Buscas relacionadas:

reciclagem de residuos

A reciclagem de resíduos é uma prática que visa garantir o reaproveitamento de materiais, ao mesmo tempo que ajuda a evitar o esgotamento de recursos naturais e, consequentemente, proteger o meio ambiente. Quer saber mais detalhes sobre o que é, como funciona e os benefícios advindos com a atividade? Navegue pelos tópicos abaixo e confira informações relevantes!

  • O que é a reciclagem de resíduos?
  • Como funciona a reciclagem de resíduos?
  • Benefícios da reciclagem de resíduos
  • Qual a diferença entre coleta seletiva e logística reversa?

O que é a reciclagem de resíduos?

A reciclagem de resíduos é uma das principais alternativas quando se fala sobre a necessidade de adotar medidas sustentáveis. 

Sempre que o assunto está relacionado com a reciclagem de resíduos sólidos, é comum que as pessoas pensem automaticamente na divisão do plástico, vidro, papel e metal. 

Na coleta seletiva, esses materiais são associados com as latas vermelha, verde, amarela e azul, respectivamente.

Todavia, limitar um assunto tão amplo a apenas essas quatro modalidades é um erro, especialmente considerando tudo que pode se tornar “lixo”. 

Uma forma de entender isso é lembrar da tradicional lixeira marrom que costuma acompanhar o conjunto anterior, servindo para reciclagem de lixo orgânico. 

Vale citar que a reciclagem de resíduos sólidos pode ser associada com várias outras opções de lixeiras e cores, como: 

  • Preto: madeira; 
  • Cinza: produtos não recicláveis; 
  • Branco: resíduos de serviços de saúde;
  • Laranja: resíduos perigosos; 
  • Roxo: resíduos radioativos. 

Embora já existam todas essas opções, o dia a dia da população em pequenas e grandes cidades exige a reciclagem de outros materiais que não se enquadram nas categorias acima.

Por exemplo, a reciclagem de entulho, ou seja, de resíduos advindos da construção civil, também é muito popular. 

Nesse segmento, o uso de big bags para reciclagem é muito popular, principalmente considerando a necessidade de acomodação e transporte em larga escala. 

Com os avanços tecnológicos, a reciclagem de resíduos sólidos ganhou um outro tópico de suma importância: a destinação correta do lixo eletrônico. 

Nessa categoria, computadores, smartphones, tablets, televisores, rádios, carregadores, fones de ouvido, baterias, dentre vários outros eletroportáteis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos entram. 

E se engana quem pensa que só existe a reciclagem de resíduos sólidos! No Brasil, muitas empresas já atuam diretamente com o tratamento de efluentes. 

A categoria pode envolver muitas opções, como a reciclagem de tintas e óleos, assegurando uma ampla forma de reutilização. 

lixeira de reciclagem de residuos

Como funciona a reciclagem de resíduos?

O primeiro passo para entender como funciona a reciclagem de resíduos é lembrar que cada tipo de lixo possui suas particularidades. 

Um bom jeito de compreender isso na prática é pensando na reciclagem de resíduos sólidos como pneus e smartphones, que têm composições muito distintas e, consequentemente, requerem processos diferentes. 

Embora isso aconteça, as atividades iniciais para o reaproveitamento de materiais são semelhantes com todas as modalidades. 

Isso porque o primeiro passo é realizar a separação correta do lixo, que pode ser desenvolvida com o apoio de diferentes tipos de lixeiras. 

Por exemplo, áreas residenciais e comerciais podem usar a tradicional lixeira mix, modelo que possui divisórias para a colocação de vários tipos de resíduos separadamente.

Já os ambientes industriais costumam precisar de opções maiores, como os contêineres, que podem acumular grandes volumes de lixo. 

É bom ressaltar que a colocação dos resíduos na lixeira deve ser feita focado totalmente na separação das categorias, ou seja, plástico com plástico, papel com papel e por aí vai. 

O funcionamento da reciclagem de resíduos também dependerá diretamente da empresa contratada para realizar a coleta. 

Sendo assim, o ideal é contar com uma organização especializada na reciclagem de resíduos sólidos, prestando atenção se ela atua com o tipo de lixo produzido.

Em algumas cidades do Brasil, a própria prefeitura realiza a coleta de lixos recicláveis de caráter residencial e comercial, com o apoio de caminhões que passam em dias pré-determinados nas ruas. 

Porém, esse não é um benefício para toda a população, que deve muitas vezes encaminhar por conta própria o lixo ou realizar a solicitação de retirada, principalmente quando envolve áreas residenciais. 

Benefícios da reciclagem de resíduos

Para entender os benefícios da reciclagem de resíduos, o primeiro passo é saber que o processo integra a lista de 4R’s da sustentabilidade junto com “repensar”, “reduzir” e “reutilizar”. 

Dessa forma, o reaproveitamento é classificado como uma parte fundamental do sistema que visa buscar alternativas para suprir as necessidades humanas sem afetar as gerações futuras. 

Na prática, a reciclagem de resíduos sólidos permite fazer uma melhor utilização de recursos naturais, impedindo que eles parem erroneamente em lixões e aterros sanitários. 

Não só isso, a prática ajuda a proteger o meio ambiente, especialmente considerando que o lixo polua rios, lagos, oceanos, florestas, matas, dentre outros. 

Nesses casos, a reciclagem de resíduos está diretamente relacionada com a preservação da fauna e da flora local. 

Como consequência da proteção, os impactos naturais serão significativamente diminuídos, ajudando a reduzir inclusive o efeito estufa, que é um verdadeiro problema para a humanidade. 

Em adicional, a reciclagem de resíduos sólidos diminui a proliferação de insetos e roedores, bem como evita a proliferação de muitas doenças. 

Do ponto de vista econômico, a atividade ainda ajuda na criação de empregos, além de impedir: 

  • Entupimento de bueiros e enchentes;
  • Infertilidade do solo;
  • Desequilíbrio natural;
  • Esgotamento de recursos naturais; 
  • Entre outros. 

Qual a diferença entre coleta seletiva e logística reversa?

Para entender a diferença entre coleta seletiva e logística reversa, é essencial compreender o significado por trás de cada termo relacionado à reciclagem de resíduos

Em síntese, o primeiro é mais simples, pois trata justamente da separação e destinação do lixo da forma correta. 

Por sua vez, o segundo realiza um processo de separação semelhante, mas com uma peculiaridade: o lixo deverá retornar para os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. 

Um ótimo exemplo de logística reversa são grandes empresas de bebidas, que desenvolvem garrafas retornáveis oferecendo descontos para os consumidores que as devolverem na compra seguinte. 

Na atualidade, empresas de cosméticos também vêm se destacando na prática, oferecendo pontos para quem levar embalagens da marca para reciclar. 

Por mais que esses dois sejam os modelos mais comuns no dia a dia da população no geral, vários outros segmentos podem investir nesse processos, como de cartuchos de impressora, óleos, pneus, dentre outros. 

Quer saber mais sobre a reciclagem de resíduos? Navegue pelos tópicos abaixo e confira mais detalhes sobre o assunto com os parceiros do Soluções Industriais! 

Ver maisVer menos

reciclagem de residuos

A reciclagem de resíduos vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, especialmente considerando a importância que a prática tem no reaproveitamento de recursos naturais e na proteção do meio ambiente. 

Para otimizar o processo, diversas ações podem ser adotadas, inclusive a utilização de lixeiras de reciclagem, que permitirão separar o lixo de modo rápido e simples. 
Gostou de tudo que leu e quer saber mais informações para começar os processos? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire todas as suas dúvidas! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação