha?

A bota de borracha, popularmente conhecida como galocha, é um item impermeável e durável, que tem como principal função proteger os pés durante atividades em condições adversas, como ambientes úmidos ou sujos.

Graças à sua resistência, este produto ainda consegue suportar impactos, choques elétricos, contatos com determinadas substâncias químicas e exposição a temperaturas extremas.

Além disso, muitos modelos possuem solados antiderrapantes, que proporcionam uma ótima aderência em superfícies escorregadias.

Por esses motivos, as botas de borracha podem ser consideradas um calçado EPI (Equipamento de Proteção Individual). 

Aplicações da bota de borracha

Existem diversas situações em que a bota de borracha se torna um elemento indispensável. 

Por exemplo, na agricultura, essa bota evita que os trabalhadores molhem ou sujem os pés em plantações de frutas, verduras e hortaliças. 

Além disso, é comum o uso de agrotóxicos nesses ambientes, produtos que podem causar danos ao entrar em contato direto com a pele, algo que não acontece se o profissional estiver utilizando o EPI.

Ainda com foco no meio rural, as botas de borracha são úteis em atividades relacionadas à criação de animais, já que é mais fácil transitar em chiqueiros e currais quando se usa esses calçados.

Por sua vez, os motociclistas costumam calçar as botas de borracha para manter os pés secos em dias de chuva e minimizar o risco de ferimentos sérios em caso de queda. 

Vale destacar que a bota feita de borracha também consegue impedir queimaduras se o usuário encostar acidentalmente em alguma peça quente da moto. 

Por fim, a bota de borracha ainda é extremamente útil em hospitais, laboratórios, canteiros de obras, indústrias químicas, frigoríficos, serviços de limpeza, trilhas, jardinagem e muitos outros ambientes e atividades.     

Modelos de bota de borracha

As botas de borracha podem ser classificadas pelo comprimento do cano, além das aplicações para as quais são indicadas.

Por exemplo, a bota de borracha cano curto cobre o pé e o tornozelo, o que a torna perfeita para atividades como jardinagem e pesca.

Já os calçados de cano médio também protegem parte da panturrilha, por isso, são frequentemente utilizados em pântanos e outras áreas alagadas. 

Por último, a bota de borracha cano longo sobrepõe boa parte da perna, resguardando inclusive a região do joelho, característica importante para trabalhos em áreas alagadas ou com riscos de contaminações. 

Vale ressaltar que a aquisição de botas de borracha pode ser mais assertiva ao consultar um fornecedor especializado, especialmente se ela for ser utilizada como um EPI.

Isso porque esses equipamentos de segurança precisam receber um Certificado de Aprovação (CA) antes de serem colocados à venda, a fim de garantir sua eficiência e proteção. 

Além disso, o empregador que fornece os itens aprovados pelos órgãos fiscalizadores estará protegido em casos de acidentes no ambiente de trabalho, uma vez que o documento seria uma forma de comprovar que o calçado adequado foi disponibilizado aos colaboradores.

Como limpar a bota de borracha adequadamente?

As botas de borracha devem ser limpas após cada uso, especialmente se forem expostas a elementos químicos agressivos ou contaminantes.

Basicamente, a higienização de uma bota de borracha requer apenas a mistura de água com detergente ou sabão, uma escova ou pano seco e uma esponja macia.

A primeira parte do processo é remover a poeira ou detritos presos à bota com a escova ou pano, evitando que a superfície da borracha seja arranhada acidentalmente durante a limpeza.

Após isso, mergulhe a esponja na solução preparada e esfregue suavemente o calçado, enxaguando-o em seguida com água limpa para remover qualquer resquício de sabão. 

Outro ponto de atenção é a secagem da bota de borracha, que precisa ser realizada naturalmente em um local arejado e livre de forte incidência de luz solar ou fontes de calor artificial.

Uma boa dica para que a parte interna do material seja seca de forma mais rápida e eficaz, é preenchê-la com papel toalha ou jornal. 

Por último, mas não menos importante, certifique-se de que as botas estejam completamente secas antes de guardá-las e armazene-as em um local fresco após a higienização. 

Deseja encontrar os melhores fornecedores de botas de borracha do mercado? Solicite já um orçamento gratuito no Soluções Industriais!

Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que fizemos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

tênis de segurança

A bota de borracha é uma ótima opção para quem trabalha em ambientes que apresentam condições adversas, como áreas sujas ou úmidas. 

Considerado um calçado EPI (Equipamento de Proteção Individual), esse item também oferece resistência contra impactos, choques elétricos, objetos cortantes e perfurantes, produtos químicos e temperaturas extremas. 

Alguns modelos de botas de borracha ainda são antiderrapantes, minimizando o risco de quedas em superfícies escorregadias. 

Agora que você já sabe tudo sobre essas botas de segurança, faça uma cotação gratuita no Soluções Industriais! Aqui você é atendido por profissionais de referência no segmento e compara preços com praticidade e segurança!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação