Aeroporto Santos Dumont fechado por óleo na pista
O Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, está fechado devido à presença de óleo na pista, o que afetou 56 voos. As equipes estão realizando a limpeza e a reabertura está prevista para as 17h, impactando tanto os passageiros quanto as operações aéreas nacionais.
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi fechado para pousos e decolagens nesta terça-feira (30) por causa de óleo na pista. A previsão de reabertura é às 17h, afetando diversos voos.
Impactos dos voos cancelados
O fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para pousos e decolagens provocou um efeito em cadeia em aeroportos de várias regiões do país, resultando no cancelamento de mais de 60 voos e em transtornos generalizados para os passageiros.
As maiores repercussões foram registradas em São Paulo, onde a ponte aérea Congonhas–Rio teve ao menos 11 voos cancelados, e em Brasília, com dois voos para o Rio que não decolaram.
Com a suspensão das operações, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) recebeu 10 voos alternados, enquanto filas se formavam e muitos viajantes aguardavam informações sobre a retomada das atividades.
O problema teve início ainda na madrugada, quando um veículo de serviço derramou óleo na pista durante uma inspeção, deixando-a escorregadia e impossibilitando pousos e decolagens.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes de manutenção trabalharam na remoção do óleo, concentrando os esforços principalmente na cabeceira da pista, área essencial para as operações.
A previsão inicial era de que o aeroporto fosse reaberto às 14h, mas as companhias aéreas ajustaram os voos para as 17h, horário estimado para a liberação completa e segura da pista.



