reciclagem de resíduos da construção civil

A reciclagem de resíduos da construção civil é um método que visa dar novos usos a materiais advindos de processos de demolição controlada, mecânica, manual, entre outras, que originalmente seriam descartados. Quer saber mais como funciona e quais as vantagens de realizar a destinação correta dos escombros? Então, navegue pelos tópicos abaixo e confira!

  • Como funciona a reciclagem de resíduos da construção civil?
  • Vantagens da reciclagem de resíduos da construção civil

Como funciona a reciclagem de resíduos da construção civil?

A reciclagem de resíduos da construção civil funciona de uma maneira bem simples e prática, mas requer alguns cuidados especiais.

Isso porque, dentro do processo, os materiais usados podem ser separados, triturados, misturados e/ou compactados, variando de acordo com as suas propriedades. 

É impossível não citar que a lista de materiais que passam por reciclagem é muito extensa, podendo envolver plásticos, madeira, metais, concreto, entre outros.

Devido a isso, a reciclagem de resíduos da construção civil tem se tornado cada vez mais importante na atualidade. 

Basicamente, isso acontece pois ela permite minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto de materiais de construção. 

Neste ínterim, também é válido citar que o processo é fundamental para adequar-se à legislação vigente. 

Diferentemente do que muitos pensam, os resíduos advindos dos processos não podem ser jogados no lixo comum. 

Por isso, é fundamental conhecer o que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determina como locais corretos de descarte. 

Vantagens da reciclagem de resíduos da construção civil

Sem dúvidas, realizar a reciclagem de resíduos da construção civil é extremamente importante para a preservação dos recursos naturais e para o meio ambiente. 

Ao optar por este tipo de reciclagem, a empresa torna-se mais responsável ecologicamente, o que é fundamental para evitar a contaminação de rios, lagos, oceanos e florestas, bem como ajuda a preservar a fauna e a flora. 

Não só isso, o serviço ajuda a prevenir erosão do solo e melhora a qualidade da água e terrenos, fator essencial especialmente em áreas áridas onde os recursos naturais são limitados.

É fundamental destacar que a reciclagem de resíduos da construção civil também é uma ótima forma de cortar custos de obra. 

Isso porque muitos dos materiais podem ser reaproveitados, a fim de servirem como matéria-prima para futuras obras. 

Além disso, existe a possibilidade de usar os resíduos da construção civil na produção de novos produtos, como concreto não estrutural. 

A reciclagem de resíduos da construção civil é uma prática essencial para reaproveitar materiais advindos de atividades destrutivas. Normalmente, a atividade se torna mais fácil ao usar a demolição controlada, mas todas as outras também requerem a destinação correta dos escombros. Quer saber mais? Então, solicite um orçamento no Soluções Industriais! 

Ver maisVer menos

reciclagem de resíduos da construção civil

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação