Buscas relacionadas:

MANÔMETRO INDUSTRIAL

O manômetro industrial realiza o monitoramento e o controle preciso da pressão de fluidos em vários equipamentos e sistemas. O dispositivo consegue suportar condições extremas de trabalho, algo comum em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas e alimentícias, por exemplo. Conheça melhor suas principais vantagens e aplicações nos tópicos abaixo!

  • O que é o manômetro industrial?
  • Aplicação do manômetro industrial
  • Cuidados necessários com o manômetro industrial
  • Opções de manômetro industrial
MANÔMETRO INDUSTRIAL

O que é o manômetro industrial?

O manômetro industrial é um dispositivo de medição utilizado para monitorar e controlar a pressão de diferentes equipamentos, sistemas e estruturas. 

Esse item lembra o formato de um relógio ou velocímetro de automóveis, com um ponteiro que indica de maneira rápida e precisa as informações desejadas pelo operador. 

Basicamente, os manômetros industriais são capazes de fornecer uma leitura direta da pressão exercida por um fluido, como vapor, oxigênio, argônio, nitrogênio, hélio, hidrogênio, ar comprimido, etc.

Tal leitura é crucial na manutenção preventiva, na identificação de problemas e no ajuste de sistemas para otimizar o desempenho.

Por isso, esses instrumentos são encontrados em uma variedade de ambientes industriais, como fábricas, refinarias, plantas químicas, instalações de energia e muitos outros locais onde a monitoração é essencial para garantir a operação segura e eficiente dos processos. 

Aplicação do manômetro industrial

Os manômetros industriais são fundamentais para o funcionamento eficiente e seguro de máquinas e processos. Entre os principais usos do dispositivo estão: 

  • Bombas e compressores: o aparelho assegura que os fluidos sejam transportados de maneira segura para evitar problemas com alterações repentinas que podem ocasionar danos em sistemas de bombeamento e compressão; 
  • Soldadores: monitorar a pressão de gases nos soldadores aprimora a qualidade da solda e evita riscos de acidentes para os operadores; 
  • Caldeiras e vasos de pressão: sua aplicação é essencial para monitorar a pressão interna desses equipamentos, assegurando que operem dentro dos limites de segurança para evitar riscos de explosões e danos materiais;
  • Sistemas de refrigeração e ar condicionado: os manômetros industriais são utilizados para controlar a pressão nos circuitos de fluido refrigerante, a fim de garantir um desempenho eficiente dos equipamentos;
  • Filtros de piscina: o manômetro industrial também é indicado em processos de limpeza e manutenção geral dos filtros de piscina. O aparelho mostra a pressão diferencial, alertando quando a estrutura filtrante está obstruída; 
  • Manômetro para oxigênio hospitalar: o dispositivo promove a saúde e o bem-estar dos pacientes ao garantir um fornecimento adequado de oxigênio para tratamentos. 

Vale mencionar ainda que os manômetros industriais são muito utilizados para monitorar a pressão em sistemas que envolvem vapor e gases, com o intuito de prevenir vazamentos e falhas operacionais. 

Esses sistemas ainda contam com outros acessórios que otimizam seu desempenho, como os purgadores de boia, utilizados para remover condensados dos equipamentos. 

Opções de manômetro industrial

Um manômetro industrial é classificado de acordo com suas aplicações, características, faixa de medição, tipo de fluido compatível ou outros fatores definidos por seu fabricante.

Em termos de aplicações, os manômetros industriais podem ser projetados para medir a pressão em ambientes variados, como operados por líquidos, gases, vapor e até mesmo vácuo. 

Já as características dos dispositivos incluem a capacidade de resistir a condições ambientais adversas, como alta temperatura, corrosão, vibração e choques mecânicos. 

Além disso, a precisão e a repetibilidade da medição são fatores cruciais para muitas aplicações industriais, pois a exatidão dos dados influencia diretamente na confiabilidade dos processos.

Por sua vez, a faixa de medição é um aspecto fundamental na escolha do manômetro, uma vez que determina a amplitude da pressão que o instrumento pode medir com precisão. 

A escolha da faixa apropriada é crucial para garantir que o manômetro não seja subdimensionado ou superdimensionado para a aplicação em questão.

Outro critério importante é o tipo de fluido que será medido. Dependendo do fluido, os manômetros podem ser projetados para resistir a substâncias corrosivas ou agressivas, garantindo durabilidade e longevidade.

Devido às diferenças, é recomendado que a definição do melhor dispositivo seja feita com o apoio de profissionais especializados. 

Cuidados necessários com o manômetro industrial

A escolha de um manômetro industrial deve levar em consideração alguns fatores-chave, como o ambiente de instalação. 

Analisar as condições apresentadas na área onde o dispositivo precisa ser colocado ajuda a definir a resistência e capacidade máxima necessárias do dispositivo.

Para ambientes mais agressivos, vale investir em manômetros industriais robustos e projetados com condições de operar sob temperaturas desfavoráveis.

Também é interessante verificar as escalas a serem utilizadas nas medições, já que cada modelo de manômetro industrial trabalha com limites distintos. 

Outro ponto importante é a periodicidade na qual as pressões serão medidas, o que está ligado à possibilidade dos dispositivos de operarem várias vezes em determinado espaço de tempo.

Quanto aos cuidados com a instalação, é indispensável assegurar que as conexões estão firmes, e realizar testes para comprovar se o manômetro funciona adequadamente. 

Por fim, deve-se inspecionar os manômetros industriais regularmente, e solicitar reparos ou substituições sempre que algum dano for identificado. 

Quer um manômetro industrial compatível com o seu sistema? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina! 

E caso deseje mais informações sobre o dispositivo, leia o conteúdo que preparamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

MANÔMETRO INDUSTRIAL

O manômetro industrial é fundamental nos mais diversos segmentos, do petroquímico ao gerador de eletricidade. 

Sua função é permitir um monitoramento e controle preciso de pressão em equipamentos e estruturas como bombas, compressores, turbinas, cilindros de oxigênio, soldadores e filtros de piscina. 

Além disso, o dispositivo é muito comum em sistemas que operam a vapor. Nesses casos, eles costumam atuar em conjunto com vários outros acessórios, como os purgadores de boia

Agora que você já sabe tudo sobre os manômetros industriais, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens que nossa plataforma B2B oferece! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação