Buscas relacionadas:

Óleo para compressor de ar

O óleo para compressor de ar é utilizado para lubrificar peças, resfriar o sistema e reduzir o desgaste do equipamento, o que é essencial para prolongar sua vida útil. Essa substância pode ser encontrada em várias opções, como óleos minerais, sintéticos e semissintéticos, e deve ser trocada regularmente. Entenda melhor sobre o produto nos tópicos abaixo!

  • Para que serve o óleo para compressor de ar?
  • Tipos de óleos para compressor de ar
  • Como o óleo para compressor deve ser aplicado?
  • Como escolher o melhor óleo para compressor de ar?

Para que serve o óleo para compressor de ar?

O óleo para compressor de ar é um lubrificante especial usado para reduzir o atrito e o desgaste nas partes móveis do equipamento. 

Esse fluido é projetado para suportar altas temperaturas e pressões, além de proteger as peças do compressor de ar contra a corrosão, mantendo seu pleno funcionamento.

Sem contar que o óleo para compressor ainda facilita a ativação da máquina e garante uma eficaz limpeza em seus componentes.

Não à toa, a troca do óleo lubrificante é uma das etapas mais importantes na manutenção dos compressores de ar.

O procedimento inclui monitorar o nível de óleo do compressor e, sempre que necessário, adicionar a quantidade adequada do líquido.

Também é essencial respeitar o intervalo da troca de óleo recomendado pelo fabricante e verificar o estado dos filtros do material regularmente.

Outro ponto importante é o armazenamento do óleo de compressor, que deve ser feito em um local ventilado apropriadamente e livre de altos níveis de umidade.

Ainda é essencial que a área fique sempre protegida de contato direto com a luz solar e não contenha substâncias químicas ou vapores corrosivos.  

Tipos de óleos para compressor de ar

Existem três tipos de óleo para compressor de ar disponíveis no mercado, conforme destacado nos subtópicos a seguir: 

Óleo mineral

Derivado do petróleo, o óleo mineral é refinado cuidadosamente para garantir a remoção de impurezas e aditivos indesejados. 

Além disso, essa opção possui uma boa estabilidade térmica, o que significa que mantém suas propriedades mesmo em temperaturas extremas. Por isso, é muito utilizada em compressores que operam por pressão. 

Óleo sintético

Este óleo de compressor é subdividido em alguns tipos, como os de “silicone”, os “poliglicóis” e os “ésteres”. 

Explicando brevemente cada um, o óleo de silicone é conhecido por resistir a aplicações de alta temperatura, enquanto o de poliglicol é ótimo para altas pressões. 

Por sua vez, os óleos à base de ésteres são valorizados pela sua excelente capacidade de lubrificação e estabilidade térmica, o que permite utilizá-los tanto em altas quanto em baixas temperaturas. 

Óleo semissintético

O óleo para motor de compressor semissintético é uma mistura entre os dois modelos anteriores. 

A quantidade de óleo mineral e sintético presente em sua produção depende das preferências do fabricante ou de pedidos específicos dos compradores. 

Portanto, é possível adaptar sua fórmula para garantir um ótimo desempenho tanto em baixas quanto em altas temperaturas e pressões.

Ao escolher um óleo sintético para compressor, é importante considerar as condições de operação específicas do equipamento, bem como as recomendações do fabricante.

Se houver dúvidas no momento da aquisição do óleo, é sempre válido consultar um fornecedor especializado antes de fechar negócio. 

Apenas profissionais de referência no segmento, como os parceiros do Soluções Industriais, conseguem guiar os clientes rumo a compra assertiva desses lubrificantes. 

Como o óleo para compressor deve ser aplicado?

A aplicação do óleo para compressor de ar é bastante simples. Resumidamente, ela pode ser feita com o auxílio de um funil ou instrumento similar, a fim de evitar derramamentos acidentais. 

Quando o óleo for despejado no compartimento do compressor, é preciso verificar se o nível do líquido está correto. 

Normalmente, é preciso esperar alguns minutos antes de realizar essa medição, período suficiente para o óleo escorrer por completo até a base de seu reservatório. 

Uma vez concluída a aplicação, feche cuidadosamente o compartimento do compressor e limpe qualquer excesso de óleo que possa ter respingado nas superfícies externas.

Como escolher o melhor óleo para compressor de ar?

Alguns critérios-chave tornam a escolha do melhor óleo para compressor de ar muito mais simples.

Em primeiro lugar, é preciso considerar o tipo de compressor de ar utilizado. Modelos de pistão e parafuso, por exemplo, podem requerer óleos lubrificantes com características e desempenhos distintos. 

Também é indispensável checar as especificações de cada óleo para compressor, conferindo fatores como sua viscosidade.

Quando um óleo com a viscosidade indicada pelo fabricante do compressor é inserido no aparelho, a lubrificação das peças ocorre de maneira adequada, ainda que as temperaturas de operação sejam extremas. 

Também vale analisar e optar por um óleo com aditivos especiais caso o equipamento seja instalado em locais com condições adversas, como a presença de agentes corrosivos no ar do ambiente.

Além disso, a frequência e a intensidade de uso do compressor de ar são fatores cruciais na escolha do óleo adequado. 

Compressores utilizados em operações contínuas ou de alta demanda necessitam de um óleo de maior durabilidade e resistência ao desgaste.

Por fim, consultar um especialista ou o suporte técnico do fabricante do compressor pode fornecer orientações específicas com base nas necessidades e nas condições de operação do equipamento. 

Quer o auxílio dos maiores especialistas em óleo para compressor de ar? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e entre em contato com nossos parceiros!

E caso deseje mais informações sobre o fluido, não deixe de ler o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Óleo para compressor de ar

O óleo para compressor de ar é essencial para garantir um funcionamento suave e eficiente a esses equipamentos. 

Sua presença ajuda a reduzir o desgaste e a fricção das peças móveis, como pistões, bielas e engrenagens, bem como melhora a vedação. 

Além disso, o compressor de ar depende de um resfriamento seguro, o que também é proporcionado pelo óleo lubrificante. 

Agora que você já sabe tudo sobre o óleo para compressor, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação