Buscas relacionadas:

Massa selante

A massa selante é um material utilizado para preencher lacunas e orifícios em superfícies de metal, madeira, gesso, cimento, pedra e concreto, oferecendo proteção contra a entrada de água, ar e outros elementos indesejados. Graças a isso, o produto é muito solicitado no ramo da construção civil. Conheça melhor suas vantagens conferindo os tópicos abaixo!

  • Qual a função de uma massa selante?
  • Vantagens da massa selante
  • Como utilizar a massa selante?

Qual a função de uma massa selante?

A massa selante é utilizada para preencher lacunas e orifícios em superfícies de pedra, madeira, concreto e metal, a fim de evitar a entrada de ar, água e outros elementos que causam graves danos.

Devido a isso, o produto é essencial nos mais variados segmentos, do farmacêutico ao petroquímico, inclusive em áreas que oferecem riscos de explosão. 

Para se ter uma ideia da versatilidade dessa massa, é possível aplicá-la até mesmo em árvores recém-cortadas, com o intuito de evitar a proliferação de insetos e fungos que impedem o crescimento saudável de novos ramos. 

No entanto, associar a massa selante  ou apenas a esses locais restritos é um erro, já que seu uso também é bastante comum no ramo da construção civil.

Por exemplo, as lareiras presentes em algumas residências recebem o reforço do selante para minimizar as ações decorrentes das altas temperaturas, garantindo assim a durabilidade e segurança dessas estruturas. 

Uma curiosidade sobre a massa selante é que o material é comercializado em forma de pó e dissolvido com água.

Essa característica diferencia as massas selantes de outros materiais utilizados nas obras, como a manta líquida

Vantagens da massa selante

Além de ser muito versátil, a massa selante oferece outras vantagens notáveis. Em primeiro lugar, o produto é facilmente aplicado às superfícies, não exigindo grande experiência para se obter um acabamento profissional. 

Esse benefício pode ser alcançado com o uso de ferramentas adequadas, como uma pistola aplicadora, desempenadeira ou espátula de aço.

O alto desempenho do selante após a cura também é um critério que explica sua popularidade, pois o material não racha nem solta pequenas partículas.

Não só isso, a massa selante é impermeável e mantém suas propriedades de vedação por um longo período, como para uma viga de madeira para telhado, o que elimina a necessidade de reparos frequentes. 

Por esse motivo, o uso do produto é recomendado até em áreas externas constantemente expostas a variações bruscas de temperatura e outras condições adversas.

A colocação da massa selante também serve para corrigir o surgimento de eventuais trincas, fenômeno que ocorre naturalmente com a movimentação das estruturas.

Vale ressaltar ainda que a massa acrílica pode ser coberta por tintas sem solventes, emulsões acrílicas ou base de látex, com o intuito de aumentar sua durabilidade. 

Por fim, a composição dessas massas não contém COVs (compostos orgânicos voláteis) e amianto, substâncias nocivas à saúde humana.

Como utilizar a massa selante?

O primeiro passo para utilizar a massa selante já dissolvida em água é realizar uma limpeza simples na superfície que receberá o material.

Essa higienização deve eliminar poeira, mofo, excesso de gordura, graxa, sabão e qualquer outro obstáculo para a aplicação do material.

No caso de áreas mofadas, é recomendável usar uma mistura de água com cândida (nome popularizado da água sanitária). Já os pontos com graxa podem ser limpos apenas com água e detergente.

Partes soltas das estruturas também precisam ser lixadas, escovadas ou raspadas, de modo a ficarem uniformes, antes da aplicação de uma vigota de madeira.

Após a realização dos procedimentos mencionados, é necessário aguardar a secagem total da superfície.

Em seguida, com a ferramenta aplicadora, deve-se pressionar delicadamente a massa selante contra a lacuna ou orifício.

Ao realizar a aplicação, é importante garantir que não haja nenhum espaço sem o devido preenchimento, assim como selante para massa corrida.

Para concluir, é preciso aguardar a solidificação completa da massa antes de lidar com a superfície novamente. 

O tempo necessário para que esse processo seja concluído é informado na própria embalagem do selante. No entanto, em caso de dúvidas, é sempre válido consultar um fornecedor especializado.

O Soluções Industriais reúne os maiores especialistas do segmento para ajudá-lo na escolha da melhor massa selante.

Solicite agora um orçamento em nossa plataforma e seja atendido por quem mais entende do assunto!

E se você quiser obter mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Massa selante

A massa selante é um produto versátil quando se trata de proteger estruturas de metal, concreto, madeira e pedra.

Sua fácil aplicação a tornou popular na construção civil e em muitos outros segmentos, já que com alguns passos básicos é possível garantir um acabamento profissional.

Porém, ao contrário da manta líquida, a massa selante não vem pronta para uso, sendo necessário dissolvê-la em água. 

Agora que você já sabe tudo sobre as massas selantes, faça uma cotação no Soluções Industriais agora mesmo e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação