Buscas relacionadas:

Rufo de telhado

O rufo de telhado é uma peça extremamente resistente, produzida com metais ou materiais sintéticos, que protege estruturas como paredes, muros e pilares contra infiltrações. Além de deixar as construções mais seguras, o acessório ainda melhora o acabamento da cobertura, por exemplo. Para conhecer melhor suas vantagens e modelos, confira os tópicos abaixo! 

  • O que é e para que serve um rufo de telhado?
  • Principais tipos de rufos para telhado
  • Qual a diferença entre um rufo de telhado e uma calha?
  • A importância da manutenção do rufo de telhado

O que é e para que serve um rufo de telhado?

O rufo de telhado é uma peça feita sob medida para evitar que infiltrações afetem a estrutura das paredes, muros, pilares e outras estruturas de uma construção. 

Produzido com materiais muito resistentes, como alguns tipos de metais e elementos sintéticos, o rufo telhado pode ser instalado acima da alvenaria ou em junções específicas das estruturas. 

Além disso, o produto se adapta aos mais variados tipos de cobertura, desde a telha galvanizada até a cerâmica.

No entanto, é importante ressaltar que a colocação de um rufo de telhado exige conhecimento técnico e ferramentas adequadas. Portanto, o serviço sempre deve ser feito por profissionais qualificados e experientes.  

Principais tipos de rufos para telhado

Existem diversos tipos de rufos para telhado disponíveis no mercado. Os principais estão destacados na listagem a seguir: 

  • Rufo de encosto: Este modelo é aplicado entre a alvenaria e o telhado e destaca-se por sua resistência; 
  • Rufo capa: Instalado em junções, o rufo telhado capa apresenta chapas em ambos os lados, o que garante o escoamento da água na direção do solo;
  • Rufo pingadeira: Este rufo possui uma canaleta lateral para direcionar a água para um dos lados do telhado e, assim, garantir um bom escorrimento; 
  • Rufo interno: Uma opção mais discreta, o rufo interno tem a maior parte de sua extensão oculta na construção, criando um vão entre paredes e telhas;
  • Rufo externo: Com instalação prática, feita com solda ou parafusos, o rufo externo conta com uma chapa metálica sobreposta às telhas.

Cada modelo de rufo telhado se adapta melhor a determinadas estruturas, embora todos sejam muito eficazes em cumprir suas funções.

Por isso, para escolher um rufo de telhado assertivamente, o indicado é sempre consultar fornecedores especializados nesse segmento.

Um prestador de serviço de confiança, como os parceiros do Soluções Industriais, oferece amplos prazos de garantia e o melhor custo-benefício na aquisição de um rufo para telhado. 

Qual a diferença entre um rufo de telhado e uma calha?

É comum confundir o rufo telhado com uma calha. No entanto, ambos apresentam diferenças consideráveis quando suas atribuições são comparadas. 

Como já citado, os rufos são utilizados para impedir a infiltração da água nos ambientes, além de melhorar o acabamento do telhado.

As calhas, por sua vez, protegem as fundações de uma construção, coletando a água das chuvas e direcionando o conteúdo para longe do local. Isso evita a ocorrência de erosões e vazamentos.

Além disso, uma calha pode ser projetada para depositar a água em um tanque de armazenamento. Dessa forma, o líquido fica disponível para reutilização. 

Como identificar falhas em rufos e calhas? 

Também existem distinções entre os sinais que indicam o mau funcionamento de rufos e calhas. 

Quando um rufo deixa de cumprir sua função, é comum que as paredes e demais estruturas comecem a descascar ou apresentar manchas. 

Nesses casos, é essencial fazer uma cuidadosa inspeção no rufo telhado, a fim de verificar a existência de possíveis obstruções, rachaduras e outros problemas.

Já quando o fluxo da água não estiver adequado, é hora de checar a calha e procurar por imperfeições em sua extensão. 

As calhas também podem ter seu funcionamento interrompido ou atrapalhado por folhas e detritos próximos ao duto de saída da água. Por isso, é indicado limpá-las periodicamente.

A importância da manutenção do rufo de telhado

A manutenção preventiva do rufo de telhado traz benefícios significativos à saúde, segurança e redução de custos a longo prazo. 

Por exemplo, realizar inspeções periódicas é muito mais barato do que reparar problemas já identificados, pois impede que pequenos danos se tornem maiores.

Além disso, infiltrações e umidade excessivas causam manchas e bolores nas paredes, bem como o descascamento da pintura, comprometendo a beleza da construção.

Sem contar que um ambiente úmido tende a ser mais frio, o que exige o uso frequente de aquecedores e, consequentemente, causa um aumento na conta de energia. 

Em casos mais graves, esses problemas ainda danificam a estrutura das construções e até as instalações elétricas, o que pode colocar em risco todos os ocupantes do local. 

Outro problema da falta de manutenção do rufo de telhado é a proliferação de insetos, fungos e bactérias, que afetam a saúde humana e provocam mau cheiro.

Portanto, o investimento na manutenção do rufo telhado é uma prática importante para garantir a durabilidade e o bom funcionamento da estrutura, além de proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os ocupantes. 

Quer entrar em contato com os melhores vendedores e reparadores de rufos de telhado para fechar um excelente negócio? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e aproveite a facilidade que apenas a maior plataforma B2B da América Latina é capaz de oferecer! 

E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o texto que disponibilizamos para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Rufo de telhado

O rufo de telhado evita infiltrações nas paredes, pilares, muros e outras estruturas comuns em construções, o que proporciona mais conforto e segurança. 

Esse item pode ser instalado conforme a necessidade do espaço, adaptando-se às mais diferentes coberturas, inclusive à telha galvanizada

Além disso, os materiais que compõem um rufo telhado são muito resistentes. Desde que a manutenção preventiva seja realizada adequadamente, gastos frequentes com substituição da peça não serão um problema. 

Agora que você já sabe tudo sobre o rufo de telhado, compare preços com praticidade e segurança fazendo sua cotação no Soluções Industriais! 


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação