Buscas relacionadas:

mangueira PEX

A mangueira PEX (polietileno reticulado) é um tipo de tubo flexível utilizado para o transporte de água potável, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural (GN), entre outros líquidos e gases. O material apresenta excelente resistência contra danos e um isolamento térmico tão eficaz quanto o dos tubos metálicos. Saiba mais detalhes nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve uma mangueira PEX?
  • Vantagens de ter uma mangueira PEX
  • Indicações de uso e cuidados com a mangueira PEX

O que é e para que serve uma mangueira PEX?

A mangueira PEX é um tipo de tubo flexível utilizado para transportar líquidos e gases em diferentes temperaturas e pressões.

O material é composto por polietileno reticulado, um termoplástico utilizado na fabricação de diversas estruturas devido à sua alta resistência e durabilidade. 

No mercado, é possível encontrar a mangueira PEX para gás e líquido com apenas uma camada ou contendo um reforço adicional. 

Os modelos de camada única são indicados principalmente para instalações que transportam água fria e quente. 

Já os de multicamada podem ser utilizados em aplicações mais complexas e que exigem um desempenho acima do convencional, algo comum no transporte de gases industriais. 

A mangueira PEX multicamada pode ainda receber um tratamento especial para não se danificar quando exposta constantemente aos raios UV.

Isso é necessário quando a mangueira será colocada em áreas externas, ou seja, sem uma cobertura que a proteja.

Vantagens de ter uma mangueira PEX

A mangueira PEX tem ganhado destaque em sistemas de abastecimento de água potável e gás, aquecimento radiante, aquecimento de piso e em instalações hidráulicas em geral. Isso porque o modelo assegura:

  • Leveza: O peso reduzido da mangueira PEX facilita seu manuseio, transporte e armazenamento;
  • Flexibilidade: Esse tubo pode ser dobrado e cortado facilmente, o que simplifica a instalação em espaços apertados e complexos, sem a necessidade de muitas conexões; 
  • Isolamento acústico: A mangueira PEX minimiza consideravelmente os ruídos causados pela passagem de líquidos, impedindo que um barulho incômodo chegue aos ambientes; 
  • Isolamento térmico: A mangueira PEX para gás ou líquidos também oferece um bom isolamento térmico, mantendo a temperatura do fluido estável ao longo do percurso;
  • Resistência à corrosão e à erosão: O acessório não sofre deterioração ao longo do tempo devido à exposição à água ou substâncias químicas comuns em sistemas de encanamento; 
  • Resistência a congelamento: O polietileno reticulado tem a capacidade de se expandir e contrair sem se romper, tornando-o mais resistente a danos causados por congelamento em comparação com outros materiais.

Além de todos esses benefícios, é importante mencionar que as mangueiras PEX não transmitem odores e gostos desagradáveis quando usadas no transporte de água.

Indicações de uso e cuidados com a mangueira PEX

Assim como qualquer material, a mangueira PEX requer alguns cuidados básicos relacionados à sua aquisição, uso e conservação.

Para começar, cada modelo do tubo funciona melhor com determinados fluidos, como gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural (GN), água quente ou fria, dentre outros líquidos ou gases. 

Por isso, é essencial verificar as aplicações indicadas para a mangueira desejada antes de fechar negócio. 

Ter em mente a pressão, temperatura e substâncias às quais a mangueira PEX será submetida, além do comprimento total da instalação, ajuda a realizar uma compra assertiva. 

Caso haja dúvidas na etapa de seleção da mangueira de gás PEX ou qualquer outro modelo, é recomendado buscar o auxílio de vendedores especializados no segmento, como os parceiros do Soluções Industriais. 

Eles conseguem fornecer orientações específicas com base nas necessidades do projeto e na área de aplicação. 

Uma vez adquirida, a mangueira PEX para gás encanado ou líquidos precisa ser devidamente instalada por uma pessoa capacitada, a fim de evitar problemas de encaixe.

É interessante saber que as juntas presentes nas extremidades da mangueira PEX são rotacionáveis, o que facilita as conexões. Além disso, essas mangueiras dispensam adesivos químicos, maçarico, estanho e lixamento. 

Mesmo em casos de imperfeições na montagem, esse tubo flexível é vantajoso, pois permite a correção dos erros ou reaproveitamento em outra instalação. 

Apesar de flexíveis, é indicado evitar curvaturas ou torções excessivas na estrutura do tubo para garantir um fluxo adequado. 

Por fim, a mangueira PEX para gás, água ou outras substâncias dificilmente apresenta problemas quando bem conservada. 

Para garantir uma vida útil longa e o máximo desempenho do item, o ideal é realizar inspeções visuais periódicas em sua estrutura externa, procurando por rachaduras, perfurações, deformações ou áreas desgastadas. 

Caso algum dano seja notado, é fundamental realizar o reparo ou troca da mangueira de polietileno reticulado antes de utilizá-la novamente. 

Otimize o transporte de fluidos líquidos e gasosos com as mangueiras PEX comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite já o seu orçamento! 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!

Ver maisVer menos

mangueira PEX

A mangueira PEX é uma excelente alternativa para o transporte de líquidos e gases em residências e indústrias. 

Mais resistente e econômico do que outras opções, o item costuma ter um ótimo desempenho mesmo quando submetido a condições adversas de pressão e temperatura.

Esse tubo flexível ainda pode ser revestido com camadas adicionais de proteção e receber um tratamento especial contra a exposição aos raios UV, o que permite instalações em locais externos. 

Ficou interessado nas mangueiras PEX? Faça já uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens da nossa plataforma!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação