Buscas relacionadas:

peças para chuveiro

As peças para chuveiro consistem em um conjunto de componentes que fazem com que o aparelho funcione corretamente, ou seja, que libere a água na quantidade e temperatura adequadas para o banho. Porém, para conseguir isso, é necessário realizar a compra de acessórios de alta eficiência. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre o assunto!

  • Quais são as principais peças para chuveiro?
  • Como escolher as melhores peças para chuveiro?
  • Como instalar as peças para chuveiro?
  • Como cuidar da durabilidade do chuveiro?

Quais são as principais peças para chuveiro?

As peças para chuveiro são componentes essenciais para o funcionamento do aparelho e podem estar colocadas tanto dentro quanto fora do equipamento. 

Sendo assim, para que a experiência do banho seja a melhor possível, é necessário pensar em todas as partes da instalação, o que inclui também a rede hidráulica e elétrica. 

A seguir, serão destacadas algumas das principais peças de chuveiro e suas funções no sistema! 

Disjuntor

O disjuntor é um acessório essencial para qualquer instalação elétrica, algo que não é diferente com o chuveiro. 

Isso porque ele atua na interrupção da corrente elétrica em casos de anormalidade, o que evita problemas de sobrecarga e curtos-circuitos. 

Essa função ajuda a proteger outras peças de chuveiro, além de evitar choques elétricos ou danos no equipamento, que poderiam causar graves acidentes. 

Diafragma

Não dá para falar das peças do chuveiro e não citar o diafragma, que trata de uma peça interna que realiza o controle do fluxo de água. 

Basicamente, quando a torneira é ligada, o líquido entra na caixa do chuveiro com muita pressão, mas sai para banho com uma vazão menor. 

É justamente com o apoio dessa peça chuveiro que o processo acontece, visto que ela possui uma membrana flexível que se move para cima e para baixo. 

Esse movimento permite que contatos elétricos sejam acionados e, consequentemente, a energia necessária para o funcionamento da resistência seja liberada. 

Resistência elétrica

A resistência do chuveiro é o componente que permite o aquecimento da água, garantindo que ela fique em uma temperatura confortável e adequada. 

O produto costuma ser desenvolvido em diferentes matérias-primas, como o aço inoxidável ou galvanizado, o latão, a liga de níquel-cromo, entre outros. 

É importante destacar que o acessório não funciona sozinho, devendo estar conectado com outras peças para chuveiro, que farão com que a energia elétrica chegue até o elemento de aquecimento. 

Cabos e conectores

Para que a energia elétrica chegue até o chuveiro, é fundamental que uma série de fios condutores e emendas sejam feitas. 

Sendo assim, a escolha dos cabeamentos deverá ser desenvolvida considerando alguns fatores básicos, como o diâmetro, a potência e a resistência do fio. 

Não só isso, os cabos do chuveiro elétrico devem ser específicos para áreas úmidas, a fim de não sofrerem com corrosões ou outros danos. 

Já com relação aos conectores, eles são divididos em três partes: os dispositivos no quadro elétrico, os de emenda e os  terminal elétrico

Embora os dois primeiros sejam muito importantes, eles estão relacionados ao sistema de distribuição elétrica no geral. 

Enquanto isso, o terceiro é uma das peças para chuveiro mais importantes, pois está diretamente ligada com o funcionamento e eficiência do aparelho. 

Isso porque os terminais para resistência de chuveiro são os responsáveis por ligar os fios de energia com o dispositivo de aquecimento de água. 

Como escolher as melhores peças para chuveiro?

A escolha das peças para chuveiro requer muito cuidado, pois qualquer escolha errada pode comprometer a eficiência e segurança da instalação. 

Em primeiro lugar, é importante encontrar fabricantes especializados, que desenvolvam produtos com todas as características estabelecidas pelos órgãos vigentes. 

Após identificar os melhores fornecedores do mercado, o cliente deverá certificar-se que a companhia atua com peças de chuveiro compatíveis com a marca ou modelo que possui. 

É essencial lembrar que a qualidade e a durabilidade dos acessórios devem ser levadas em consideração, especialmente por saber que eles irão atuar em um ambiente úmido. 

Por conta disso, o ideal é optar por peças para chuveiro fabricadas com matérias-primas de elevada resistência à corrosão, oxidação e contato com a água. 

Outras dicas para escolher as peças de chuveiro é considerar o custo-benefício, bem como o oferecimento de um contrato de garantia. 

Como instalar as peças para chuveiro?

A instalação das peças para chuveiro vai variar de acordo com o tipo de acessório, o modelo e a marca do chuveiro, devendo o cliente ficar muito atento a isso. 

Apesar de existirem essas diferenças, alguns procedimentos são comuns em todos os aparelhos, visto que são considerados passos básicos de montagem. 

Primeiramente, a rede de abastecimento de energia elétrica e hidráulica devem ser desligadas, a fim de evitar acidentes. 

Em seguida, as peças de chuveiro são dispostas dentro do aparelho, processo que deve seguir à risca o que é estabelecido no manual de uso. 

Depois da montagem, é o momento de realizar o encaixe do chuveiro no cano e garantir que ele esteja bem fixo. 

Para todas essas etapas, é possível utilizar ferramentas manuais e acessórios de proteção, como a chave de fenda, o alicate, a fita isolante e as luvas de segurança. 

Por último, é fundamental unir os fios e os conectores no chuveiro, ativar a energia e a água e realizar um teste. 

Embora pareça simples, a montagem das peças para chuveiro e a instalação total do aparelho é um pouco complexa, devendo ser realizada por pessoas com conhecimento na atividade. 

Como cuidar da durabilidade do chuveiro?

Para manter a durabilidade do aparelho, é importante não apenas ter ótimas peças para chuveiro, mas também saber como preservá-las. 

Sendo assim, uma dica fundamental é checar a pressão da água que chega até o chuveiro, que não pode ter índices muito baixos ou muito altos. 

Não só isso, é importante ficar atento a fiação, visto que cabos e fios elétricos desgastados, corroídos ou com outras danificações podem comprometer a vida útil do aparelho. 

As peças de chuveiro também precisam passar por checagens periódicas e, caso necessário, realizar a troca imediata de acessórios velhos ou defeituosos. 

Além disso, é importante limpar o aparelho, a fim de evitar que as saídas de água fiquem entupidas ou gerem fungos e bactérias. 

Quer saber mais informações sobre as peças de chuveiro e onde comprá-las com assertividade? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba mais detalhes! 

Ou, se preferir saber mais, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página! 

Ver maisVer menos

peças para chuveiro

As peças para chuveiro são as principais responsáveis por garantir o bom funcionamento do aparelho ao mesmo tempo que geram mais segurança e conforto para o banho. 

Para isso, elas devem estar conectadas com outras redes de distribuição, como a hidráulica e a de energia, com a conexão adequada entre o terminal elétrico e a resistência. 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e compre produtos de elevada qualidade para todo o sistema! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação