Buscas relacionadas:

Túnel De Congelamento


O túnel de congelamento é utilizado para congelar mercadorias e matérias-primas de forma rápida e eficiente. Ele é importante para a conservação de alimentos, como carnes vermelhas e brancas, frutos do mar, pães, salgados e sorvetes, pois mantém os itens com a temperatura adequada, preservando sabores, cheiros e texturas. Saiba mais nos tópicos abaixo! 

  • O que é um túnel de congelamento?
  • Como funciona o túnel de congelamento?
  • Modelos de túneis de congelamento
  • Vantagens do túnel de congelamento
  • O que considerar ao comprar um túnel de congelamento?
  • Cuidados com o túnel de congelamento
TÚNEL DE CONGELAMENTO

O que é um túnel de congelamento? 

O túnel de congelamento é um equipamento utilizado para resfriar ou congelar alimentos, medicamentos, amostras, produtos químicos ou outras matérias-primas de forma rápida e eficaz.

Ele é comumente empregado na indústria alimentícia e em frigoríficos para preservar a qualidade, sabor, cor, cheiro, textura e a segurança dos produtos.

Para isso, o equipamento é composto por um sistema de refrigeração potente, que utiliza gases refrigerantes para reduzir rapidamente a temperatura do ambiente interno.

Além disso, o túnel de congelamento frigorífico possui um sistema de controle preciso de temperatura e tempo, permitindo que os produtos sejam submetidos a condições ideais.

Isso é essencial para evitar a formação de cristais de gelo grandes, que podem danificar a estrutura das mercadorias e comprometer sua qualidade após o descongelamento. 

Vale citar ainda que o processo de congelamento só será eficaz se as paredes interiores do aparelho forem revestidas por um painel isotérmico

Esse revestimento pode ser feito a partir da placa de isopainel de poliestireno expandido (EPS), poliuretano (PUR), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha (LDR), e garante que o frio seja mantido dentro do túnel. 

Outra informação relevante é que os túneis de congelamento não são os únicos equipamentos revestidos com o painel, uma vez que ele também é colocado na câmara frigorífica industrial e no container refrigerado

Também é comum utilizá-lo como revestimento de fachada, a fim de aumentar a eficiência energética de edifícios e garantir isolamento térmico.

Para concluir, é relevante destacar que o sucesso de ambientes industriais e comerciais que lidam com produtos em baixas temperaturas também pode depender de outros aparelhos e sistemas, como a rack de refrigeração, o filtro Secador e a nória frigorífico

Modelos de túneis de congelamento 

Um túnel industrial de congelamento pode ser classificado como “contínuo” ou “estático”, e entender a diferença entre ambos é essencial para escolher o modelo mais adequado.

Um túnel de congelamento contínuo é projetado para processar grandes volumes de produtos de forma ininterrupta por meio de um sistema automático. 

Nesse tipo de túnel, os produtos são movidos em uma esteira por um caminho em espiral em várias zonas de congelamento, onde o ar frio é soprado sobre eles.

Por sua vez, o túnel de congelamento industrial estático é manual, portanto, depende de interferência humana nas etapas de inserção e retirada dos produtos. 

Esse método é mais lento em comparação com o túnel contínuo, mas pode ser mais econômico para empresas com produção em menor escala.

Como funciona o túnel de congelamento? 

A operação de um túnel de congelamento industrial pode ocorrer de duas maneiras: por lote ou a partir de um sistema contínuo.

No primeiro, os conteúdos são pré-resfriados a uma temperatura de pelo menos -35°C e depois são transferidos para o equipamento.

Após preencher os compartimentos do túnel com os produtos, é só mantê-los no interior do equipamento pelo período recomendado, que costuma ser de uma hora. 

Já a opção por sistema contínuo consiste em colocar cada compartimento por vez dentro do túnel de congelamento industrial, substituindo-os a cada 20 minutos. 

O túnel contínuo possui duas portas para facilitar o processo de inserção e retirada dos compartimentos, bem como mantém a temperatura em -25ºC e -30ºC. 

Vantagens do túnel de congelamento 

O túnel de congelamento é utilizado em diversas indústrias para rápida e eficaz preservação de alimentos e outros produtos perecíveis. Abaixo, estão algumas das principais vantagens associadas ao uso dos equipamentos: 

  • Maior produtividade: Ao reduzir o tempo de congelamento e manter a qualidade das mercadorias, as linhas de produção se tornam mais eficazes; 
  • Versatilidade: O túnel de congelamento industrial é adaptável a diferentes tipos de produtos. Sua tecnologia permite conservar carnes, frutos do mar, produtos de panificação, salgados e sorvetes;
  • Aumento da vida útil: O congelamento rápido estende significativamente a vida útil dos produtos, permitindo um armazenamento mais longo e, consequentemente, a distribuição para mercados mais distantes;
  • Preservação de nutrientes: O uso do túnel de congelamento industrial retarda a degradação de nutrientes, tornando os alimentos mais saudáveis em comparação com métodos de conservação menos eficazes;
  • Economia de energia: Túneis de congelamento são projetados para serem eficientes em termos de energia, uma vez que são projetados para minimizar a perda de frio;
  • Menos desperdício: Um congelamento adequado reduz o desperdício de matérias-primas e minimiza a chance de prejuízos em indústrias e frigoríficos. 

Os benefícios mencionados ficam ainda mais evidentes quando se realiza a manutenção preventiva do túnel de congelamento industrial no período recomendado pelo fabricante. 

Otimize os processos de resfriamento de mercadorias com os túneis de congelamento comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento para conhecer catálogos e preços. 

Em nossa plataforma, você também consegue informações sobre como escolher o melhor equipamento e os cuidados necessários para prolongar sua vida útil. Basta rolar até o final da página e conferir detalhes sobre os temas. 

Ver maisVer menos

Túnel De Congelamento

O que considerar ao comprar um túnel de congelamento? 

Alguns fatores são essenciais no momento de adquirir um túnel de congelamento industrial, como a temperatura máxima atingida. 

Há determinados alimentos e matérias-primas que necessitam de congelamentos mais intensos do que outros. 

Portanto, é crucial verificar se o equipamento em questão pode atingir a temperatura necessária para preservar adequadamente os produtos que serão processados.

Também é importante considerar a capacidade do túnel, o material de fabricação, a maneira como o compressor opera, as camadas de isolamento e o modelo do controlador de funcionamento.

Outro ponto importante é a eficiência energética do túnel. Equipamentos mais eficientes podem representar economia significativa no consumo de energia a longo prazo, o que é benéfico tanto para o meio ambiente quanto para os custos operacionais da empresa.

Para concluir, ainda é recomendado planejar a instalação do equipamento, definindo previamente um local, a fim de evitar movimentações desnecessárias. 

Cuidados com o túnel de congelamento 

Assim como todo equipamento industrial, o túnel frigorífico de congelamento requer alguns cuidados básicos. 

Primeiramente, é preciso respeitar as particularidades de cada alimento ou ingrediente a ser congelado. Há conteúdos que precisam ser cortados e outros que podem entrar no equipamento inteiros. 

Além de uma manutenção adequada, os túneis em questão devem passar por limpezas periódicas, que evitam acúmulo de gelo e contaminação entre produtos distintos. 

Para concluir, é fundamental que o túnel de congelamento industrial seja operado apenas por profissionais qualificados, com os devidos uniformes e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Mantenha a qualidade dos seus produtos com os túneis de congelamento comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação