Buscas relacionadas:

medição tridimensional

A medição tridimensional desempenha um papel crucial no desenvolvimento de peças e no controle de qualidade em processos industriais. A técnica permite uma análise precisa e detalhada das características de um objeto em três dimensões, o que auxilia na tomada de decisões e no aprimoramento da linha produtiva. Saiba mais conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é a medição tridimensional?
  • Como funciona a medição tridimensional?
  • Aplicabilidade da medição tridimensional
  • Vantagens de fazer uso da medição tridimensional

O que é a medição tridimensional?

A medição tridimensional é fundamental para as atividades de metrologia industrial mais avançadas realizadas atualmente. 

A função da técnica é identificar se uma peça com eventuais imperfeições ainda pode ser utilizada na montagem de equipamentos e dispositivos.

Basicamente, a medição tridimensional inclui expor erros de orientação, posição e batimento em componentes, além de desvios em suas formas.

Esses dados são obtidos a partir da captura e análise das características geométricas de um objeto em três dimensões: altura, largura e profundidade. 

Isso é realizado principalmente por meio de tomografia computadorizada, digitalização a laser ou por luz estruturada, fotogrametria ou holografia digital, procedimentos que serão detalhados no próximo tópico do texto.

Como funciona a medição tridimensional?

A medição tridimensional por tomografia computadorizada consiste em utilizar raios X para gerar imagens de objetos.

Já a medição tridimensional a laser conta com um scanner que dimensiona a forma e todas as medidas dos modelos 3D. 

Para isso, o scanner a laser é passado em volta do item real, criando uma série de marcas tridimensionais. 

Por sua vez, a medição tridimensional por luz estruturada funciona a partir da análise de distorções na grade, atividade que serve para determinar o formato de uma peça. 

A fotogrametria diferencia-se por usar uma sequência de imagens em 2D para criar uma única foto tridimensional, que guia a produção do modelo em 3D do componente medido. 

Por fim, a holografia digital funciona a partir de lasers, usados para gerar hologramas virtuais de diversos objetos. 

Aplicabilidade da medição tridimensional

Graças à sua versatilidade, os serviços de medição tridimensional são aplicáveis em diferentes projetos e atividades. 

Para exemplificar, a tomografia computadorizada está presente em projetos de engenharia e em exames médicos, a fim de identificar doenças que atingem órgãos, tecidos, ossos e vasos sanguíneos.

Já a medição tridimensional por luz estruturada contribui para o sucesso de controles de qualidade, inspeções e atividades de engenharia reversa. 

A fotogrametria é utilizada em mapeamentos e reproduções de topografias, enquanto a holografia digital atua na produção de artes digitais e efeitos especiais para filmes, jogos virtuais e outras formas de entretenimento. 

Independentemente do tipo de medição tridimensional escolhida, é importante que o processo seja sempre realizado por profissionais especializados.

Vantagens de fazer uso da medição tridimensional

Existem diversas vantagens da medição tridimensional que merecem ser destacadas, como a economia de recursos financeiros que o serviço oferece. 

Com uma análise tão precisa e não destrutiva, é possível evitar o descarte de peças que ainda estão em condição de serem usadas. 

O serviço também fornece um detalhamento completo e em alta definição do item digitalizado, identificando qualquer desvio ou imperfeição que possa impactar processos de design, fabricação e controle de qualidade.

Essa exatidão é um aspecto indispensável em vários setores industriais, uma vez que um mínimo erro afeta gravemente as linhas de produção e, consequentemente, geram grandes prejuízos. 

Nas indústrias que produzem em grande escala, a medição tridimensional se torna ainda mais importante, já que o procedimento permite a reprodução de peças idênticas em um período muito curto. 

A técnica também minimiza as chances de retrabalhos, pois eventuais erros são identificados em estágios iniciais das atividades, o que possibilita a tomada de ações corretivas rapidamente. 

Diante disso, não é exagero afirmar que a medição tridimensional aumenta a produtividade dos trabalhadores, até porque parte do processo acontece automaticamente a partir de um software. 

Para concluir, os dados levantados pelo procedimento podem ser documentados para fins de rastreabilidade das peças e atendimento a requisitos regulatórios e normas individuais das indústrias.

Quer encontrar os melhores prestadores de serviços de medições tridimensionais do mercado? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais!

E caso deseje mais informações sobre o serviço, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

medição tridimensional

A medição tridimensional é uma técnica extremamente útil para os mais variados profissionais, de engenheiros civis a produtores de filmes e jogos virtuais.

O serviço ainda contribui com a metrologia industrial, processo que garante uma ótima qualidade aos produtos que chegam para os clientes finais de diversos segmentos, como o automotivo, aeroespacial e naval.

No mercado, é possível encontrar profissionais que fazem a medição 3D por tomografia computadorizada, digitalização a laser ou por luz estruturada, fotogrametria ou holografia digital. 

Agora que você já sabe tudo sobre a medição tridimensional, compare preços do procedimento com praticidade e segurança no Soluções Industriais!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação