Buscas relacionadas:

Prensa de mangueira hidráulica

A prensa de mangueira hidráulica é essencial na fabricação e manutenção desses tubos flexíveis, pois permite a união segura entre as extremidades das mangueiras e os terminais, como conectores, adaptadores ou engates. A atividade de prensagem é fundamental para prevenir vazamentos. Entenda melhor as funções e vantagens do aparelho nos tópicos abaixo! 

  • Qual a função de uma prensa de mangueira hidráulica?
  • Como funciona uma prensa de mangueira hidráulica?
  • Vantagens de uso da prensa de mangueira hidráulica
  • Cuidados com o uso da prensa de mangueira hidráulica
  • Quando fazer a troca de mangueira hidráulica?

Qual a função de uma prensa de mangueira hidráulica?

A prensa de mangueira hidráulica é uma máquina fundamental para todos os setores que utilizam esses tubos flexíveis.

Sua função é garantir uma fixação segura à capa e ao terminal das mangueiras, facilitando também as conexões em hidrantes ou qualquer outra fonte de líquidos. 

Além de evitar vazamentos, uma prensagem realizada de forma correta permite que os fluidos se locomovam entre suas fontes e as mangueiras com as velocidades e pressões desejadas. 

Essa combinação é  tão essencial para o transporte seguro de fluidos sob alta pressão, como óleo hidráulico, quanto um Flutuador para mangueira em aplicações marítimas .

Outros acessórios e recursos de segurança para as mangueiras hidráulicas 

Além da prensa para mangueira hidráulica, existem diversos outros acessórios e recursos utilizados para preservar a integridade desses tubos flexíveis. 

Um excelente exemplo disso é o protetor de mangueira, que serve para proteger as superfícies contra danos mecânicos, abrasões e contaminações externas. Essa proteção é tão eficiente que também costuma ser utilizada em uma mangueira de ar.

Outras opções populares são as válvulas de segurança, implementadas para controlar o fluxo de fluido nas mangueiras e evitar possíveis acidentes ou danos causados por pressões excessivas.

Sem sair de acessórios de controle, os sistemas que utilizam a mangueira hidráulica também contam com um manômetro para monitoramento das condições internas do sistema. 

Caso o tubo flexível seja instalado em áreas marítimas, é recomendado o uso de um flutuador para mangueira para evitar o afundamento do componente. Essa utilização é fundamental para manter a integridade do acessório de transporte. 

Para concluir, é aconselhável ter uma bomba para teste hidrostático sempre à disposição para realizar checagens de eventuais vazamentos. 

Como funciona uma prensa de mangueira hidráulica?

Antes de ser colocado na prensa de mangueira hidráulica, o tubo flexível precisa ser cortado do tamanho exato. 

Isso é geralmente feito com uma ferramenta de corte apropriada para garantir um redimensionamento preciso para a peça. 

Em seguida, deve-se selecionar os terminais e as conexões que serão inseridos na prensa para mangueira hidráulica, como conectores retos, cotovelos, terminais rotativos, entre outros.

Com as etapas iniciais concluídas, é o momento de conferir na tabela de prensagem qual o tipo de capa e número correspondente a ser alcançado para o modelo trabalhado na máquina de prensar mangueira hidráulica. 

Também é importante verificar o nível de óleo da máquina e se a rotação está de acordo com a indicação da seta, a fim de garantir o correto funcionamento do equipamento.

O próximo passo é selecionar a peça que será tensionada pela máquina de prensar mangueira hidráulica. Esse componente recebe o nome de “castanha” e deve ser apropriado ao tamanho do diâmetro da extremidade da mangueira.

Para concluir, basta medir a mangueira com um paquímetro, ferramenta que atesta se a prensagem apresenta o mesmo número da tabela, e realizar a prensagem. 

Normalmente, a prensa para mangueira hidráulica irá aplicar uma força de toneladas durante pouco mais de cinco segundos. 

Vantagens de uso da prensa de mangueira hidráulica

A prensa de mangueira hidráulica é fundamental na fabricação, manutenção e reparo adequado desses tubos. Além disso, esse equipamento destaca-se por apresentar: 

  • Resistência: a máquina para prensar mangueiras hidráulicas é constituída de peças muito resistentes, que conseguem suportar altas demandas de trabalho e dispensam manutenções preventivas constantes; 
  • Economia: ao evitar vazamentos, a prensa para mangueira hidráulica aumenta o período de troca das mangueiras e, assim, evita gastos prematuros e que não estavam no planejamento;
  • Alta produtividade: a grande eficiência da prensa de mangueira hidráulica permite uma produção mais rápida e eficaz. Sua capacidade de realizar conexões firmes e seguras ainda agiliza o processo de montagem, o que reduz o tempo de inatividade de sistemas; 
  • Opções de ajustes: o micrômetro presente em um prensador de mangueira hidráulica permite pré-ajustes precisos;
  • Troca simplificada de castanhas: não importa o tipo de castanha utilizado, a substituição desses itens é sempre rápida e prática na prensa para mangueira hidráulica

Além dos benefícios mencionados, é interessante destacar que a prensa para mangueira hidráulica manual se destaca por sua segurança, da mesma forma que Protetor De Mangueira

Isso porque ela é projetada com recursos de segurança, como dispositivos de proteção e controles intuitivos, minimizando riscos operacionais. 

A prensa para mangueira hidráulica perfeita para as suas necessidades está nos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma para conhecer catálogos e preços. 

Aqui, você também consegue encontrar os cuidados com o uso da prensa de mangueira hidráulica e o período recomendado para realizar a troca do tubo. Basta rolar até o final da página para conferir! 


Ver maisVer menos

Prensa de mangueira hidráulica

Cuidados com o uso da prensa de mangueira hidráulica

Assim como qualquer outra máquina profissional, a prensa de mangueira hidráulica requer alguns cuidados básicos. Entre eles: 

  • Leitura do manual do usuário: antes de operar a máquina, leia cuidadosamente o manual do usuário fornecido pelo fabricante. Ele contém informações essenciais sobre operação segura, manutenção e especificações técnicas; 
  • Treinamento adequado dos operadores: certifique-se de que os operadores que usarão a prensa para mangueira hidráulica foram devidamente treinados. Eles devem entender os procedimentos seguros de operação, incluindo o uso adequado dos controles, dispositivos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPI); 
  • Inspeção regular: realize inspeções regulares no equipamento para identificar desgastes, danos ou falhas;
  • Manutenção preventiva: estabeleça um cronograma de manutenção preventiva, seguindo as orientações do fabricante. Isso pode incluir a lubrificação de peças móveis, a substituição de peças desgastadas e a verificação do sistema hidráulico; 
  • Limpeza adequada: mantenha a área ao redor da prensa para mangueira hidráulica limpa para evitar a entrada de sujeira e detritos nos mecanismos; 
  • Pressão e temperatura adequadas: verifique se a pressão hidráulica e a temperatura estão dentro dos limites recomendados para não danificar as mangueiras. 

Ao seguir esses cuidados básicos, é possível maximizar a vida útil da prensa de mangueira hidráulica e garantir um ambiente de trabalho seguro.

Problemas ocasionados por um processo de prensagem ineficiente 

Uma prensagem ineficiente pode resultar em vazamentos nas conexões, formações de bolhas tanto no interior quanto no exterior da mangueira, torções, fixação inadequada e desgaste em componentes importantes.

Todos esses problemas reduzem a vida útil das mangueiras e afetam a produtividade de seus operadores.

No entanto, em algumas situações, as imperfeições citadas podem trazer consequências ainda mais graves. 

Por exemplo, se uma mangueira usada em emergências ter falhas na prensagem, as ações de combate não serão realizadas rapidamente. Isso coloca em risco a integridade dos ambientes e das pessoas que os ocupam. 

Portanto, é sempre importante contar com uma prensa para mangueira hidráulica de alto desempenho para fazer ajustes nesses componentes. 

Quando fazer a troca de mangueira hidráulica?

A troca de uma mangueira hidráulica é necessária quando o equipamento apresenta danos que não podem ser corrigidos com uma emenda. 

Porém, a substituição dessas mangueiras não é algo frequente, já que quando bem prensadas e conservadas podem durar mais de dez anos. 

O ideal é manter as mangueiras hidráulicas em ambientes com temperaturas amenas e evitar picos de pressão durante as atividades.

Por fim, o uso e manutenção das mangueiras devem ser feitos de acordo com as orientações do fabricante, e sempre por operadores com experiência prévia ou a devida supervisão.

Agora que você já sabe tudo sobre a prensa para mangueira hidráulica, faça uma cotação no Soluções Industriais e aproveite as vantagens da nossa plataforma B2B!


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação