Buscas relacionadas:

Trocador de calor aletado

O trocador de calor aletado é um equipamento projetado para transferir calor utilizando aletas para aumentar a área de superfície de transferência térmica. Graças a isso, o processo de aquecimento ou resfriamento de líquidos e gases é acelerado, o que beneficia indústrias de diferentes segmentos. Conheça melhor as vantagens do aparelho nos tópicos abaixo!

  • Para que serve o trocador de calor aletado?
  • Características técnicas do trocador de calor aletado
  • Principais aplicações do trocador de calor aletado
  • Como funciona o trocador de calor aletado?
  • Vantagens dos trocadores de calor aletados

Para que serve o trocador de calor aletado?

O trocador de calor aletado é utilizado em aplicações industriais para transferir calor entre um fluido frio e um quente sem que esses entrem em contato direto uns com os outros.

O equipamento é formado por estruturas muito finas, conhecidas como aletas, que possuem um formato similar ao de placas e influenciam diretamente na transferência térmica entre as substâncias trabalhadas. 

É comum que sistemas de refrigeração, aquecimento e condicionamento de ar contem com o auxílio de trocadores de calor aletados, a fim de que tais processos sejam realizados de maneira rápida e eficaz.

Vale ressaltar ainda que o trocador de calor, seja aletado ou de outro modelo, pode lidar com produtos altamente agressivos quimicamente e, por isso, precisa ser fabricado com elementos resistentes, como os metais.

Características técnicas do trocador de calor aletado

As características de um trocador de calor aletado podem variar de acordo com o modelo do aparelho.

Existem trocadores de calor aletados com espelhos fixos ou removíveis, que se adaptam a diferentes aplicações. 

Esse equipamento ainda pode atuar como um permutador, aquecedor ou resfriador de substâncias.

No primeiro caso, é possível tanto aumentar quanto diminuir a temperatura dos líquidos e gases inseridos no trocador.

Já os trocadores de calor aletados que aquecem costumam condensar o vapor de um líquido para realizar a transferência térmica. 

Por sua vez, um trocador de calor de resfriamento funciona à base de água, um agente reconhecidamente eficaz para provocar quedas de temperaturas.

Além das distintas funções que cumpre, esses equipamentos são encontrados nas mais diversas dimensões e pesos.

O nível de vazão da água e outros critérios relevantes também podem alterar entre os tipos de trocadores de calor. 

Portanto, é essencial consultar um fornecedor especializado antes de adquirir o item, a fim de garantir que o trocador de calor desejado atenda às exigências das aplicações às quais será submetido.

Principais aplicações do trocador de calor aletado

Os trocadores de calor aletados estão presentes principalmente em sistemas de refrigeração e aquecimento de ar, vapor, óleo, água e gases de plataformas de exploração e refino de petróleo, indústrias químicas, fábricas de papel e celulose, mineradoras e metalúrgicas.

Além disso, ele pode ser instalado em aquecedores, condensadores a vapor, sistemas de ar condicionado, radiadores de veículos automotivos e unidades de ventilação. 

Para concluir, nada impede que o equipamento seja usado na produção e secagem de alimentos, já que eliminam riscos de contaminação no processo de transferência térmica. 

Como funciona o trocador de calor aletado?

Um trocador de calor aletado realiza trocas térmicas entre suas aletas e tubos com o produto que é transportado em seu interior, seja um líquido ou gás.

Esse procedimento é feito a partir de uma convecção forçada, fenômeno em que uma substância é movimentada com a ajuda de uma estrutura externa (nesse caso, as aletas). 

Quando um líquido ou gás quente passa pela estrutura, acaba transferindo calor para as aletas do equipamento. 

Em seguida, o calor é dissipado das aletas para o ambiente, ao mesmo tempo em que um fluido frio circula nas proximidades das aletas, absorvendo a alta temperatura.

As aletas aumentam a área de superfície disponível para a troca térmica, o que permite uma dissipação mais eficiente. 

Além disso, elas ajudam a promover a turbulência do fluxo de fluido, o que melhora a taxa de transferência de calor.

Vantagens dos trocadores de calor aletados

Além das vantagens mencionadas nos tópicos anteriores, é preciso destacar que o trocador de calor aletado pode ser uma ótima solução para reduzir o consumo de energia de linhas de produção.

Isso porque o processo de transferência de calor no equipamento é muito mais rápido do que quando se utilizam outros métodos.

Não é exagero dizer também que essa rapidez dos trocadores de calor aletados contribui para acelerar a produtividade das indústrias e, assim, potencializar seus lucros.

Para concluir, a fabricação de um trocador aletado envolve técnicos de diferentes áreas e segue rigorosos padrões de segurança e qualidade.

Esses parâmetros são necessários para evitar que o item apresente imperfeições ou sofra danos ao longo do tempo, especialmente quando lida com produtos corrosivos. 

Maximize a troca térmica do seu sistema com os trocadores de calor aletados comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento para tirar todas as suas dúvidas com especialistas! 

E caso deseje mais informações sobre o equipamento, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Trocador de calor aletado

O trocador de calor aletado é uma excelente escolha para indústrias que querem acelerar suas linhas de produção.

O equipamento é tão eficaz quanto outros modelos do trocador de calor, como o de tubo e casco, e consegue aquecer ou resfriar líquidos e gases com total segurança.

Suas aletas funcionam ampliando a área de transferência térmica enquanto se movimentam, causando turbulências na substância trabalhada, fenômeno essencial nos procedimentos realizados pelo trocador aletado.

Agora que você já sabe tudo sobre esse importante aparelho, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas de nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação