Buscas relacionadas:

Hidrômetro digital

O hidrômetro digital mede o consumo de água de forma eficiente em residências, comércios, empresas e indústrias. Esse dispositivo permite monitorar o fluxo do insumo para que as empresas de distribuição possam realizar uma cobrança correta dos clientes. Entenda melhor as funções, características e aplicações do aparelho nos tópicos listados abaixo!

  • Para que serve um hidrômetro digital?
  • Como fazer a medição em um hidrômetro digital?
  • Principais aplicações de hidrômetros digitais
  • Normas técnicas do hidrômetro digital
  • Outros tipos de hidrômetros

Para que serve um hidrômetro digital?

O hidrômetro digital é um dispositivo utilizado para medir o consumo de água em determinado período.

O item registra com precisão a quantidade de insumo que passa por sua posição, o que permite às companhias de distribuição realizarem as cobranças de maneira justa.

Esses aparelhos também conseguem detectar vazamentos e anormalidades no consumo de água, contribuindo para diminuir o desperdício. 

Ao contrário do hidrômetro tradicional, que possui discos giratórios para indicar a quantidade usada de líquido, o hidrômetro de água digital dispõe de sensores eletrônicos que captam os dados de fluxo e os convertem em sinais elétricos. 

Outra diferença que merece ser destacada entre os modelos é o fato do hidrômetro digital oferecer a possibilidade de uma leitura à distância, ou seja, elimina a necessidade de deslocar um funcionário até o local da instalação.

Embora o hidrômetro digital de água seja constantemente associado às residências, vale ressaltar que o aparelho pode ser usado nos mais variados ambientes, inclusive indústrias que armazenam grandes quantidades de água em um tanque de fibra de vidro, por exemplo.

Como fazer a medição em um hidrômetro digital?

A leitura de um hidrômetro digital é feita em metros cúbicos, a partir dos números pretos que aparecem no visor do aparelho.

Para calcular o consumo durante determinado tempo, basta subtrair o número que aparece no último dia em relação ao valor que constava no início do período. 

É aconselhável fazer a medição regularmente, preferencialmente no mesmo dia de cada mês, para facilitar a leitura e o registro.

Principais aplicações de hidrômetros digitais

Como mencionado no primeiro tópico, o hidrômetro digital pode ser utilizado tanto em residências quanto em outros ambientes, como empresas, estabelecimentos comerciais e indústrias. 

Normalmente, o hidrômetro de água digital usado em casas e condomínios possui dimensões e capacidade de vazão menores quando comparados aos modelos industriais. 

Apesar disso, nada impede que um hidrômetro digital de pequeno porte seja instalado em qualquer área, desde que suporte a pressão da água. 

Também é preciso ter em mente que o hidrômetro de água digital preço varia conforme os recursos que oferece, que pode incluir até mesmo conexões por aplicativos de smartphones. 

Normas técnicas do hidrômetro digital

Existem diversas normas técnicas que regulamentam a fabricação e instalação dos hidrômetros digitais.

Essas regras são definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia). 

Um bom exemplo de norma regulamentadora é a NBR16043, que estabelece requisitos para os medidores de água potável fria e quente. No entanto, existem várias outras especificações que precisam ser analisadas. 

Portanto, é essencial adquirir um hidrômetro de água digital junto a fornecedores de confiança, a fim de garantir a compra de um dispositivo que atenda os parâmetros exigidos.

Cuidados com os hidrômetros digitais

Além das normas técnicas, é interessante saber de outras informações relacionadas à conservação de um hidrômetro digital.

Embora o dispositivo pertença à companhia de distribuição de água, os clientes são responsáveis por manter o hidrômetro em perfeitas condições.

Isso inclui deixar o seu lacre intacto, facilitar o acesso aos funcionários da empresa de água sempre que necessário e evitar que crianças e animais de estimação cheguem próximos ao aparelho. 

Além disso, é importante proteger o aparelho contra condições climáticas extremas, como chuvas intensas e temperaturas muito baixas, que podem danificar o dispositivo. 

Outros tipos de hidrômetros

Um hidrômetro pode ser projetado para medir o consumo de água a partir de distintos meios de operação. Os principais tipos do aparelho encontrados no mercado estão destacados na listagem a seguir:

  • Hidrômetro de velocidade: É composto por uma hélice que entra em rotação quando a água passa por sua estrutura em uma velocidade pré-determinada, o que gira também os números do painel;
  • Hidrômetro monojato: Seu funcionamento consiste em um jato de água que ativa os movimentos de uma turbina; 
  • Hidrômetro multijato: É semelhante ao modelo anterior, mas opera com mais jatos, que lançam água com forças proporcionais;
  • Hidrômetro mecânico: Sua turbina é ligada a um conjunto de engrenagens, que acionam o medidor mecanicamente;
  • Hidrômetro magnético: Possui dois ímãs que guiam a movimentação da turbina;  
  • Hidrômetro volumétrico: Em vez de possuir uma turbina, conta com um anel ou êmbolo, que se enche com a passagem da água e, em seguida, transporta parte do líquido para a saída do medidor;
  • Hidrômetro úmido: Seu interior, fabricado com engrenagens e uma turbina, fica completamente submerso na água;
  • Hidrômetro seco: Tem uma placa separadora, que divide os componentes que ficam submersos dos que operam acima do nível da água.    

Vale destacar que a escolha do tipo de hidrômetro ideal dependerá das necessidades específicas de cada instalação e das condições em que será utilizado. 

Controle seu consumo de água com eficiência! Solicite agora mesmo um orçamento de hidrômetro de água digital no Soluções Industriais e adquira dispositivos de alto desempenho. 

E caso deseje mais informações sobre o aparelho, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Hidrômetro digital

O hidrômetro digital está presente em residências, empresas, estabelecimentos comerciais e outros locais.

Sua função é garantir uma medição precisa do consumo de água nesses ambientes, a fim de que as companhias de distribuição consigam fazer as devidas cobranças aos clientes.

Geralmente, os hidrômetros utilizados nas casas e condomínios são menores do que as destinadas aos demais ambientes, incluindo grandes indústrias que armazenam água em um tanque de fibra de vidro.

Adquira um hidrômetro digital com praticidade e segurança fazendo uma cotação no Soluções Industriais! Somos especialistas em conectar clientes a excelentes fornecedores. 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação