Buscas relacionadas:

interferômetro laser

O interferômetro laser fornece medições precisas e não invasivas em superfícies, objetos e máquinas, o que auxilia em atividades de controle de qualidade e análise de tensão e deformação. Para isso, o dispositivo de alta tecnologia e resolução utiliza feixes de luz para detectar um “padrão de interferência”. Entenda melhor sobre o assunto nos tópicos abaixo!

  • O que é o processo de interferometria?
  • Qual a importância do interferômetro laser?
  • Princípios básicos para o funcionamento do interferômetro laser
  • Aplicabilidade do interferômetro laser

O que é o processo de interferometria?

A interferometria é uma técnica avançada de medição óptica utilizada em diversos segmentos científicos e industriais.  

Esse processo tem sido realizado com o uso de um interferômetro laser e visa dimensionar e analisar possíveis desníveis em superfícies, deslocamentos microscópicos e alterações do índice de refração. 

A princípio, isso pode parecer um mero capricho, mas, na verdade, a metrologia industrial garante o bom funcionamento de máquinas, a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final e o sucesso das pesquisas realizadas em laboratórios.

Isso porque os dados levantados durante o procedimento permitem que se tome decisões assertivas e previna erros, tornando a correção de eventuais imperfeições muito mais fácil. 

Não à toa, a interferometria é considerada uma parte essencial da manutenção periódica realizada nos equipamentos de muitas indústrias.

Qual a importância do interferômetro laser?

O interferômetro laser oferece diversas vantagens quando comparado aos métodos antigos de interferometria.

Em primeiro lugar, o aparelho oferece medições altamente precisas, na ordem de frações de comprimentos de onda de luz, o que possibilita a análise detalhada de objetos e superfícies.

Além disso, o interferômetro laser evita o contato direto entre o profissional responsável pela medição e os equipamentos, evitando acidentes. 

Sem contar que a interferometria com a utilização de raios lasers não é um processo destrutivo, ou seja, não causa danos às máquinas, componentes e produtos analisados. 

Outro ponto a ser destacado é a alta resolução de um interferômetro laser, que é capaz de detectar até mesmo variações e deformações mínimas na operação de equipamentos e superfície de objetos, respectivamente.  

Por fim, as medições do aparelho são extremamente rápidas e automatizadas, o que aumenta a eficiência dos processos, e podem ser feitas em locais de difícil acesso.

Essas características fazem o interferômetro laser ser perfeito para indústrias que produzem em massa e, consequentemente, também promovem controle de qualidade em larga escala.

Princípios básicos para o funcionamento do interferômetro laser

O funcionamento de um interferômetro laser consiste em dividir um feixe de luz em dois feixes idênticos.

A partir disso, cada feixe se locomove por uma direção e distância distintas até que ambos se encontrem novamente, antes de atingirem um detector. 

A desigualdade na distância percorrida gera uma diferença de fase entre os feixes de luz e, consequentemente, cria um “padrão de interferência”.

Então, o detector nota tal interferência, independentemente do que tenha causado o fenômeno, e permite um diagnóstico preciso de como corrigir as possíveis falhas.

Aplicabilidade do interferômetro laser

Como mencionado no primeiro tópico do texto, o uso do interferômetro laser é bastante comum nos segmentos industriais e em aplicações científicas.

Isso porque o aparelho consegue medir distâncias minúsculas, na ordem de nanômetros, algo fundamental em atividades que demandam alta precisão.

Ainda vale citar que o interferômetro a laser é capaz de detectar deformações e vibrações em objetos com sensibilidade extrema, o que auxilia em serviços de engenharia estrutural, monitoramento e calibração de máquinas, análise de materiais e ciências biomédicas.

Os testes de qualidade de superfície e ótica também contam com a presença do interferômetro laser.

Nessas situações, são verificados itens como espelhos, lentes e prismas de equipamentos utilizados para fabricar componentes com diâmetros e ângulos específicos, como centros de usinagem.   

Inclusive, é possível fazer ajustes prévios em ferramentas de usinagem com um interferômetro laser.

O dispositivo ainda serve para pesquisas das áreas de física quântica e ciência dos materiais para a investigação de fenômenos complexos, como propriedades óticas de materiais em escala microscópica. 

Para concluir, o interferômetro a laser é usado em uma variedade de tecnologias avançadas, como a interferometria holográfica, tomografia óptica de coerência (OCT) e a interferometria de varredura por precisão (PSI).

Essas técnicas são amplamente aplicadas em campos como medicina, indústria de semicondutores, astronomia, microfabricação e inspeção de qualidade.

Quer encontrar os melhores fornecedores de interferômetro laser ou aprender mais sobre a interferometria? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais!

E caso queira relembrar informações relevantes sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

interferômetro laser

O interferômetro laser é um aparelho altamente preciso, utilizado para realizar as mais variadas medições nos segmentos industriais e em pesquisas científicas. 

Graças a essa exatidão, que é capaz de identificar vibrações mínimas na superfície de objetos e notar deslocamentos microscópicos, a metrologia industrial atingiu um novo patamar de confiabilidade.

Isso se deve ao fato de o interferômetro a laser ter sido um dos grandes responsáveis pela evolução do procedimento, que costumava ser realizado anteriormente por ferramentas bastante simples, como réguas.

Agora que você já sabe tudo sobre o interferômetro laser, que tal adquirir o dispositivo com o melhor custo-benefício do mercado? 

Faça sua cotação no Soluções Industriais para aproveitar as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação