Buscas relacionadas:

viga para telhado

A viga para telhado é um elemento estrutural utilizado em construções para aguentar o peso da cobertura e transmiti-lo para as colunas ou paredes que sustentam a estrutura. Construído com materiais resistentes, como aço, ferro e madeira, o item suporta condições climáticas adversas, como chuvas e ventanias. Conheça melhor suas vantagens nos tópicos abaixo! 

  • Qual a importância da viga para telhado?
  • Tipos de viga para telhado
  • O que saber sobre a aplicação da viga para telhado?
  • Recomendações importantes quanto ao uso da viga para telhado
VIGA PARA TELHADO

Qual a importância da viga para telhado?

A viga para telhado é um item fundamental na estrutura desse tipo de cobertura. Sua função é distribuir o peso de maneira uniforme para os componentes que dão sustentação ao telhado.

Para isso, as vigas são dispostas de forma horizontal, normalmente acima das paredes e entre os pilares.

Graças às vigas para telhado, deformações e outros danos que comprometem a integridade das obras são evitados.   

Isso porque elas ajudam a suportar as cargas provenientes do próprio telhado, como o peso das telhas e da estrutura de suporte. 

Além disso, essas estruturas são resistentes a condições climáticas adversas, como fortes chuvas, temperaturas extremas e ventanias.

No entanto, vale ressaltar que a segurança dos telhados pode depender também da aplicação de outros produtos.

A manta líquida, por exemplo, minimiza as chances de infiltrações e outros problemas recorrentes em períodos chuvosos.

Tipos de viga para telhado

A viga para telhado pode ser classificada conforme o material de sua composição ou o aspecto visual que apresenta nas construções.

Quanto à primeira divisão, é possível encontrar viga de ferro para telhado ou produzida com madeira, aço e outros tipos de matérias-primas resistentes.

Já quando se fala sobre a estética, as vigas para telhado possuem denominações específicas, dentre as quais destacam-se as conhecidas como “flitch”, “cantilever”, “treliçadas”, “quadril”, “de rede aberta”, “compostas” e “em balanço”.

Também vale citar a viga “refrigerada”, que se diferencia por contar com um sistema de resfriamento. 

Geralmente, o modelo é usado em hospitais e outros ambientes onde manter uma temperatura controlada é algo primordial. 

Para concluir, a escolha do material e do visual da viga depende de diversos fatores, como o tamanho da construção, o tipo de telhado e as condições climáticas locais.

O que saber sobre a aplicação da viga para telhado? 

Uma curiosidade sobre a viga para telhado é que seu uso ocorre desde a pré-história, mesmo que os homens não tivessem conhecimentos avançados na construção de moradias naquela época. 

Já na atualidade, os engenheiros são os profissionais responsáveis por orientar a colocação de vigas para telhado nas obras.

Isso inclui indicar os melhores tipos de vigas para o projeto a ser executado e calcular a largura, altura e comprimento que cada uma precisa ter. 

Por falar em dimensões, as vigas para telhado estão disponíveis em diferentes tamanhos no mercado, a fim de ajustar-se as construções sem necessidade de muitos cortes. 

Alguns fornecedores também oferecem a chance de personalizar o item conforme as necessidades apresentadas pelos engenheiros.

Por ser muito versátil, a viga para telhado é comumente encontrada em coberturas de madeira, chapas metálicas, cerâmica e muitos outros materiais. 

Além disso, sua presença é notada nos mais variados tipos de construções, como residências, quiosques e galpões.

Recomendações importantes quanto ao uso da viga para telhado

Assim como qualquer componente usado em construções, a viga para telhado é fabricada a partir de rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Portanto, a primeira recomendação importante é adquirir o produto apenas de fornecedores de confiança.

Uma vez instaladas, as vigas precisam passar por inspeções periódicas, a fim de evitar que pequenos danos virem problemas maiores. 

Por exemplo, o aço pode sofrer oxidações com o passar do tempo, enquanto a viga de madeira para telhado apresenta riscos de ataques de insetos e fungos ou acúmulo de umidade.

No entanto, vale ressaltar que essas ocorrências não são comuns quando se obtém vigas de primeira linha.

Normalmente, as vigas de madeira, aço ou qualquer outro material de qualidade recebem tratamento prévio com produtos químicos específicos, a fim de eliminar tais riscos. 

Ainda assim, se qualquer imperfeição for notada, é indispensável buscar o auxílio de profissionais especializados em vigas para telhado o mais rápido possível.

Quer contar com o apoio dos melhores fornecedores de vigas para construção do mercado? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais!

E caso deseje mais informações sobre a viga para telhado, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

viga para telhado

A viga para telhado garante a segurança na cobertura de residências, galpões, quiosques e muitos outros ambientes.

Muito resistente às intempéries climáticas, o material pode ser encontrado em madeira, ferro, aço e outros elementos que combinam a proteção necessária com um excelente aspecto visual.

Entretanto, vale destacar que o uso de outros produtos se faz necessário em algumas situações. 

Por exemplo, a manta líquida pode ser aplicada como uma camada adicional de proteção contra vazamentos e infiltrações, ajudando a aumentar a durabilidade e a impermeabilidade da cobertura. 

Agora que você já sabe tudo sobre as vigas para telhado, faça sua cotação no Soluções Industriais e aproveite as grandes ofertas que te esperam!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação